Missão Pet (Falcon Express) (Pets On a Train)

9/24/2025 11:59:00 PM |

Pode parecer insistência, mas até animações agora os franceses andam fazendo bem, ou seja, se tinham um cinema clássico chamativo, agora também vão brincar com boas tramas para a garotada. E digo isso sem hesitar de "Missão Pet", pois tinha a certeza absoluta que veria mais uma animação bobinha, aonde as nuances aconteceriam somente para agradar os menorzinhos, e me foi entregue algo quase no estilo Tom Cruise com animais sozinhos em um trem em disparada. Ou seja, é uma animação cheia de cenas de ação, com personalidade, e que mesmo sendo para os menorzinhos, não desaponta na essência aventureira cheia de intensidade, aonde claro não vemos nada que cause grandes tormentos para o público-alvo, mas ainda assim agrada e envolve pela pegada mais forte colocada na tela.

O longa nos conta que um inteligente e engenhoso guaxinim chamado Falcão embarca em mais uma trapaça rotineira para roubar alimentos. O que ele não esperava era ficar preso em um trem em alta velocidade ao lado de diferentes animais de estimação, sendo vítima de um assalto organizado por Hans, um texugo rancoroso em busca de vingança. Agora, resta para Falcão usar toda a sua expertise e malandragem para salvar o dia e evitar o acidente aparentemente inevitável. Junto com o cachorro policial Rex e outros colegas em apuros, Falcão precisa impedir que o plano de Hans machuque a todos.

Sendo o primeiro trabalho de direção de Benoît Daffis e Jean-Christian Tassy posso dizer que começaram com o pé direito, pois souberam ser simples sem deixar que a essência de ação ficasse de lado, e trabalharam o conceito sem precisar enfeitar o bolo, colocando tudo de forma bem direta na tela, brincando com os personagens e suas apresentações, tudo de maneira bem dinâmica sem precisar ficar enrolando na tela ou criando passagens para desenvolver eles, e dessa forma conseguiu criar carisma, criar personalidade para cada um, e mais do que isso, não deixou que seu filme ficasse frouxo de entregas. Claro que por ser um primeiro trabalho no estilo não quiseram fazer um filme daqueles cheios de simbologias, deixando mais para o estilo se desenvolver na tela e brincar com as facetas, então mesmo sendo uma obra francesa, não se deve ir esperando algo que encante pelas nuances reflexivas ou que tenha motes com lições, pois essa não foi a ideia, então o resultado acaba sendo algo mais para curtir realmente, e acaba funcionando demais.

Um ponto bem bacana do longa é que praticamente todos os personagens possuem um carisma fácil de se conectar, desde o protagonista Falcão que é daqueles guaxinins faceiros e cheios de habilidades, disposto a tudo para conseguir não apenas comida para ele, mas sim para todos seus amigos das ruas, sendo bonito de ver procurar o que cada um mais gosta, e depois no trem sendo bem espontâneo para que conseguisse buscar salvar todos ali que ele acabou metendo na confusão. O "vilão" Hans é daqueles que você acaba ficando com raiva pelo que faz, e isso é um grande acerto, principalmente em um longa infantil, pois geralmente optam por colocar uma ideologia mais "bonitinha" para não assustar ou causar traumas na criançada, mas aqui ele é mal mesmo e está disposto a matar todos para se vingar de quem lhe prendeu um dia. Agora uma sacada bem bacana foi a do cão policial Rex não lembrar do vilão que prendeu, pois é considerada uma raça que tem memória ruim, e isso ficou bem legal de ver, mesmo com o personagem sendo bem imponente. Ainda tivemos a gatinha Maggie bem corajosa, mas também bem pessimista com as ideias que passa, e para não me alongar foi bem divertido ver o trio tartaruga, pato e peixe lutando contra o vilão no melhor estilo cinematográfico possível, ou seja, todos foram muito bem colocados nas cenas.

O resultado visual na tela foi bem trabalhado com as formas dos personagens, todos bem tridimensionais com boas sombras, tendo a ambientação em parques e becos no começo aonde conhecemos a "família" do protagonista, depois já vamos para o hackeamento do trem, com os demais personagens sendo colocados e apresentados, e a partir daí toda a correria rola nos vagões e no jornal sensacionalista que busca criar as matérias com as mortes dos bichinhos numa tragédia, além disso tivemos boas paisagens ao redor do trem, com uma floresta bem colocada aonde o protagonista sai pilotando um carrinho de brinquedo de forma bem cheia de ação no melhor estilo de filmes que já vimos do estilo, tendo alguns tiroteios de pepino, muitas coisas quebrando, explosões, descarrilamentos e tudo mais, ou seja, um longa de ação no formato de animação.

Enfim, realmente não esperava gostar tanto da animação, pois estava pensando que seria bem mais infantilizada e até bobinha de nuances, mas o resultado visual me conectou demais, fora todo o estilo que lembra demais vários filmes de ação tradicionais, e assim sendo vale bastante a recomendação para conferir nos cinemas a partir de amanhã dia 25/09, mesmo não sendo uma obra-prima do estilo, mas como costumo dizer cumpriu com a proposta para agradar o público-alvo e não forçou a barra já é um grande acerto. E é isso meus amigos, fico por aqui hoje agradecendo o pessoal da Paris Filmes e da Atomica Lab Assessoria pela cabine de imprensa, e volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais. 


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...