Jujutsu Kaisen 0 - O Filme (劇場版 呪術廻戦 0) (Gekijouban Jujutsu Kaisen 0)

4/29/2022 12:56:00 AM |

Antes de mais nada já começo o texto falando que não sou fã do gênero de animação japonês, entendo pouquíssimo dessa vasta cultura deles de mangás, animes e afins, e sequer li qualquer coisa sem ser apenas que "Jujutsu Kaisen" foi originalmente um mangá (quadrinho japonês) que virou 24 episódios online que é uma tremenda febre de fãs mundiais, e só. Então você me pergunta o que fui fazer na sessão de "Jujutsu Kaisen 0 - O Filme"? E a resposta é bem fácil, também fui informado que esse é um prequel dos 24 episódios, e que não precisaria saber nada sobre os personagens, ou o que é cada coisa, então como cinéfilo assíduo, fui conferir a maior estreia da semana nos cinemas, e posso dizer que gostei da parada completa, afinal é violentíssimo, com um desenho incrível em 2D clássico de mesa (nada de personagens tridimensionais, formas, etc.), e que deu para entender muita coisa, torcer pelo personagem, se emocionar com algumas dinâmicas, e envolver com todas as dezenas de lutas inseridas, e embora apareçam pelo menos uns 20 personagens que acredito serem bem importantes, foquei nos protagonistas e fui feliz com o que me foi apresentado, afinal é arte e bem feita, com um começo, meio e fim bem determinado, que vale a conferida principalmente para os fãs do gênero.

A sinopse nos conta que Yuuta Okkotsu está assombrado. Desde que sua amiga de infância Rika morreu em um acidente de trânsito, seu fantasma ficou preso com ele. Mas seu espírito não aparece como a doce menina que Yuuta conheceu. Em vez disso, ela se manifesta como uma entidade monstruosa e poderosa que o protege ferozmente. Incapaz de controlar o comportamento violento de Rika, Yuuta é incapaz de impedir o derramamento de sangue que se segue à sua vingança brutal. Como resultado, quando apreendido por feiticeiros "Jujutsu" - os guardiões secretos do mundo, treinados para combater forças como Rika - Yuuta deseja ficar completamente isolado para que ninguém mais possa se machucar. No entanto, seu apreensor, o mestre feiticeiro Satoru Gojou, tem planos diferentes para ele: ele entrará na Escola de Ensino Médio Jujutsu e aprenderá a controlar Rika para ajudar as pessoas. Agora no primeiro ano da escola, Yuuta começa a aprender as artes do Jujutsu e a combater seres malignos. Ao lado de seus novos colegas de classe Maki Zenin, uma especialista em armas de Jujutsu; Toge Inumaki, um feiticeiro que usa suas palavras como armas; e Panda, um urso panda aparentemente ambulante e falante, Yuuta começa a encontrar seu lugar no mundo e, pela primeira vez, a se sentir confortável com suas habilidades. No entanto, conforme seu treinamento progride, Yuuta aprende que os perigos do mundo do Jujutsu vão muito além dos espíritos malignos.

Não vou ficar me alongando muito, afinal como disse entendo bem pouco do gênero, mas posso dizer como obra cinematográfica o resultado da direção de Seong-Hu Park foi bem satisfatória, desenvolvendo as devidas nuances criativas de Gege Akutami, que é o criador do mangá, e da adaptação que Hiroshi Seko criou para a telona, ao ponto que vemos tudo fluir bem, com um desenho incrível lotado de personagens diferentes, muitas cores e muita desenvoltura cênica para os efeitos de socos, facadas, e tudo mais que dão um realismo tão incrível que nem em sonho qualquer obra tridimensional das mais atuais consegue transparecer na tela. Ou seja, funciona demais como cinema, e agrada bastante quem entrar no clima todo, não sendo algo que se arrasta com mil apresentações, e também não fica jogado de forma a não entendermos quem é quem, e assim o resultado agrada, envolve e serve bem para todos.

Quanto dos personagens vou falar o que achei vendo o filme, sem saber se são realmente imponentes na série, pois o protagonista Yuuta é bem marcante, é mostrado seu desenvolvimento de uma forma intensa durante todo o longa, tendo momentos de flashback de sua infância com a amiga/amada, e seu fechamento foi bem interessante pela pegada do arco da maldição/evolução e isso ficou interessante de ver. Seu sensei Satoru tem ares divertidos e bem diretos, que chama atenção nos atos de pancadaria e quando tira a venda da cara o bicho manda muito. E claro o vilão Geto é incrivelmente sacana e forte, tendo seu passado também revelado nas dinâmicas finais, e conseguiu chamar muita atenção em cena, ou seja, é daqueles que chega a dar raiva, e funciona demais como vilão. Como todo anime temos personagens estranhos e engraçados que revoltados puxam grandes poderes, como é o caso do Panda aqui, e até mesmo da jovem Maki, e assim todos formam um grande time contra muitas maldições fortes e intensas com sangue rolando pra todo lado.

E falando em sangue pra todo lado, o conceito artístico da trama inteiramente desenhada, sem grandes elos computacionais e gráficos elaborados é repleto de muitos personagens, muitas ambientações, algumas maldições bem esquisitas e estranhas, mas tudo chamando a atenção cênica para onde desejavam mostrar, funcionando como algo forte visualmente, com muita explicitação dos atos e que acaba sendo um deslumbre que gostamos de ver.

Enfim, é daqueles filmes que funcionam bem, mas que quem não for realmente fã do estilo vai até curtir pelas lutas e pelo envolvimento em si, mas que não irá virar fã, muito menos irá dar play nos episódios, e talvez até encaixe uma continuação funcional nos cinemas, público ao menos deu nas salas, então deve ter bala para isso. E detalhe, que não sei se é algo que foi usado nos episódios online, mas o longa conta com uma cena no final dos créditos, então espere na sala. E é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...