Quando o Céu se Engana (Good Fortune)

11/08/2025 03:05:00 AM |

Como ainda não recebo pix das distribuidoras para falar bem dos filmes, já vou começar descendo a lenha na Paris Filmes, pois além de não enviar cabine para a conferida da forma que qualquer filme sem ser animação deva ser conferido, que é legendado, mandou apenas cópias dubladas para o interior (e nem adianta falar que são as exibidoras que escolhem, que eles falam as mesmas frases que é a distribuidora que exige!), então cá fui conferir o longa "Quando o Céu se Engana" dublado mesmo, e a história é muito boa, as sacadas com o proletariado que somos nós (não sei se algum grande investidor lê o site, mas se tiver afim, só mandar mensagem!), porém a dublagem de todos os personagens ficou muito ruim, não apenas nas piadas sem graça que acabaram colocando, mas principalmente nas vozes que não combinaram em nada com os papeis, ou seja, acabou desandando de tal forma que as risadas do público foram mais pelas situações em si, do que pelo texto, e tenho total certeza que no original foi completamente diferente. Claro que isso foi um fator que darei uma nota aqui que não condiz com o longa, pois volto a falar, a ideia da proposta junto com as situações são muito bem colocadas e divertidas, mas a todo momento parecia que estava vendo algo diferente do que era mostrado, com Seth Rogen com uma voz de um monstrão de academia e Keanu Reeves como um adolescente de 17 anos que a voz está ainda mudando, o que é broxante.

No longa acompanhamos um trabalhador precarizado chamado Arj que vive de inúmeros bicos como autônomo para sobreviver e se sustentar. Depois de perder o emprego, Arj começa a morar no próprio carro, fazendo jus ao seu título de azarado. Seu amigo rico Jeff continuamente o chama para fazer diversos serviços em sua casa em Hollywood. Um dia, um anjo bem-intencionado, mas levemente incompetente e desajeitado, chamado Gabriel obriga os dois a trocarem de vida para mostrar para o trabalhador que nem sempre o dinheiro é a solução para tudo. Assim, enquanto Arj vive o luxuoso estilo de vida do colega, Jeff herda a vida árdua e financeiramente difícil do amigo. Os dois encaram uma série de situações cômicas e caóticas enquanto uma figura celestial mais experiente chamada Martha tenta impedir que a decisão precipitada de Gabriel ultrapasse os limites cósmicos.

Diria que foi uma bela estreia do ator Aziz Ansari como diretor e roteirista de longas, pois ele soube brincar com toda a nuance dos trabalhadores de aplicativo, e claro da classe CLT que ao pagar todos os impostos e tudo mais (essa cena do anjo vendo quanto ganhou descontando tudo é genial - mesmo dublada!) não sobra praticamente nada para viver, quanto mais para se divertir e comer algo gostoso, e mesmo sendo o protagonista, ele não se perdeu na dupla função, o que é muito casual. Ou seja, ele soube aproveitar de uma ideia que já vimos em alguns documentários e programas jornalísticos de trocar pessoas pobres e ricas por um ou mais dias para que cada um visse os prós e contras de cada classe, mas aqui com a sacada de ser um anjo inexperiente que depois vai precisar da boa vontade do pobre de querer voltar a vida sofrida, e assim a bagunça acontece da melhor forma possível que diverte na tela.

E já que comecei falando que o diretor não falhou na atuação também, Aziz Ansari trabalhou seu Arj com uma simplicidade de entrega que nos convence, e principalmente nos conecta com o sentimento dele, afinal trabalhar feito um maluco apenas para conseguir sobreviver (comer e morar razoavelmente) é algo sofrível, e o ator conseguiu passar muitos sentimentos comuns na tela que acabam divertindo e dando as nuances, principalmente quando assume a boa vida também. Seth Rogen trabalhou seu Jeff com as tradicionais nuances de pessoas ricas que nem sabem quanto ganham, gastam e como vivem sem esbanjar, mas que ver um gasto que não foi seu na fatura já dá chilique, e quando vai para a personalidade que precisa trabalhar mesmo acaba sendo engraçado por achar que tudo será fácil e acaba não sendo, tendo algumas boas entregas que até poderiam ter piorado mais para ficar ainda mais real e sofrível. Já Keanu Reeves entrega para seu anjo Gabriel um ar meio depressivo demais, que chega a ser até estranho de ver na tela, parecendo que o ator não estava gostando do que estava fazendo em cena, porém suas cenas trabalhando, aprendendo a comer e saborear e até fazer outras coisas humanas foram bem divertidas de ver. Os demais atores que fizeram papeis de outros anjos foram praticamente enfeites em uma única cena, com um leve destaque para Sandra Oh como a gerente dos anjos Martha, mas sem grandes nuances, e quanto aos demais humanos vale dar o destaque para Keke Palmer com sua Elena bem engajada nas causas sociais, querendo fazer sindicatos e melhorias para os demais além de si.

Visualmente o longa mostrou um pouco do mundo dos aplicativos, com o protagonista trabalhando de tudo quanto é coisa para conseguir ganhar a vida, desde enfrentar filas para as pessoas até arrumar garagens, tendo alguns atos em uma loja de materiais de materiais de construção, e do outro lado vemos uma mansão glamorosa, toda cheia de vidros, o closet com roupas chiques, algumas nem usadas, muitos relógios, do lado de fora vemos a sauna e o banho de gelo, uma festa de aniversário bem rica, e também nos é mostrado alguns restaurantes aonde o anjo vai trabalhar e um bar dançante, ou seja, tudo bem completo, porém simples de chamarizes na tela.

Enfim é um filme bem bacana, com boas sacadas e que funciona demais pela história e pelas dinâmicas, que infelizmente só não darei uma nota melhor pela péssima dublagem que estragou quase tudo fazendo com que o filme nem ficasse tão engraçado quanto poderia, pois as vozes volto a afirmar que não combinaram com os personagens (aí alguns vão falar que são os dubladores que sempre fazem os atores, mas não combinou com a personalidade, aí é um erro gravíssimo, que afirmo sempre que atores se entregam para os papéis, e dar outras vozes acaba com essa entonação!). E é isso meus amigos, deixo a dica para quem conseguir ver a cópia legendada voltar aqui e dar a opinião nos comentários, e volto amanhã com mais dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...