Nouvelle Vague

12/16/2025 11:20:00 PM |

É engraçado o famoso cinema de autor, aonde conhecemos bem mais um filme pelas técnicas e estilo do diretor do que pela história, pelos atores ou tudo mais que ocorre ao redor da trama, de modo que tem quem ame determinado diretor, enquanto outros odeiam ao ponto de nem querer ver algo dele, e isso ocorre desde que o cinema é cinema. E o mais bacana aqui de analisar é que tanto Jean-Luc Godard quanto Richard Linklater sempre fizeram filmes dessa forma, ao ponto que particularmente não sou fã de nenhum dos filmes de Linklater (ou melhor não era fã), e do Godard diria que aprendi a gostar com poucos filmes, mas tenho que dizer que ambos foram inovadores de estilo e revolucionaram suas épocas. Ou seja, não podia ser outro diretor senão Linklater para mostrar como foi a produção insana do primeiro longa-metragem de Godard, ao ponto que "Nouvelle Vague" trabalha bem como foram as dinâmicas das gravações, mostra vários nomes conhecidos da época, e ousa brincar com as facetas caóticas das produções e festivais da época, sendo simbólico e bacana para quem nunca viu um filme de ambos os diretores conhecer esse mundo, e para os amantes da sétima arte e estudantes de cinema acaba sendo algo obrigatório para ver como era a produção nessa época, e claro todas as loucuras do estilo que ficou muito conhecido.

O longa acompanha os bastidores das filmagens de uma das obras-primas do movimento cinematográfico francês. A trama pretende reconstruir a história da vanguarda do cinema francês a partir da produção de Acossado, filme de 1959 do renomado diretor Jean-Luc Godard. De crítico a diretor, Godard se tornou uma grande figura da sétima arte com seu jeito irreverente e desinteressado em regras. Essa é história de como um clássico foi construído, contando os passos para a formação de um movimento revolucionário na sétima arte. Capturando a dinâmica juvenil e o caos criativo no coração da produção de um dos filmes mais influentes e amados do cinema mundial, Nouvelle Vague se transporta para as ruas de Paris de 1959 numa carta de amor ao poder transformador do cinema.

O estilo do diretor Richard Linklater sempre foi muito quebrado, de modo que muitos dos seus filmes você precisa estar com muita paciência e disposição para longos planos, por vezes cansativos, mas que sempre foram completamente diferenciados em estética e técnica, de tal forma que vários de seus filmes já foram gravados por anos para aproveitar o mesmo elenco, iluminação de determinada data e por aí vai, então ver algo em preto e branco, linear e dinâmico sem ter um plano arrastado foi algo completamente novo de acompanhar, e acredito que por isso me fez ser uma paixão a primeira vista. E o mais bacana, que mesmo sendo algo "padrão", ele deu um jeito de ser ousado, tendo antes de cada cena que aparecia mais pessoas, apresentar elas com nome embaixo e tipo pose de "jogador", que logo em seguida já era desenvolvido o ato, só criticaria que poderia ter sido ainda mais "informativo" se colocasse a função que a pessoa trabalhava na época, pois muitos podem não entender dos bastidores do cinema, mas o mais bacana de tudo é que isso não atrapalhou a dinâmica na tela, ou seja, o diretor conseguiu brincar com uma faceta diferenciada e ainda assim não incomodar o público, sendo algo com sua "nova" assinatura.

Quanto das atuações vou me ater aos protagonistas, pois falar de todos que aparecem no filme seria quase como fazer um livro sobre o período, e isso o filme já faz, então claro que temos de aplaudir a entrega séria e até irritante de estar sempre com óculos escuros que Guillaume Marbeck fez com seu Jean-Luc Godard, incisivo nas escolhas e cheio de personalidade, sabendo exatamente se portar na tela e representar muito bem o diretor. Zoey Deutch foi bem marcante também com o que fez com sua Jean Seberg, sabendo ser a estrela do filme, mas completamente perdida com as loucuras que o diretor desejava entregar, sendo simples e cheia de charme na tela. Outro que fez um belo trabalho foi Aubry Dullin com seu Jean-Paul Belmondo que depois despontou com vários clássicos, e o ator soube ser cru na tela como o diretor desejava, chamando o filme para si sem ofuscar o verdadeiro protagonista na tela, e agradando demais. Agora se Matthieu Penchinat sofreu aos montes como o diretor de fotografia Raoul Coutard, fiquei imaginando o verdadeiro Raoul, pois trabalhar com alguém maluco como foi Godard deve ter sido o caos, e o resultado sabemos que foi ótimo, e o ator trabalhou muito bem com todas as dinâmicas que precisava fazer. Vale ainda leves destaques para Adrien Rouyard como François Truffaut e Bruno Dreyfürst como Georges de Beauregard, ou Beau-Beau como muitos chamavam o produtor famoso por muitos filmes da época.

Sei que muitos vão me xingar, mas pessoalmente sou contra filmes em preto e branco, pois justamente no quesito visual acaba perdendo por demais, não mostrando quase nada dos ambientes, das roupas, e tudo mais, ficando até bonito de ver, mas não valorizando a direção de arte, de modo que aqui vemos muitas cenas gravadas nas ruas, em bares, vemos muitas exibições em cinemas, festas, vemos as traquitanas que a direção de fotografia na época usava para filmar, diversos papeis aonde o roteiro ia sendo criado e muito mais, mostrando claro uma boa pesquisa cênica de material e claro dos livros que muitos escreveram sobre.

Enfim, é um filme muito bacana de acompanhar, que mesmo estando bem cansado hoje não me deixou com sono em momento algum, e que é cinema falando de cinema, então vale demais a conferida e o resultado entregue vai reverberar ainda muitos anos pela frente. Então fica a dica para todos conferirem nos cinemas a partir já da próxima quinta 18/12, e eu fico por aqui hoje deixando meus abraços e volto amanhã com mais dicas.


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