Veneza

6/13/2021 07:25:00 PM |

Sempre fui acostumado a ver Miguel Falabella como ator me divertindo na TV com seus personagens icônicos, mas sei bem do seu potencial dramático por tudo o que já fez no teatro interpretando grandes personagens ou dirigindo grandiosos atores, e com isso levando vários prêmios importantes. Mas eis que agora finalmente conferi uma direção primorosa sua em um filme realmente, daqueles que nos fazem transparecer memórias, se envolver em sonhos, e adentrar a fantasiosa ideia de uma vida inteira pensando como teria sido diferente se tivesse ido para outros rumos, e seu longa "Veneza" que entra em cartaz nos cinemas na próxima quinta-feira(17/06) é daqueles longas que tudo pode acontecer, aonde vemos as sonhadoras prostitutas em ter uma vida melhor, em sair do fim do mundo e ir para uma grandiosa cidade, ou até mesmo da dona da casa agora já no fim de sua vida apenas desejando ir para a cidade italiana atrás do perdão de seu amado. Ou seja, é daqueles filmes envolventes com uma boa proposta, e que mesmo tendo vários vértices, o que acaba quase puxando para o lado novelesco que muitos longas nacionais acabam seguindo, consegue emocionar e ser bem bonito de ver com todo o lado fantasioso que acabam optando para passar a mensagem e o sentimento completo.

A sinopse nos conta que reencontrar o único homem que amou é o sonho de Gringa, dona de um bordel no interior do Brasil. Mesmo cega e muito doente, ela insiste em realizar seu último desejo: ir até Veneza para pedir perdão ao antigo amante, que abandonou décadas atrás. Para levá-la à cidade italiana, Tonho, Rita, Madalena e as outras moças que trabalham para Gringa idealizam um fantástico plano.

O mais interessante de tudo é saber que o longa é baseado em uma peça do escritor Jorge Accame, na qual Miguel se baseou para adaptar o filme, pois não é possível imaginar algo assim tão criativo visualmente, cheio de elementos e momentos simbólicos ser passado apenas num único palco, e assim acabamos vendo algo tão diferente e bem encaixado que certamente dá para pensar no tanto que o diretor incrementou nas situações para que seu filme tivesse um grandioso volume ao ser filmado no Uruguai e na Itália. Ou seja, vemos sentimento em cada ato que o diretor tenta passar, seja da difícil vida da prostituição, da objetificação da mulher (que aqui o sexo é usado como pagamento de várias coisas como moeda de troca), e que sabendo conhecer de cada momento ele pode ser criativo e muito fantasioso ao jogar com um circo mambembe que tem em seu repertório a exibição dramática de uma peça, ou seja, é o transporte de uma linguagem para vários meios, e que brilhantemente consegue sair de cada elo e funcionar muito bem, claro que através dos olhares reais das pessoas que estão se envolvendo, e indo mais além na mente da cega que passa a imaginar tudo com os mesmos floreios que os que organizaram tudo. Sendo assim, digo que Miguel Falabella agora entrará para um rumo de grandes diretores para serem observados, pois mostrou estilo, precisão e muita clareza no que desejava para seu filme, agradando bem com algo difícil de ser exibido, e que certamente muitos irão reclamar pela grande quantidade de cenas de sexo e prostituição, mas é a ideia do filme, então vale a exibição, não foi nada forçado, e que diria valer até pensar nele como o nosso candidato para as indicações das premiações internacionais, pois tem classe e estilo de grandes diretores, e certamente faria muito sucesso lá fora, mas que dificilmente acontecerá com as cabeças que dominam nossa "academia" de cinema brasileiro.

