Olá amigos do Coelho, tive um ano bem intenso fora dos cinemas nesse 2025, de modo que acabei nem vendo tantos filmes quanto o ano de 2024, mas ainda assim esse cara que curte tantos números não poderia fechar o ano sem voltar lá para o começo do ano e vir analisando quais foram melhores e quais foram piores, afinal foram 365 dias e 365 filmes conferidos, com muita presença nas salas dos cinemas, de festivais, nos vários streamings e também nas cabines de imprensa que os amigos das várias distribuidoras que conheci me enviaram, afinal muitos filmes nem chegaram aqui no interior, e ainda sigo com minha ideologia.
Leia Mais
Mas sem mais delongas vamos ao que interessa, afinal a numerologia "coelhal" não pode parar, e amanhã já é 2026 para ver novos filmes.
Foram 365 filmes conferidos nesse ano, com uma nota média de 6,76, que alguns vão falar que fui muito caridoso com algumas obras que mereciam notas menores, outras maiores, mas como costumo falar, é o que vem na mente na hora que estou escrevendo logo após a conferida, então pode ser que mudaria um ou outra nota, mas é o que fica.
Dei apenas 7 notas 10 nesse ano, mas sem dúvida dois deles me impactaram mais, sendo um que provavelmente deve fazer a limpa nas premiações desse ano que é "Pecadores" e um que não vejo muito futuro nas premiações, mas me emocionou ver a versão live-action acontecer de uma maneira tão incrível como aconteceu em "Como Treinar Seu Dragão".
Avaliei 37 filmes com nota 9, que é o famoso quase bater na trave da perfeição, e destaco neles "Nouvelle Vague" que torcerei para ganhar bons prêmios, "O Ônibus Perdido" por toda a intensidade, "Zootopia 2" que conseguiram superar o nível do anterior, e claro os dois nacionais maravilhosos "O Agente Secreto" que vamos torcer muito para levar as premiações, e quem não se emocionou com "Caramelo" nem é gente.
E já que falei dos nacionais que decolaram, que ano foi esse para nosso cinema nacional, aonde começamos o ano ganhando tudo com o "Ainda Estou Aqui", mas dos 365 filmes que vi 48 foram nacionais, ou seja, quase 1 por semana pelo menos o que é incrível, e além dos dois que citei acima entre os melhores colocaria ainda "Sonhar Com Leões" e "Vitória" para nos representar muito bem nos que quase ganharam nota máxima.
Não deveria dar pódio negativo, mas como costumo falar que ainda bem que salvo a vida de muitos amigos vendo tudo e falando aqueles que nem devem ameaçar a dar play, o pior filme do ano ficou com "A Menina Dos Meus Olhos" que levou uma nota 1, mas ainda tivemos 8 filmes que beiraram a trave com nota 2, destacando "Lobisomem" e vou colocar também o pior nacional que vi em anos "Lispectorante".
E é isso, não vou ficar me alongando muito, afinal todo mundo tem de festejar, fazer as comidas da ceia, e claro também quem sabe ver algum filme na TV, todos os demais textos estão no site para conferirem quando quiser, dá para clicar por nota aqui do lado, e assim vida que segue. Desejo um 2026 cinematográfico para todos, e amanhã já volto com algum filme, já que quem sabe bato novos recordes ano que vem.
Abraços,
Fernando Coelho

%20(2).jpg)






























