TeleCine Play - Caça Mortal (The Silencing)

6/30/2021 12:34:00 AM |

Sabe quando aquele filme começa parecendo já ter toda a intensidade de uma única vez, e você pensa que irá aliviar depois para ter algo menos problemático durante toda a exibição, mas pelo contrário tudo vai ficando ainda pior? Pois bem, o longa "Caça Mortal" é desses, e consegue entregar tantas nuances e reviravoltas que já bem perto do final não conseguimos imaginar exatamente aonde tudo vai chegar, e o melhor é que no fechamento conseguiram mostrar ainda mais crueldade em tudo, ou seja, foram bem precisos de história, colocaram alguns absurdos no miolo que acabam nos irritando, mas toda a síntese é marcante e consegue envolver bastante ao ponto de ficarmos tensos do começo ao fim sem ter grandes espaços de respiro, e isso é o que todos que curtem o estilo procuram em um filme, então a dica do longa que está no Telecine Play é bem válida, e vai agradar quem não tiver problemas no coração.

O longa nos conta que Rayburn Swanson, um caçador que teve sua filha sequestrada. Cinco anos mais tarde, enquanto está no meio da floresta trabalhando, ele se depara com uma câmera de vídeo. Nela ele assiste uma cena chocante: uma jovem, parecida com sua filha, sendo caçada por um homem estranho. Rayburn, então, inicia uma caçada perigosa atrás do homem do vídeo com a ajuda da xerife Alice.

O diretor Robin Pront brincou bastante com a ideia de uma caçada com garotas, mostrou uma loucura bem insana de remover suas cordas vocais para não gritarem, e mais ainda brincou com a mente de um homem maluco que teve sua filha desaparecida e busca por respostas, em meio aos inícios de trabalho de uma jovem xerife que tem um irmão drogado que sofreu abusos durante a juventude, ou seja, um pacote completo de situações que daria para criar até uma série mais alongada, mas da forma que tudo foi tratado no longa o resultado acabou sendo intenso e rápido, jogando tudo para cima, acontecendo de uma maneira bem forte, e principalmente não dando tempo para respiros, o que é um grande acerto. Porém diria que faltou um pouco mais de explicações nas cenas finais para explicar quais motivos levaram o assassino a cometer tudo isso, pois é dito sua ideia, mas não vai a fundo, sendo jogado e acontecendo, e também faltou um pouco mais de força visual, pois como é um longa gravado no escuro de uma floresta acabamos vendo pouca coisa, o que não dá um impacto maior nas cenas finais. Ou seja, vemos um trabalho bem preciso, mas poderia ser ainda melhor com tudo.

Sobre as atuações, é até engraçado como o ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau costuma imprimir personagens tão fortes em suas interpretações ao ponto de que sentimos sua vibração em todas as cenas, e aqui seu Rayburn chega a ir até o nível de explosão máxima para seu objetivo, brigando em tudo, e correndo muito, além claro de exagerar em algumas cenas, mas tem bons trejeitos marcantes e chama muita atenção com tudo o que faz, agradando bastante. Annabelle Wallis fez uma Alice meio estranha demais para uma xerife, sem muita personalidade, e agindo por impulso demais, e com isso a maioria de suas cenas não condizem com o correto, o que poderia ter sido minimizado um pouco com trejeitos mais fortes e menos soltos. Zahn McClarnon sempre faz papeis indígenas por suas origens, e aqui como um policial de uma tribo ele se impõe bem para cima da jovem xerife, cria algumas nuances, mas não tem muito uso narrativo dentro do longa, então é meio como alguém respeitado pelo ambiente, e o ator também não foi muito além, ou seja, usaram ele sem ele fazer nada. E por último o jovem Hero Fiennes deu suas falas fazendo caras e bocas exageradas para seu Brooks, trabalhando os elos do personagem e soando exageradamente misterioso, ao ponto que como já disse valeria talvez o filme virar uma série para desenvolver cada personagem, conhecermos os abusos que o jovem sofreu, ver a briga eleitoral para xerife, vermos de uma forma consistente o sumiço da filha do protagonista, conhecer mais o vilão e suas motivações, e assim cada momento ficaria muito mais marcado e completo, mas cada um no seu devido tempo tentou chamar atenção e funcionou ao menos.

Visualmente o longa é bem marcado por cenas violentas no meio de uma tremenda floresta, muitos ambientes de uma "fábrica" recheada de drogados, uma intensidade de armas bem colocadas como arremessadores manuais de flechas, todas as nuances de pessoas disfarçadas no meio do mato escuro, e ainda operações para tirar as cordas vocais das garotas, ou seja, todo um processo gigante de elementos cênicos que foram intensificados por um filme com bem pouca iluminação, o que acaba pegando o público desprevenido com alguns sustos.

Enfim é um filme bem interessante, que nos deixa bem tensos do começo ao fim, e que consegue chamar bastante atenção, porém como disse acima poderia ter sido melhor desenvolvido num formato maior, pois tem muitos elementos que acabaram sendo apenas jogados na tela de forma bem corrida, e assim sendo recomendo a trama por toda a tensão passada, mas gostaria de ter melhores explicações de praticamente tudo para ficar ainda mais chocado com alguns momentos. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...