Sobre as atuações, temos de pontuar claro a expressividade ímpar da espanhola Carmen Maura com sua Gringa já cega e desesperada para ir para Veneza conseguir o seu perdão, de modo que a atriz se jogou em cena, fez imposições fortes e emocionantes, e ainda chamou muita atenção para si, conseguindo mostrar que ainda está em plena forma e agrada com qualquer papel que lhe seja dado, além de falar um bom português em todas suas cenas, além disso tenho de falar da beleza monumental da uruguaia Camila Vives que fez a Gringa quando jovem, quando foi pedida em casamento no meio do prostíbulo e que com muita graciosidade fez suas cenas de uma forma envolvente e bem marcante para ser usada no contexto completo da trama, ou seja, um conjunto de duas ótimas mulheres para um personagem forte e bem colocado. E já que estamos falando de força, temos de colocar a sempre imponente Dira Paes com sua Rita, trabalhando o sentimento da personagem tanto pelo seu serviço duro, quanto pelo amor que tem para com Gringa, conseguindo manter o ar de estar sempre tudo bem mesmo quando não está, e dando nuances expressivas tão marcantes que nem temos como sentir, e isso mostra o quanto a atriz é boa no que faz. Ainda tivemos ótimos momentos de Eduardo Moscovis com seu Tonho, que tendo sido criado no prostíbulo vive de bicos e arrumando tudo por lá a troco de sexo, e o ator mostra boas desenvolturas expressivas, segura a barra junto da personagem de Paes, faz todo o envolvimento funcionar, e ainda entrega toda a fantasia do ato final de uma maneira mágica e bem bonita de se ver, ou seja, se encaixou completamente no papel e foi fundo nele. Outro que apareceu mais nos sonhos do passado de Gringa é Magno Bandarz que fez o italiano Giácomo, a paixão eterna dela, e que mesmo fazendo poucas cenas, trabalhou bem o lado amoroso e claro a famosa essência da época aonde vários gringos desejavam levar as putas brasileiras para seu país, e o ator fez um bom personagem. Além desse lado da trama, também temos de pontuar o envolvimento das personalidades de Carol Castro e Caio Manhente com sua Madalena e Julio, ao ponto de vermos o sonho da jovem em ir para uma cidade grande e do rapaz em se travestir, vamos todas as nuances de emoções, e claro do que isso pode gerar em uma cidade interiorana, e ainda ambos nos últimos atos seus fizeram expressões tão fortes que chega a ser marcante demais, ou seja, é um elo a parte mas que funciona muito bem dentro de tudo. Ainda tivemos bons momentos com Danielle Winits com sua Jerusa analfabeta, Maria Eduarda de Carvalho fazendo uma Janete já bem doente, além claro dos personagens circenses como André Mattos como o Mestre dono do circo, Yuri Ribeiro como o palhaço Ventoinha, entre outros que deram toda a montagem completa com cada um passando suas devidas imposições cênicas mesmo que rápidas para tudo.

Visualmente o longa tem muita técnica, tanto que os diretores de arte Tulé Peak e de fotografia Gustavo Hadba já levaram diversos prêmios pelos festivais que o longa tem passado, vendo nuances incríveis de cores em cada ambiente, criando um puteiro quase que abandonado já caindo aos pedaços no meio do nada de uma cidadezinha interiorana, trabalhando o ar glamoroso de um rico puteiro antigo aonde Gringa começou sua vida amorosa, e claro brincando com o ar circense tanto dos palhaços quanto de um drama todo feito em preto e branco somente com maquiagem e cenografia, aonde vemos todo o redor colorido, mas o sentimento dramático acontecendo sem cores, e claro o grandioso desfecho da ida para Veneza, seja ela através de uma representatividade cênica bem poética que emociona demais. Ou seja, são diversos elementos alegóricos bem presentes em cada momento, com diversas iluminações marcadas para dar foco quase que teatral para tudo que acabam envolvendo e certamente vai agradar muito quem gosta de um filme mais artístico.

Enfim, é um filme extremamente artístico, com nuances que certamente muitos cinemas comerciais nem irão querer exibir, mas que é tão bonito, tão cheio de essências visuais fantasiosas e bem cadenciadas que certamente quem não ligar para o lado sexual irá vivenciar uma experiência bela, bem encaixada e que mostra que mesmo no nosso mais íntimo e final sonho desejamos estar perdoados de atos errados que fizemos no passado, e que claro nossos amigos estarão prontos para nos ajudar a realizar isso de alguma forma mesmo que simbólica. Ou seja, recomendo o longa com certeza, e friso, que mesmo tendo alguns atos exagerados, algumas nuances e quebras novelescas, o resultado final é bem bonito e agrada bastante. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


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