Ruídos (노이즈) (Noise)

10/07/2025 10:24:00 PM |

Já está virando praxe trombarmos nos cinemas ou nos streamings com filmes sul-coreanos, afinal a produção deles tá quase igual a da Índia com toneladas e toneladas de tramas, e sem dúvida alguma um gênero que tem aparecido bastante é o de terror, seja ele psicológico, social ou sobrenatural, e por incrível que pareça vi esses tempos atrás outro longa muito parecido com o de hoje, porém sem o cunho sobrenatural, chamado "Meus 84m2". Mas vamos ao que interessa, falar do lançamento da semana "Ruídos", que já dei o spoiler do que se trata, mas que sabendo talvez faça você se conectar ainda mais com toda a intensidade da trama, pois aparentemente a trama pode não dar todas as fichas na tela, mas se juntar todas as principais falas dos demais personagens, com tudo o que é mostrado, o resultado acaba sendo bem bacana para conferir. Claro que o longa tem os famosos jumpscares (ou sustos gratuitos como muitos chamam), tem personagens jogados na tela a toa, tem a famosa polícia incompetente que não olha nada direito, mas quem vai conferir tramas desse estilo já está acostumado e até sente falta quando não tem tudo isso, então posso dizer que funcionou a junção completa.

O longa nos conta que Ju-young é uma jovem com deficiência auditiva que decide investigar o desaparecimento inexplicável de sua irmã, que foi vista pela última vez em seu apartamento. À medida que se aprofunda na busca, Ju-young começa a perceber que há algo de muito errado no ambiente ao seu redor: sons estranhos ecoam pelo apartamento, e uma presença sinistra parece segui-la a cada passo. Com a ajuda do namorado de sua irmã, a jovem começa a investigar e descobre segredos terríveis.

Talvez a maior falha do filme tenha sido uma direção bagunçada do estreante Kim Soo-jim, pois a trama pedia uma segurança maior nos detalhes mais marcantes, de modo que cada ato parece levemente corrido para despistar o espectador mais esperto, e isso claro é uma jogada boa, desde que o filme tenha estrutura para isso. Ou seja, ele até foi muito bem no que dava para fazer, mas a ideia em si pedia bem mais para que algumas situações não ficassem tão artificiais, porém volto a frisar que é uma artimanha do estilo, apenas daria algo a mais para tudo, e certamente passaria o longa de apenas um J-horror para um terror de nível mais aperfeiçoado.

Quanto das atuações, Lee Sun-bin precisou se jogar por completo do começo ao fim, pois o longa é dela, conseguindo usar de linguagem de sinais, de aparelhos eletrônicos e até de aplicativos para interpretar a sua surdez, fazendo boas nuances expressivas e conseguindo convencer o espectador do que entrega na tela com sua Ju-young, ao ponto que não precisou forçar expressividade para que tudo agradasse dentro do que tinha para fazer, e segurando o filme para si por completo. Confesso que fiquei irritado com o começo do longa pela gritaria que Han Soo-a faz com sua Ju-hee, parecendo que a atriz só sabia fazer isso, tanto que nos seus últimos atos ficou meio inexpressiva e não dando talvez uma nuance maior para o papel. Quanto aos demais, tivemos bons atos finais com Jeong Ik-ryeong, sendo bem explosiva, mas o destaque negativo ficou bem a cargo de Kim Min-Seok com seu Ki-hoon apático e que foi mero enfeite como namorado da irmã, servindo apenas para imprimir os folhetos, pois seus atos finais ficaram bem artificiais.

No começo do filme fiquei com uma pulga atrás da orelha achando que o longa iria ficar só no apartamento da garota, e já estava pronto para me irritar com a preguiça da equipe de arte, pois logo que a irmã sai da fábrica e vai para lá, os atos acabaram ficando estranhos e mornos numa primeira olhada, mas depois indo para outros apartamentos, tendo alguns conflitos nos corredores, em uma espécie de praça embaixo do condomínio, e claro principalmente no porão (que dando outro spoiler, logo de cara fica com as nuances que ali iria acontecer tudo!), a equipe voltou a trabalhar e acabou entregando algo até que bem decente visualmente falando, só tendo um grande detalhe para quem for conferir nos cinemas, o longa é bem escuro, então procure uma sala que tenha uma boa projeção.

Enfim, é um filme que quem curte um terror sobrenatural com sustos do nada, e com um fechamento interessante para se completar, vai gostar bastante, mas tem de relevar alguns exageros e forçadas de barra que o diretor acabou utilizando, pois do contrário irá mais reclamar do que gostar, e claro, se não for o seu estilo de trama é melhor nem passar na porta, pois não vai agradar. Sendo assim fica a dica para a conferida nas cidades que o longa estrear na próxima quinta (09/10), ou depois quando chegar nas plataformas de streaming. E é isso meus amigos, fico por aqui hoje agradecendo os amigos da A2 Filmes pela cabine de imprensa, e volto amanhã com mais dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...