Amazon Prime Video - As Melhores Famílias (Las Mejores Familias) (The Best Families)

4/25/2022 10:16:00 PM |

O cinema peruano costuma entregar algumas bombas que nos fazem surtar, mas também de vez em quando aparecem algumas tramas que surpreendem tanto que você fica vendo ele sendo bem interpretado por atores desconhecidos de lá e já até pensa como seria vendo uma versão americana, europeia ou até mesmo brasileira com atores imponentes nos papeis principais, e o longa "As Melhores Famílias", que entrou em cartaz na Amazon Prime Video, tem exatamente essa síntese gostosa e interessante, com atuações perfeitas dos protagonistas numa trama maluca que de cara já dava para imaginar que não seria um almoço de duas tradicionais famílias. Diria que a ideia é tão simples e bem feita que ficamos pensando realmente se vão entregar tudo da forma que ocorre, ou se vão inventar alguma moda para estragar tudo no final, mas não, foram sinceros, encaixaram bem toda a trama em algo conciso, e o resultado surpreende por não ter explosões, nem atos forçados, mas sim o brilhantismo da tradicional família rica que varre todos os problemas para debaixo do tapete, e quando alguém chuta mais forte não sai só a pontinha, mas vaza para todos os lados, e isso é brilhante de ver.

A sinopse nos conta que Luzmila e Peta são duas irmãs que herdam o emprego da mãe e trabalham como empregadas domésticas para famílias aristocráticas. As duas irmãs sabem atender às senhoras e são tão versadas na vida privada das crianças que são quase consideradas parte da família..., mas talvez não para algumas. Um dia, uma festa de aniversário reúne todos os membros de ambas as famílias e um segredo de longa data envolvendo ambas as famílias é revelado, explodindo para sempre a bolha de seu mundo aristocrático perfeito.

Falo que vejo o filme sendo feito em outros países não por o trabalho do diretor e roteirista Javier Fuentes-León ser algo ruim, muito pelo contrário, sua ideia e direção são incrivelmente precisas, mas sim por ser uma trama de linguagem tão grandiosa que vai funcionar bem aonde quer que seja interpretada, mudando um ou outro detalhe para a cultura do país no miolo, mas que vai resultar em algo tão bom ou igual a produção peruana, o que vai diferenciar principalmente é a forma explosiva de uma ou outra atuação, conhecermos mais os trejeitos de algum ator, e claro vivenciar e rir da mesma forma, afinal ele criou alto tão bem sacado, e que facilmente poderia ocorrer na vida real dessas famílias ricas mundo afora, que seu filme flui sem que ele precise fazer quase nada, e por esse mesmo motivo, o excesso de dinâmicas que ele dá para cada ator quase rouba o funcionamento dos protagonistas que mereciam mais destaque. Ou seja, é um roteiro genial, com uma direção muito boa, que talvez merecesse até uma leve poda, mas que funciona bastante.

Sobre as atuações, é claro que o destaque fica todo com Grapa Paola e Gracia Olayo com suas Alicia e Carmen, pois é nelas que o estouro expressivo ocorre, é aonde as dinâmicas mais engraçadas da briga rola, e claro que suas feições batem perfeitamente com tudo o que foi escondido delas na época e agora vem à tona, e mesmo que quase perdendo a compostura no chão ambas dominam o ato e na sequência voltam com tudo para um ótimo fechamento. Outra que foi muito bem nos atos finais foi Sonia Seminario com sua Esther perfeita nas entonações de suas cenas, fazendo com que tudo fosse muito fácil de ser resolvido como damas. Claro que também o filme dominou em cimas das empregadas protagonistas muito bem colocadas com Tatiana Aztengo dando voz e força para sua Luzmila cheia de estilo e preparada para surtar com a notícia completa, e Gabriela Velásquez doando o lado mais seco, porém direto e de apoio com sua Peta. Ainda tivemos bons trejeitos meio que sem jeito de Jely Reategui com sua Merche sem saber bem como reagir no meio da confusão, e da mesma forma Giovanni Ciccia desesperado com seu Alvaro quando já percebe o conflito explodindo, fazendo trejeitos caricatos, porém bem colocados. Quanto aos demais, todos foram bem no que cada papel pedia, e são muitos estilos de trejeitos e dinâmicas para que tudo fosse amplo, mas como disse, alguns quase roubaram a trama para si, no caso os jovens com seu relacionamento paralelo, que raspou de querer ir além e estragar tudo, não que seja algo ruim de acontecer a discussão na família, mas só uma bomba já era suficiente para tudo.

Visualmente a equipe de arte com certeza trabalhou bastante para achar duas mansões gigantescas que se conectassem entre si com uma casa de bonecas tamanho família ligando elas, e colocando tantos elementos cênicos quanto fossem necessários para representar tudo nos diversos ambientes, salas, quartos, cozinhas, e tudo mais bem amplo e chamativo, com detalhes ao máximo nas três casas, além de jardins e tudo mais, mas foram precisos em tudo, e acertaram até nos elementos mais simples que pareciam esquecidos, e que funcionaram bem na hora da revolução completa seja do lado de fora das mansões ou no caso sendo útil para a ida até a cozinha no fechamento. Ou seja, foram bem trabalhados em tudo, e acertaram no luxo e ao mesmo tempo na certeza de não exagerar para não falhar.

Enfim, é um filme que tem defeitos como muitos outros que entregam comédias dramáticas, porém tudo é tão bem elaborado na ideia que acabamos nos divertindo e enxergando até muito mais dentro das discussões de classes, do conflito inserido e principalmente na dinâmica toda que acaba sendo muito bacana de ver, e sendo assim recomendo demais o longa para todos, e como disse, irei torcer para aparecer versões dele em outros países, pois certamente irão ampliando cada vez mais toda a trama. E é isso meus amigos, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...