Playmobil - O Filme em 3D (Playmobil: The Movie)

12/16/2019 01:17:00 AM |

Quando foi lançado o primeiro trailer de "Playmobil - O Filme" já tínhamos a certeza de que seria uma tentativa de cópia de "Lego - O Filme", afinal desde que foi lançado lá atrás os bonequinhos já tinham essa certa rixa entre as duas marcas de personagens e ambientes, mas ao menos a ideia do longa parecia interessante. Só não sabíamos que a trama seria meio que musical, e que os personagens seriam mais duros que o normal, de modo que o filme entrega uma trama até que interessante, mas não empolga muito, fazendo com que a criançada já no meio do filme estivesse pedindo pipoca, querendo sair, e tudo mais, que como costumo avaliar, se uma animação não cativa eles ao ponto de amarrar, o resultado pode ser dito algo bem abaixo. E olha que é um filme bem colorido, cheio de personagens com boas sacadas, e até diverte bem pela essência montada, mas a sensação que fica é que saímos da sala no final esperando algo a mais que faltou, e isso não costuma ser um bom resultado.

O longa nos conta que quando seu irmão mais novo, Charlie, inesperadamente desaparece no universo mágico e animado de PLAYMOBIL®, Marla deve embarcar na maior aventura de sua vida para trazê-lo de volta para casa. Enquanto se aventura numa fantástica jornada por incríveis novos mundos, Marla encontra amigos corajosos e inesperados: o caminhoneiro Del, o agente secreto e carismático Rex Dasher, um robô rebelde, uma fada madrinha extravagante e muitos mais. Nesta vibrante aventura, Marla e Charlie percebem que não importa onde a vida os leve. É possível conseguir qualquer coisa quando se acredita em si mesmo!

Em sua primeira animação como diretor, depois de passar por diversas posições em outras animações de renome, Lino DiSalvo trouxe muita diversidade para os bonequinhos animados, de modo que conhecemos vikings, piratas, imperadores, fadas, robôs, dinossauros, e muito mais, numa brincadeira dinâmica e bem desenvolvida, porém faltou colocar algo mais trabalhado na história de fundo, pois apenas uma busca incessante não é algo que fizesse tudo funcionar bem. Claro que isso é algo que muitos podem reclamar, mas se pararmos para analisar o público-alvo da animação, que são as crianças, o longa trabalha bem de um modo infantil bem colocado, aonde as muitas cores, os personagens cheios de impacto e a forma entregue funciona, só faltando um pouco mais de carisma para os protagonistas pegarem como chiclete os menores, e daí seguir vendendo os diversos personagens. Ou seja, o diretor soube brincar bem com os brinquedos, mas faltou aquele detalhe mais vendável que chamasse a atenção realmente para os personagens, e que talvez até seja um problema da dublagem nacional que não foi apelativa, já que no original temos atores famosos com vozes famosas, e que talvez tenha pegado melhor, mas isso não temos como saber, afinal só vieram cópias dubladas por enquanto. E sendo assim, até acredito que o diretor tenha um bom futuro, pois ele foi coerente com os diversos personagens existentes, mas ainda vai precisar melhorar um pouco para ser chamativo.

E já que falei da falta de carisma dos personagens, é bacana notarmos que tanto Del quanto Marla fazem a trama ter vida de uma forma estranha, já que Del trabalha bem a comicidade e brinca o tempo todo com tudo, enquanto o exagero de seriedade de Marla, que até é explicado com o começo em versões humanas, acaba pesando o filme sempre para baixo, o que é incomum de vermos em uma animação. Ou seja, se não fosse pelo ótimo Rex Dasher (uma versão genérica de James Bond, já que os direitos desse personagem pertencem à concorrente Lego) que tem estilo e bons momentos, o filme desse lado da trama acabaria sendo extremamente cansativo e monótono, mas ao menos conseguiram resolver. Enquanto do outro lado, Charlie soube primeiramente montar um lado mais calmo, mas depois demonstra bem sua força, seus atos heroicos e até encaixa bons momentos com cada um dos personagens, agradando bastante a formatação com o pirata, a caçadora extraterrestre, e até o personagem besta Uga, além da desenvoltura bizarra e egocêntrica do vilão Maximus, que brinca bastante com as loucuras de um imperador desenfreado por lutas. Ou seja, temos bons personagens, e bons atos, que só faltaram um algo a mais para chamar tudo para si e funcionar melhor.

Visualmente os ambientes criados foram até bacanas, com texturas interessantes meio que secas, como eram os personagens, ou seja, até brincam com a forma de andar dos bonequinhos que nunca tiveram grandes articulações, e aqui ao irmos num ambiente que se passa de um farol com vikings lutadores, depois para um velho-oeste no meio de uma grandiosa rodovia, passando por um caminho de dinossauros em meio a um vulcão ativo, chegando em uma espécie de Rússia gelada com espiões, na sequência indo a uma cidade futurista com uma líder bem bizarra, chegando num castelo de conto de fadas até irmos diretamente para Constantinopla e suas construções de batalhas, ou seja, um passeio completo bem montado, que talvez se fosse mais realista como pecinhas mesmo talvez chamasse ainda mais atenção. Agora falando do 3D, nem pense em ir conferir na tecnologia, pois é gastar dinheiro completamente à toa, já que o filme não tem sequer uma profundidade mais densa, uma cena com coisas saindo da tela, ou seja, nada que faça valer o ingresso mais caro, de forma que o resultado 2D deve ser até melhor por ter mais cores sem a necessidade dos óculos.

A trama trouxe ainda algumas boas canções que foram dubladas, então não posso dizer que a pegada do filme tenha sido igual nas duas línguas, afinal ao escutar as canções em inglês senti um pouco mais de interação, e aqui deixo o link para que possam ouvir as músicas em inglês.

Enfim, é um filme bacaninha, que até tem pontos de diversão e que consegue em alguns momentos pegar os pequeninos, mas que passa bem longe de ser daqueles que vão querer sair da sessão e comprar bonequinhos, pois o resultado é simples demais. Sendo assim, até recomendo o filme, mas com muitas ressalvas, e assim fica no gosto pelo estilo para quem estiver na dúvida de ir ou não conferir. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...