TeleCine Play - Assalto ao Banco da Espanha (Way Down) (The Vault)

6/27/2021 06:35:00 PM |

Quem lê meus textos sabe que desde que comecei a ver muitos filmes dos streamings da vida tenho tido uma queda grande pelos longas espanhóis por toda a qualidade entregue e por ideias geralmente bem interessantes em cima de temas que já vimos em longas americanos, e quando acho que não vou ver nenhum outro bom deles, eis que a surpresa vem! Com a abertura do sinal gratuito para o Telecine Play nessa semana, resolvi ver alguns filmes que tinha gostado das ideias e não estrearam em outras plataformas e nem nos cinemas nacionais, e um que aparentava ser bem bom era "Assalto ao Banco da Espanha", e eis que toda a expectativa que criei em cima da trama foi concluída com sucesso, pois o filme começa bem calmo, parecendo não empolgar, mas vai criando tantas possibilidades, vamos caindo no carisma dos personagens principais, e quando vemos já estamos igual a torcida espanhola comemorando o gol da final nos acréscimos da Copa do Mundo de 2010. Ou seja, é daquelas tramas tão bem amarradas, com uma ideia mirabolante muito bem feita, que nos joga o ar de o simples vai ser o que vai funcionar, que tudo sai muito bem, até chegarmos no final, e cantarem a bola para uma possível continuação! Espero que os produtores e roteiristas já estevam preparando o 2, pois quero na minha tela pra ontem!!

A sinopse nos conta que Thom Laybrick é um jovem e brilhante engenheiro que dificilmente se atrai pelos projetos em que é chamado a participar. Mas ele diz sim quando o caçador de tesouros Walter o convida para se unir a um grupo de contraventores que pretendem realizar um assalto ao Banco da Espanha. Calculado em cada detalhe, o roubo se torna uma incessante luta contra o tempo para que consigam se dar bem em meio à Copa do Mundo em que a Espanha disputa a final.

O diretor Jaume Balagueró é bem conhecido por seus filmes de terror aonde somos pegos por grandes sustos, como é o caso da franquia "[Rec]", e aqui em sua primeira aposta fora do gênero conseguiu mostrar uma dinâmica tão precisa e tensa quanto os longas que já fez, pois com um tempo cronometrado de uma partida de futebol, toda a segurança máxima de um banco das antigas aonde a engenharia faz as honras de matar os assaltantes, e com um elenco muito bem coeso de estilo, o resultado acabou ficando impressionante de ver, pois o diretor fez questão de minúcias na cenografia, brincou bastante com toda a dinâmica envolvendo os jogos e as sacadas entre cada um dos personagens, e ainda ousou em não cair no gênero novelesco/seriado que poderia facilmente seguir, afinal quando temos muitos personagens para desenvolver e todo um ambiente isso é muito fácil de rolar, mas não, seguiu coeso focando no objetivo máximo que era o assalto não de muito dinheiro, mas sim de uma única peça. Ou seja, o trabalho que vemos tanto no roteiro quanto na direção precisa é sentido do começo ao fim, resultando em algo que flui bem, e que principalmente faz o público desejar a sequência logo que sobe os créditos, mas como foi algo que não saiu para os cinemas, precisaremos ver como foi a aceitação mundo afora para os produtores acreditarem em lançar a continuação.

Sobre as atuações, acostumamos tanto a ver Freddie Highmore com seu Dr. Shaun da série "The Good Doctor", que vê-lo se entregando a um personagem genial também em um filme é algo meio que bagunça nossa cabeça, pois ele segue um pouco os mesmos trejeitos aqui para seu Thom, mas se joga completamente no papel e consegue agradar nas desenvolturas que cada momento pede, desde dar os palpites certeiros para cada momento, até entrar de cara na hora de invadir o banco tendo de rastejar nos dutos e tudo mais, e com um carisma fora do comum acabou agradando demais em tudo. Liam Cunningham trouxe para seu Walter a força de impacto e o desejo de um capitão realmente, fazendo toda a orquestração do roubo e mesmo sendo muito rico, tendo o desejo de algo que lhe foi tirado, ou seja, trabalhou olhares nos momentos certos e foi bem conexo com todos no plano. Sam Riley colocou para seu James um estilo mais fechado ao ponto de a todo momento desconfiarmos dele, pois ao mesmo tempo que passava a ideia de um líder da equipe, passava também um estilo meio duvidoso de seus atos, e com boas interações o ator acaba agradando bastante em tudo também. Astrid Bergès-Frisbey também entregou uma Lorraine muito interessante, principalmente por seus disfarces como curadora de arte muito bem colocadas, e com dinâmicas tão bem precisas e envolventes que acabamos nos conectando demais em sua personalidade. Ainda tivemos bons momentos de Jose Coronado como o gerente de segurança do banco Gustavo, com uma personalidade forte e desconfiança até da sua própria sombra, Luis Tosar com um Simon cheio de momentos cômicos mas bem direcionados, e até mesmo Axel Stein deu boas conexões como o hacker Klaus, ou seja, um elenco preciso e muito bem conectado que acaba agradando do começo ao fim.

Visualmente o longa também tem bons momentos, com toda a grandiosa arquitetura do Banco Central da Espanha, temos um bom esconderijo dos protagonistas aonde cada um tem seus momentos icônicos e quando saem lá fora temos todo o visual da praça aonde os torcedores estão abarrotados para conferir os jogos da seleção espanhola, e claro ainda tivemos momentos bem marcantes nos túneis até chegarmos na grandiosa balança. Ou seja, se a equipe de arte teve a oportunidade de gravar realmente nas locações não sabemos, mas conseguiram dimensionar tudo com muita fidelidade, agradando em detalhes e símbolos bem precisos, além de ótimos desenhos e plantas, mostrando um trabalho bem primoroso.

Enfim, não digo que seja um filme perfeito por termos algumas situações bem improváveis e que nem em sonho aconteceriam num roubo do estilo, mas que tudo é tão bem feito e envolvente que não tenho como não recomendar com muita certeza cada momento da trama, e como já disse estou torcendo demais para termos a continuação bem em breve, pois promete algo do mesmo estilo e certamente teremos algo ainda mais imponente já que agora vamos para outro evento esportivo. Sendo assim, aproveitem que o Telecine Play esta aberto, e confiram. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...