Me Tira Da Mira

3/25/2022 10:34:00 PM |

Um gênero que funcionou demais nos anos 80/90 foi o da comédia policial, aonde usavam sacadas investigativas, apreensões e crimes confusos para fazer o público rir, e era algo muito bacana, que divertia mesmo apelando, e que lançou ao estrelato grandes nomes mundo afora, porém com o politicamente correto dominando as apelações começaram a ficar chatas, e o resultado foram cada vez mais filmes fracos do estilo, e com isso cada vez menos aparecendo nas telonas, mas eis que resolveram fazer um longa do gênero no Brasil, e só isso já é um mérito imenso, afinal ousar num estilo diferente de tudo, e ainda não cair nas contradições novelescas que nosso cinema tanto cai já é um grande lucro, e felizmente "Me Tira Da Mira" tem toda a formatação do gênero e não segue o estilão novelesco tradicional que tanto nos incomoda nos cinemas, porém faltou um detalhe principal para a trama: fazer rir, pois se preocuparam tanto com que as coisas ficassem corretinhas, tivessem as nuances investigativas e tudo mais, que apenas usaram os diversos nomes e versos das canções de Fábio Jr., e esqueceram de apelar mais para que tudo ficasse engraçado na tela, e isso pesou demais. Ou seja, o resultado é um filme com um ar interessante de ser conferido, mas que ficamos esperando a todo momento alguma sacada que vá fazer rir, ou algo apelativo que impacte mais, e não ocorre, o que é uma pena, pois tinham tudo nas mãos para marcar a época e quem sabe virar até uma franquia completa do gênero.

O longa acompanha Roberta que é uma funcionária da Polícia Civil do Rio de Janeiro que se infiltra em uma clínica de realinhamento energético para investigar a misteriosa morte da atriz Antuérpia Fox. Ao decorrer da investigação, Roberta precisará lidar com os dramas da atriz Natasha Ferrero, que está sendo "cancelada" na internet, e com o reencontro de seu grande amor do passado, o policial federal Rodrigo, o qual está investigando uma suspeita de tráfico internacional envolvendo a mesma clínica. Para essa missão, ela contará com o apoio de Isabela, sua terapeuta, com quem, aos poucos, forma uma grande dupla.

O diretor taiwanês Hsu Chien Hsin já fez bons filmes aqui no Brasil, mas também já fez grandes bombas, e aqui diria que ele ficou bem no meio do caminho, pois se analisarmos friamente a produção em si é bem trabalhada, cheia de grandes envolvimentos e sacadas clássicas do gênero, mas assim como ocorreu em seus outros filmes mais puxados para a comédia ele não conseguiu acertar no tom para que o filme ficasse engraçado, e isso é um dos maiores riscos de um longa, pois você pode errar em tudo, ter falhas de continuísmo, ter erros de ação, mas quando um filme fica morno demais o espectador acaba esquecendo do que está vendo e vai para o celular, ou o pior, nem vai conferir. Ou seja, aqui talvez o atrativo seja atores com uma grande quantidade de fãs, e com isso deve fazer até alguma bilheteria razoável, mas se de cara o trailer já pegasse o público, o filme teria muito mais sucesso, e acertaria no miolo, afinal vemos algo que tem estilo das comédias policiais das antigas, mas sem carisma nem personalidade cômica para funcionar, o que desanima demais, e infelizmente a culpa recai sobre a direção, pois poderiam ter dado um tino muito melhor para tudo.

Quanto das atuações, posso dizer que Cleo tem estilo de protagonista, isso é fato já que sabe segurar o ato com sua presença cênica, porém ela não é engraçada nem quando tenta fazer graça, e com isso precisaria ter ao seu lado alguém mais chamativo de parceiro, afinal Bruna Ciocca é bonita, mas é sua estreia nas telonas mas também não soou engraçada nem chamativa, tendo um ou outro ato para aparecer mais, ou seja, tanto Roberta quanto Isabela ficaram no meio do caminho tentando chamar a atenção para si, mas o filme se desloca demais, e assim quem sabe uma humorista mesmo junto de Cleo funcionaria muito melhor tudo, porém ambas ficaram ótimas nos figurinos sexys. Sérgio Guizé até trabalhou de uma forma bacana em algumas cenas, mas pareceu um pouco perdido com o seu Rodrigo, não indo muito além, nem surpreendendo com algo chamativo, o que costuma ser entregue no gênero, ou seja, ele ficou preso demais, e sabemos que o ator tem estilo, então faltou explorarem isso. Júlia Rabello quase roubou o protagonismo do filme para si com sua Natasha completamente maluca, fazendo trejeitos fortes e chamativos, incorporando cenas que nem eram tão importantes para a trama, e com isso seu resultado funciona bem, e talvez ela serviria melhor para o papel que falei que necessitava para ter do lado da protagonista, mas não foi usada com esse propósito. Fiuk e Fábio Jr. foram quase enfeites cênicos na trama, aparecendo somente em cenas soltas, com o primeiro quase sem falas, e o segundo usando sacadas com suas canções pelo menos serviu para algo a mais, mas mesmo assim faltou um pouco de tudo. Os vilões vividos por Silvero Pereira e Kaysar Dadour até tiveram estilo, com uma maquiagem e um cabelo bem imponentes, mas foram tão forçados que não causaram nada na trama, e isso é estranho, pois poderiam ter impactado mais em cena, o que daria nuances melhores para a trama, ou seja, o elenco pareceu desmotivado geral para todos os atos.
 

Visualmente o longa brincou bastante com o gênero, teve uma clínica psiquiátrica com um ar luxuoso mas sem grandes feitios, trabalhou muito bem os figurinos e os carros da produção, colocou em cena armas bem imponentes e muitas cenas com tiroteios de certa forma marcantes, e claro brincou com o ar de drogas "terapêuticas" que fazem as pessoas viciarem, e usando de boas alegorias conseguiu chamar atenção e funcionar nos atos mais amplos. Ou seja, a equipe de arte não economizou tanto e com isso conseguiu ter um trabalho chamativo ao menos.

Enfim, é um filme com uma proposta até que bem interessante, e que teria tudo para ir muito além, mas que errou em muitos sentidos ficando mediana demais para funcionar como deveria, e assim sendo alguns irão ver mais pelos atores por ser fã deles, porém infelizmente irão rir bem pouco, o que não deveria acontecer, e sendo assim recomendo ele com ressalvas demais. E é isso meus amigos, fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...