Amazon Prime Video - As Trambiqueiras (Queenpins)

3/29/2022 11:02:00 PM |

Vocês não imaginam como é tão bom ver uma comédia absurda funcionando sem exageros, tendo tudo bem encaixado, divertindo com as surpresas realmente acontecendo, que dá para rir das loucuras que ocorrem e não de personagens fazendo caras e bocas sem nexo algum! E comecei claro dessa forma o texto da comédia "As Trambiqueiras", que estreou na Amazon Prime Video, por estar realmente feliz com o que vi na tela, pois quem me conhece sabe que se tem um gênero que fujo na maioria das vezes é a comédia, afinal são raras as que fazem rir e divertem mesmo, mas me peguei rindo diversas vezes durante a exibição do longa, surtando a cada loucura que as protagonistas faziam na tela para conseguir dar conta de tudo, e ainda me espantando que não é só no Brasil que o povo faz uns trambiques dos bons para pagar menos (ou nada) em algo. Ou seja, é um filme completamente insano de situações, daqueles que você vai a todo momento falar que é impossível que algo desse estilo tenha acontecido, mas que só por essa síntese bem doida que entregam já se faz valer a conferida, então as ótimas atuações mais malucas ainda acabam sendo um bom bônus!

Baseada em uma história real, o longa segue a história de Connie, uma mulher suburbana que cria um comércio de cupons de supermercados. Connie e sua melhor amiga JoJo decidem transformar a louca obsessão delas em algo que lhes dê lucro. Depois de enviarem uma carta para a empresa responsável pela marca de uma caixa de cereal estragada que compraram, elas acabam recebendo um pedido de desculpas com dezenas de brindes. Vendo lucro no caso, a dupla cria um esquema de clube de cupons ilegal, engana diversas megacorporações e ainda oferece ofertas para legiões de fãs de compras. Intrigado com as amigas, um oficial de prevenção de perdas de uma rede de supermercados, que foi alvo do golpe, decide investigar as duas e une as forças com um inspetor postal que também quer trazer justiça.

Diria que os diretores e roteiristas Aron Gaudet e Gita Pullapilly souberam exatamente o ponto certo de não extravasar na dosagem cômica da trama, pois um pouco mais ficaria irritante de diversas formas, desde não ser algo convincente, ou então ficando como algo sério demais, e como brincaram um pouco com tudo, o resultado acabou fluindo bem, tendo boas dinâmicas, e principalmente tendo um ar grandioso para as duas que eram bem simples. Ou seja, como antes de entrarem para o mundo da ficção, o casal já fez grandes documentários premiados, certamente ao pesquisar sobre algo acabaram encontrando essa história insana e resolveram dar as devidas nuances para que o filme ficasse bem colocado, e claro divertido, pois é algo irreal de se pensar em venda de cupons, mas como é dito no longa as pessoas não usam os cupons apenas para economizar, mas sim para sentir o fato de estar "ganhando" algo, e toda a ideia é aceitável e mostra as devidas brechas que encontraram para tudo, sendo simples de história, bizarro pela essência toda, e principalmente funcional, afinal ficamos interessados na ideia toda e rimos muito com o desespero nas atitudes das garotas, e o melhor, acabamos até desejando uma continuação, afinal deram essa abertura, então vamos ver no que vai dar, pois os diretores embora não tenham um histórico grande de ficções, acertaram bem a mão aqui, e quem sabe podem ir bem além.

Sobre as atuações temos três grupos muito bons de desenvolvimento, o primeiro claro contando com as protagonistas Kristen Bell e Kirby Howell-Baptiste entregando perfeitamente Connie e Jojo na melhor da intensidade, demonstrando paixão no que estão fazendo, e mesmo sendo errado, procurando desenvolver a ideia toda, criando a devida desenvoltura para que as personagens não soassem artificiais, e muito pelo contrário, nos convencendo de que faziam tudo na melhor das intenções, ou seja, verdadeiras atrizes que convenceriam fácil até o juiz mais rígido que fosse julgar elas, sendo perfeitas em tudo. Na outra ponta tivemos uma junção completamente inusitada e cheia das coisas mais bizarras possíveis com Paul Walter Hauser e Vince Vaughn, trabalhando seus Ken e Simon com dinâmicas que diria ser até bem fortes, ambos tentando cumprir a lei da sua forma, botando pitadas de rancor e claro diversão, com situações até que exageradas, mas que encaixadas dentro de toda a situação acaba valendo o resultado. E ainda tivemos Bebe Rexha como uma hacker bem maluca e direta, Dayo Okeniyi como um carteiro apaixonado pela protagonista, Francisco J. Rodriguez e Ilia Isorelýs Paulino fazendo um casal mexicano divertidíssimo que vão ajudar no golpe, Eduardo Franco como um caixa bem rancoroso de supermercado, e Joel McHale como o marido da protagonista sendo um fiscal do imposto que tendo o maior golpe de impostos rolando dentro de sua casa acabou não vendo nada, ou seja, um elenco secundário muito bom que acabou dando o tom para a trama funcionar mais, ou seja, elenco afiadíssimo de acordo com o que a proposta precisava.

Visualmente o longa começa simples, com duas casas bem básicas e tradicionais, as protagonista com suas minivan e new beetle, indo nos mercados com seus milhares de cupons para conseguir descontos e pagar tudo mais barato, até a inversão da gratuidade, aonde vemos uma fábrica de cupons, todo o trambique com o México, a interação com a hacker, a mansão gigantesca que vira depósito e sede da empresa, toda a loucura de ficar mandando tudo por carta, as coisinhas básicas que as protagonistas passam a comprar para lavar o dinheiro e claro as confusões que entram com isso, e claro toda a dinâmica dos antagonistas nas suas entrevistas nos mercados, e toda a dinâmica de apreensão, ou seja, vários ambientes recheados de detalhes, que fizeram a produção sair de algo de apenas alguns mil dólares para algo gigantesco no final com carros, tanques e tudo mais, ou seja, a equipe de arte trabalhou bastante.

Enfim, é um filme que confesso que dei o play com muito medo do que veria na tela, mas que ri em muitas cenas, me diverti demais com toda a ideia, e que recomendo para todos, pois é bem raro aparecer comédias boas nos streamings, então deem o play, e agora vou ver se posso arrumar mais uns cupons pra conseguir algum desconto melhor nas coisas. E é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...