Diria que o diretor Carlos Therón soube brincar bastante com o roteiro que lhe foi entregue por Marta Buchaca e Fernando Navarro, pois o filme tem todas as pegadas de um terror do estilo, causando alguns sustos gratuitos, tendo atos tensos e até excessos violentos, e com isso consegue segurar bem o público da trama, envolvendo bem com as protagonistas que se entregaram bem para os papeis e tudo mais, porém ficou parecendo meio que um estilo de material que deveria ser maior, talvez para uma série ou algum tipo de franquia, pois embora sejam "apresentadas" por alguns jornais de época, o filme coloca as protagonistas num caso de meio de vida das personagens, então não vemos realmente o que já rolou com elas, nem vemos muito de seus projetos anteriores, e dessa forma fica parecendo faltar algo do que elas falam. Ou seja, não é algo ruim de ver, mas facilmente dava para ter explorado um pouco mais o antes desse caso, e depois talvez acelerar um pouco mais tudo sem precisar correr, e assim o resultado impactaria um pouco mais, mas ao menos mostrou que o diretor entende do estilo e soube usar bastante os efeitos práticos ao invés de gracejos computacionais, e com isso o resultado ficou um pouco mais crível e interessante.
Sobre as atuações, posso afirmar que as três protagonistas se entregaram bastante para seus papeis, se desenvolveram entre conversas explosivas e cenas de impacto, envolvendo até um pouco de força física para atrizes já não tão novinhas, mas que foram bem em tudo e chamaram muita atenção, e quem sabe ganhem chance de uma continuação, afinal certamente em 30 anos a equipe teve grandes casos e não apenas esse de grande intensidade. E para começar Belén Rueda deu um ar charmoso para sua Sagrario, trabalhando olhares e dinâmicas de uma forma mais densa, aparentando ser bem disposta à tudo no papel e gostando da entrega chamou para si várias cenas. Já Toni Acosta partiu para o lado mais explosivo de sua Gloria, fazendo algumas caras e bocas mais fortes, e trabalhando sem forçar seus atos, o que acaba chamando muita atenção, além claro do ato de incorporação que foi bem marcante e intenso, mostrando que tem ainda muita atitude para queimar. Gracia Olayo já ficou mais em segundo plano com sua Paz, mas nem por isso desapareceu, sendo a conexão completa do grupo, filmando tudo e disposta a se entregar nos atos que fossem precisos, sendo bem interessante de ver também tudo o que fez. Ainda tivemos atos bem intensos com Emilio Gutiérrez Cava no começo e no final com seu Padre Girón que criou o grupo, tivemos atos marcantes com Miren Ibarguren como a zeladora do prédio assombrado, e até bons momentos com o garoto Óscar Ortuño com seu Pablo completamente cético das atividades, mas morrendo de medo de tudo também, porém o destaque mesmo que absurdo entre os secundários ficou para Ivan Massagué com seu Enrique perdendo o cabelo e surtando com tudo o que está ocorrendo no local, sendo bem impactante e desesperador ver a mudança dele em cena.
Visualmente a trama trabalhou bem um misto de filme de época (se bem que o longa se passa nos anos 90, não sendo algo tão longe da atualidade) com bons traquejos de filmes de locais assombrados, tendo um antiquário cheio de peças sendo quebradas e voando para cima das protagonistas, luzes apagando e piscando, muita chuva para todo lado com água entrando pelos canos e inundando tudo, bonecas sinistras e vários elos com reuniões em bares e hospitais, ou seja, o conjunto completo de lugares bons para trabalhar fenômenos paranormais, contando com muitos elementos cênicos para serem usados como câmeras antigas, medidores de magnetismo, bolas de vidência, tabuleiros ouijas, e tudo mais que deram bons tons para a trama, além da equipe de fotografia trabalhar com pouca luz e muitas sombras para dar aqueles sustos básicos do estilo.
Enfim, como todo bom longa de terror envolvendo fatos reais, a trama funciona e diverte, sendo tensa em alguns atos, mas bem aberta em outros, não sendo daqueles que você verá e não irá dormir, mas sim um bom passatempo para quem gosta do gênero, valendo a recomendação, pois não é algo surpreendente, mas passa bem longe de ser ruim, então é algo bacana de ver. Não tenho muita certeza, mas na cena final do bar as senhorinhas que chegam acho que são as verdadeiras mulheres do Grupo Hepta, mas como nada foi citado, pode ser apenas minha imaginação, então fica a dica para quem descobrir se eram elas mesmas, falar nos comentários. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.
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