Entre Rosas (La Fine Fleur) (The Rose Maker)

6/26/2022 08:06:00 PM |

Posso dizer com toda certeza que meu conhecimento sobre flores é quase nulo, lembrando bem pouco das formas de polinização e mistura de genes da época da escola, mas hoje com o filme "Entre Rosas" também posso dizer que conheci muito mais desse meio de produção com técnicas e muita desenvoltura para criar flores premiadas, com perfumes e cores exóticas e tudo mais, mas não apenas isso que o longa nos entrega, mas sim também toda uma nova chance para detentos em fim de pena que estão tentando se ressocializar e geralmente conseguem empregos em cultivos, e também os que se destacam ali podendo ir mais além. Ou seja, é um filme doce, leve e que entrega bons momentos, que certamente poderiam até ter trabalhado algumas reviravoltas mais expressivas, mas não era essa a proposta, e do jeito que foi feito acabou sendo bem agradável também.

O longa nos mostra que Eve Vernet foi a maior criadora de rosas. Hoje, está à beira da falência, prestes a ser comprada por um poderoso concorrente. Véra, sua fiel secretária, acha que encontrou uma solução ao contratar três presidiários que tentam se reinserir na sociedade, mas que não tem nenhum conhecimento de jardinagem. Enquanto quase tudo os separa, eles embarcam juntos em uma aventura singular para salvar a pequena fazenda.

Diria que o diretor Pierre Pinaud, que fez o longa em homenagem à sua mãe, que também foi uma cultivadores de rosas, soube utilizar muito bem o roteiro de Fadette Drouard, pois como disse no começo poderia ter muito mais ousadia e imponência em algumas cenas, mas a proposta era ser exatamente como a leveza de uma flor e entregar uma síntese gostosa e envolvente sobre técnicas de misturas, de conhecer mais os dons, e até de aprender algo que você nunca vivenciou, deixando para trás o passado, e assim vemos um longa doce de sentimentos, mas também com notas amargas para algumas atitudes, e assim posso dizer que o resultado funciona, e na simplicidade acaba sendo daqueles que lembraremos quando alguém falar que já viu algum filme sobre flores.

Sobre as atuações, Catherine Frot soube dosar bem as atitudes de sua Eve, claro que fazendo também algumas coisas meio que erradas que não deveriam mostrar sendo feitas com detentos em condicional, mas seus olhares e envolvimentos com os demais sobrepõem tudo, e acabamos bem conectados com ela ao ponto de torcer para que tudo dê certo no final. Manuel Foulgoc foi muito preciso de atitudes com seu Fred, ao ponto que o jovem num primeiro momento parecia ser mais explosivo, porém soube dosar bem olhares e sentimentos para que ao final se conectasse tanto ao público quanto com a protagonista, e assim deu show também. Embora Fatsah Bouyahmed parecesse desesperado com seu Samir, o resultado completo de seu envolvimento no final acaba sendo bem feito, ao ponto de não decolar em cena, mas terminar bem o que fez. Olivia Côte entregou uma Véra como a tradicional funcionária que fica até o último momento na empresa, que é doce e opina bastante com a dona, e que transmite bem seus sentimentos para o filme, não sendo um grande destaque, mas agradando bem também. Marie Petiot foi muito engraçada com sua Nadège emotiva demais, ao ponto que o papel dela é dar as devidas quebras, mas agrada e faz bem o que precisava. Esperava que Vincent Dedienne fosse mais vilanesco com seu Lamarzelle pelo que aparentou no trailer, mas foi apenas um concorrente com jeito de filhinho de papai que tanto vemos administrando empresas por aí, e o ator foi bem no que fez nesse sentido.

Visualmente o longa é bem bonito pelas várias plantações de flores, as diversas estufas, todo o figurino tradicional de pessoas da lida no campo, além de vermos as pequenas empresas, e as gigantes com toda sua segurança, vermos como são os berçários de flores e até mesmo algumas competições de flores, aprendendo como é julgado tudo, ou seja, a equipe de arte trabalhou bem para ser bem representativa.

Enfim, é um longa que passa longe de ser daqueles memoráveis, mas que funciona muito bem dentro da proposta e acaba sendo um bom alívio para quem quiser uma trama mais relaxante e gostosa de ver sobre o tema. E assim deixo minha recomendação, e fico por aqui agora, voltando mais tarde com mais textos, então abraços e até breve.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...