Os Caras Malvados em 3D (The Bad Guys)

3/18/2022 01:39:00 AM |

Já disse isso algumas vezes e volto a pontuar que alguns diretores de animação acabam deixando de lado o público alvo que são a criançada e focam quase que completamente nos adultos e/ou pais que vão levar os pequenos ao cinema, e com isso o resultado acaba sendo bem bacana para nós, mas não tão divertido para a garotada. E claro que comecei falando dessa forma do longa "Os Caras Malvados" por ser um exemplo bem claro desse estilo mais juvenil/adulto, aonde temos muita ação, perseguições, carros tunados, roubos mirabolantes, e claro várias reviravoltas com toda a intensidade programada da trama, além de alguns momentos fofinhos e engraçados também, e o diferencial completo desse é o tom da trama, afinal ele mantém um estilo mais direto, uma cor amarelada bem interessante, e traços não tão realistas e detalhados como andamos vendo ultimamente, o que deu um ar ainda mais adulto para o filme, e claro que não sendo personagens "bonitinhos" o resultado chama a atenção por desejarem agradar também os pequenos, ou seja, é um filme cheio de conflitos no roteiro, que acaba sendo sagaz e diferente de tudo o que já vimos, mas sem ser ousado, o que vai fazer muitos amarem e outros saírem da sessão se perguntando o que viram, porém é inegável que dá para rir bastante e quem sabe até torcer por uma continuação, assim os pequenos que não se envolverem tanto aqui já estarão maiores e irão curtir, e os adultos que riram bastante de tudo vão ver novamente com certeza, pois vale a pena.

O longa segue um grupo de animais ladrões e suas travessuras. Sr. Lobo, Srta. Tarântula, Sr. Tubarão, Sr. Piranha e Sr. Cobra sempre foram vistos como maus, desajustados e que assustam todo mundo que os vê. Eles têm uma longa história criminal, roubando tudo o que eles querem e como eles querem. Em um de seus planos de assalto em um evento de gala, Sr. Lobo percebe que eles podem ser bons, ou melhor, que pessoas podem ver eles como bons animais. Sendo pegos pela polícia após um plano malsucedido, o grupo de ladrões decidem se passarem de bonzinhos para que a polícia não fique na cola deles e para não serem mandados para a prisão. Eles acabam aceitando a proposta do Professor Marmelada para ajudá-lo a recuperar porquinhos-da-índia que estão sendo usados para testes em uma empresa. Será que a farsa do grupo se manterá? Ou eles vão finalmente serem os bonzinhos da história?

Diria que após passar por várias animações (principalmente todos os "Kung Fu Panda" da Dreamworks no departamento de animação, agora Pierre Perifel assumiu a cadeira da direção com uma proposta ousada de fazer uma HQ madura de Aaron Blabey funcionar com estilo na telona, pois volto a frisar que não seguindo o elo tradicional fofinho comum de animações acabamos vendo algo intenso e marcante com um ar bem diferenciado e interessante, ou seja, o diretor chegou com uma proposta tão bem alocada que nem parece estarmos entrando numa sessão de uma animação, mas sim de um filme de ação com atores prontos para quebrar tudo, fugir da polícia, sair roubando as coisas mais improváveis e tudo mais, e o melhor, que funciona com animais exóticos na tela. Ou seja, é algo que não veremos novamente com a mesma proposta tão cedo, e que até tivemos um pouco de lembrança do "Próxima Parada: Lar Doce Lar" por não ter bichinhos casuais, mas que aqui foi bem mais direto e ousado no estilo, sendo bem trabalhado, recheado de sacadas duplas e muita personalidade por todos os personagens, e também com uma dublagem bem marcante e agradável.

E já que falei sobre as dublagens, posso dizer facilmente que todas as vozes escolhidas combinaram muito bem com as personalidades dos animais, e por incrível que pareça não ficaram parecendo as vozes reais dos atores, lembrando em algumas cenas, mas nada marcante, ou seja, em momento algum falei que o Tubarão era o Babu Santana, e apenas em umas duas cenas falei conheço essa voz para a do Lobo feita por Rômulo Estrela, quanto aos demais também nem deu para colocar na mente Nyvi Esthepan como Tarântula, Sérgio Stern como Marmelada, Sérgio Guizé como Cobra, Luis Lobianco como Piranha e Agatha Moreira como Diane Raposinha, ou seja, por todos serem atores bem experientes souberam dosar intensidades e dar bons tons sem entregar suas vozes reais, o que foi bem bacana de ouvir. E falando um pouco sobre as personalidades dos protagonistas, foi muito engraçado ver o Lobo abanando o rabo de felicidade, suas ideias malucas, e principalmente o brilho no olhar ao conhecer o esconderijo da Pata Escarlate, ou seja, sacadas simples, porém muito bem feitas, o mesmo posso dizer do Cobra com intensidade e sentidos apurados, sendo o elo das diversas reviravoltas da trama, e sendo daqueles coadjuvantes que completam o protagonista, o que foi bem legal de ver, e claro Tubarão e Piranha foram os elementos cômicos bem colocados que divertem demais, tendo a Tarântula como hacker com suas várias patas algo bem marcante, e usar um vilão "fofinho" dentro de filme de vilões foi algo bem sacado.

Quanto do visual da trama, já falei que usaram traços bem diferentes do usual que vem aparecendo nas animações, sem muitas texturas, dando uma nuance mais própria de um 2D desenhado tradicional, tanto que ao colocarem o filme nas salas 3D foi quase um desperdício total, não tendo quase nada saindo da tela, pouquíssima profundidade cênica com cenários até meio chapados, servindo mais para as dinâmicas das perseguições, mas nada que surpreenda muito com a cenografia bem puxada para o amarelo, mas puderam brincar bem com os ambientes dos esconderijos, com os vários porquinhos, e claro com o carrão do protagonista.

Enfim, é um longa que diverte bastante, que tem ótimas sacadas, mas que é algo completamente diferente do que se espera em uma animação, sendo como disse no começo quase uma trama completa de ação policial com boas piadas, boas dinâmicas, só que ao invés de atores colocaram animais como protagonistas, e assim quem curtir o estilo vai com certeza entrar no clima e rir bastante de tudo, valendo a indicação para os mais velhos, afinal os pequeninos vão estranhar muito. E é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...