O Apego (L'Attachement) (The Ties That Bind Us)

12/09/2025 08:16:00 PM |

Muitas vezes me perguntam como que faço para gostar ou odiar determinado filme, e a resposta é a mais fácil possível, pois o longa precisa me conquistar, envolver ou me fazer refletir, principalmente sem me dar sono ou cansar! E hoje com o longa "O Afeto", que pode ser conferido no Festival de Cinema Francês do Brasil, me vi rindo com bobeiras de crianças sendo que nem sou tão chegado em criancices, mas a trama acabou me cativando e envolvendo tanto com os conflitos dos protagonistas, suas quebras e desenvolturas que me encantou demais no final. Ou seja, é um filme simples, com boas propostas e que até pode não ser algo clássico e chamativo como o público de festivais de artes gostam, mas comercialmente é perfeito e funciona demais.

O longa nos conta que Sandra (Valeria Bruni Tedeschi), uma mulher de 50 anos extremamente independente, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando, contra todas as expectativas, começa a compartilhar a intimidade de seu vizinho e seus dois filhos. À medida que ela gradualmente se aproxima dessa família, surge uma pergunta: quem é ela para eles? E quem são eles para ela? O filme segue os desafios dessa família pouco convencional: um jovem pai solteiro, que luta para encontrar forças para amar; uma bibliotecária feminista, solteira por escolha, que decidiu não ser mãe; e uma criança de seis anos, tentando se encontrar em uma nova dinâmica familiar.

Diria que a diretora e roteirista Carine Tardieu acertou demais na proposta de seu filme, sabendo colocar todas as dinâmicas para serem desenvolvidas na tela, todos os conflitos sendo montados com bons traquejos, e principalmente não precisando forçar o espectador para que gostasse dos temas tratados, mas sim que tudo fizesse sentido dentro do longa, e que a conexão da trama convencesse e acontecesse sem precisar de apelos visuais ou expressivos dos protagonistas, e sim que a vivência e a emoção de cada situação ali viesse até os espectadores e falasse sobre o filme. Ou seja, é daquelas direções tão precisas que acabam sendo comuns e acertadas no momento em que você precisa ver aquilo, e demonstra um conhecimento e carisma tão bem colocado que agrada demais na tela e em nossa cabeça depois.

Quanto das atuações, num primeiro momento não me conectei a Valeria Bruni Tedeschi com sua Sandra, pois parecia meio seca demais, sem chamarizes para envolver, mas assim como o garotinho muda seu estilo, acaba também nos mudando com um olhar mais próprio para o momento, de modo que tudo passa a fluir, e a atriz muda por completo para melhor a personagem, virando algo que acabamos nos apaixonando por ela da mesma forma que o jovem garoto, é assim merece ser aplaudida. Já Pio Marmaï trabalhou seu Alex quase como alguém que ficamos com pena e levamos para casa, sendo gracioso ao mesmo tempo que bobão, e o papel pedia esse estilo que ele sabe fazer muito bem, de tal forma que o resultado acaba agradando bastante. É até engraçado, mas assim que Vimala Pons apareceu com sua Emillia já ficou bem claro que ela entraria na trama com um papel mais chamativo do que apenas uma médica, e a atriz soube brincar com olhares e enxergar bem a desenvoltura final do papel, de modo que funcionou bem demais. Por fim vale dar um bom destaque para o jovem César Botti com seu Elliott, pois que garoto inteligente e cheio de nuances ele nos entregou, sendo preciso e muito agradável de ver na tela.

Visualmente a trama tem também uma boa entrega na tela, sem ousar muito também, tendo o apartamento de Sandra bem bagunçado com muitos livros, sendo quase uma extensão da sua livraria, alguns atos no hospital, e vários momentos indo para o apartamento de Alex, quase sendo um filme de corredor indo de um lado para o outro, com claro o garotinho pegando muitas referências nos quadros e livros da vizinha, tivemos algumas festividades sendo comemoradas, e alguns atos na rua e num aeroporto, sendo tudo com muita simplicidade representativa para emocionar e envolver na tela.

Enfim, é um filme muito gostoso, leve e com a proposta muito bem definida que consegue funcionar sem precisar virar algo novelesco, que não chega a cansar em momento algum, tendo a duração na medida certa, e que vale bastante a indicação de conferida, pois estará com certeza entre os meus favoritos do Festival. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas vou para mais uma sessão hoje ainda, então abraços e até mais tarde.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...