Sonic 2 - O Filme (Sonic the Hedgehog 2)

4/07/2022 01:39:00 AM |

É sempre bem difícil falar de uma continuação sem fazer as devidas comparações com o original, pois a primeira pergunta que te fazem é se ficou melhor, pior ou igual, então já digo logo de cara que "Sonic 2 - O Filme" é muito superior ao primeiro, tanto em técnicas quanto no famoso fan-service, afinal foram introduzidos diversos personagens, elementos e até poderes tradicionais do jogo para o público vibrar e se divertir demais, e mesmo tendo uma grande cena envolvendo os humanos meio que em cenas bobas, o filme foca ainda mais nos personagens animados com uma textura tão incrível que ficaram parecendo reais dentro do longa, não como pelúcias, mas sim dinâmicos, coloridos e bem encaixados, quase como se fossem criados para estar ali. Ou seja, acaba sendo daqueles filmes que nos divertimos bastante, esquecemos até a hora que entramos na sala, e saímos da sessão felizes com todo o resultado já torcendo para a continuação ser ainda melhor, o que vai ser difícil, mas se conseguirem será daquelas trilogias completas que ninguém deu nada no começo e agora irão apostar cada vez mais nos personagens, pois todos têm estilo, carisma e muita coisa para rolar, podendo virar uma franquia bem longa se quiserem.

O longa nos conta que após conseguir se estabelecer em Green Hills, Sonic está pronto para mais liberdade e quer provar que tem o necessário para ser um herói de verdade. Seu teste virá quando Tom e Maddie concordam em deixá-lo em casa enquanto saem de férias para ir ao casamento da irmã de Maddie, Rachel, no Havaí. Mas para a infelicidade do ouriço, a data acaba coincidindo com o retorno do Dr. Robotnik, dessa vez com um novo parceiro, Knuckles, depois que o doutor do mal vai embora para o planeta cogumelo. O terrível Robotnik está à procura de uma esmeralda com o poder de destruir civilizações. Sonic se une a um novo companheiro, Tails, e juntos eles embarcam em uma jornada para encontrar a esmeralda antes que ela caia nas mãos erradas.

A principal coisa que tem de ser dita é que dificilmente você irá se conectar ao filme se não viu o primeiro longa de 2020, então antes de mais nada dê o play nele na plataforma de streaming da GloboPlay/TelecinePlay e depois vá conferir. Dito isso, a grande sacada foi manter o diretor Jeff Fowler que deu a cara para bater no primeiro filme, aceitou escutar os fãs que o visual entregue no trailer estava horrível, voltou todo o filme para a ilha de edição e refez praticamente tudo, e encantou a todos, e agora novamente ouviu tudo o que os fãs falaram que faltou no primeiro, foi lá e colocou com muita intensidade, com carisma incrível, mas claro não apenas trabalhando com coisas do jogo, mas inserindo danças, boas piadas, e até alegorias malucas para dar o devido complemento no ar familiar dos humanos, que alguns até podem reclamar do excesso cômico, mas que encaixa tão bem que funciona demais, mostrando estilo e personalidade para um diretor novo e que tem futuro se seguir essa linha leve bem encaixada, e claro, sempre ouvindo as críticas para melhorar.

Como falei acima usaram bem menos os personagens humanos, mas ainda criaram um casamento meio que conflituoso aonde temos alguns atos cômicos exagerados, e com isso as personagens femininas rasparam a trave de soarem péssimas, sendo um elenco de apoio até meio que desnecessário, ao ponto que vale claro falar de todo o carinho de James Marsden dando boas conexões e lições em alguns atos para que seu Tom ficasse meio como um pai para o ouriço azul, de forma que se no primeiro pareceu meio que um irmão mais velho, aqui as lições de moral ficaram mais próximas à paternidade. Jim Carrey falou que irá se aposentar após ter feito um excelente Dr. Robotnik novamente, e diria que faz bem, afinal já fez tantos personagens icônicos, e aqui ele está novamente incrível, então se não forem mais utilizar ele com a deixa mostrada no final, seria um bom momento para fechar com chave de ouro. Agora falando dos personagens animados, Sonic está ainda mais debochado, trabalhando sacadas ainda melhores e cheias de estilo, com efeitos ótimos, uma textura perfeita, e agradando demais em toda a dinâmica. A entrada de Tails foi um incremento monstruoso de fofura na trama, pois a raposinha é cheia de artifícios, mas tem uma paixão de fã pelo ouriço que não tem nem como mensurar, e seus atos então cheios de carisma no nível máximo. Knuckles foi colocado inicialmente como um vilão bem forte e potente para brigar com o protagonista, mas sua essência de guerreiro vai chamar muita atenção de todos do começo ao fim, ao ponto que vamos nos familiarizando com ele até estarmos já torcendo pelas suas cenas, e essa imponência toda foi bem trabalhada, não sendo algo jogado de trejeitos na trama, ou seja, caiu muito bem no longa.

Visualmente o filme tem muitos bons efeitos do começo ao fim, iniciando com uma perseguição bem maluca do protagonista querendo virar um herói caçando bandidos no melhor estilo Batman de ser, com uma cena que até parece jogada, mas que agrada pelo teor cômico, depois na casa dele vemos todo um processo de brincadeiras muito bem trabalhadas no modo prático (ou seja, sem tanta computação gráfica) com coisas caindo para todo lado, espumas, comidas e muito mais, outro grande ponto foi todo o trabalho do Planeta Cogumelo com uma brilhante montagem de fazer café do vilão no melhor estilo dos programas que víamos na infância de carrinhos e peças trombando e fazendo um caminho, tivemos todo o elo do labirinto para alcançar a esmeralda no melhor estilo dos jogos, tivemos uma festa de casamento bem montada (mesmo não sendo tão necessária), tivemos grandiosas cenas na neve com snowboard no melhor estilo possível, tivemos a cafeteria/laboratório muito bem preparada, e claro tivemos as cenas finais com Dr. Robotnik assumindo um robozão gigante clássico do jogo, ou seja, a equipe de arte trabalhou demais e deu show nos ambientes, além de ótimas texturas nos animais computadorizados que deram um tom muito real para a produção, parecendo estarem muito próximos dos atores. O longa não veio em 3D para nenhum cinema, mas confesso que senti muitos elementos funcionais que voariam para fora da tela, ou seja, desperdiçaram a chance de um filme que a técnica funcionaria.

Enfim, é um filmaço que agradou demais, que confesso estar com medo de não atingirem a diversão que foi o primeiro, mas que funciona para todos, e principalmente para quem jogou o jogo na infância (aliás a sala estava com muitas crianças, mas com mais pais e adultos que até levaram bebês para a sessão - vou acreditar que os bebês queriam ver o bichinho!). E assim sendo recomendo ele até mais para os fãs, mas quem curtir uma boa aventura cômica irá rir e se divertir bastante também na sessão. Então é isso meus amigos, eu fico por aqui hoje, na única estreia dos cinemas na semana, mas volto em breve com mais textos das plataformas de streaming, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...