Human Lost (Ningen shikkaku) (人間失格)

7/28/2023 09:06:00 PM |

Costumo dizer que gostar de animes é algo muito relativo, pois ou você mergulha de cabeça na ideia entregue ou tudo fica parecendo uma abstração tão maluca que nada parece ter sentido, e hoje fiquei bem impactado visualmente com a entrega de "Human Lost", que estreia agora dia 02/08 no SATO Cinema, mas também extremamente confuso com toda a ideia, de tal forma que vemos uma briga por tecnologia, por poderes, candidatos à vida eterna e tudo mais, numa alegoria misturando realidade futurística com saúde e revolução. Ou seja, vou falar que hoje irei dar apenas minha opinião quanto ao visual entregue, pois sinceramente não sei se entendi tudo o que a trama queria passar, e talvez só vendo mais umas duas ou três vezes, o que não farei, mas confesso que é algo bem imponente o que é mostrado na tela, então quem gosta do estilo certamente irá pirar com tudo.

A sinopse nos conta que o ano é 2036. Uma revolução no tratamento médico venceu a morte por meio de nanomáquinas internas e do “Sistema Shell”, acessível somente para os mais ricos. Yozo Oba não é o mais rico. Incomodado por sonhos estranhos, ele une-se à um grupo de motociclistas do seu amigo numa infeliz ida a “The Inside”, onde a elite da sociedade vive. Isso instiga uma jornada de descobertas aterrorizantes que mudaram a vida de Yozo para sempre.

Diria que o diretor Fuminori Kizaki conseguiu trabalhar bem toda a dinâmica da trama, desenvolvendo bem o relacionamento da garota e do rapaz, que mesmo tendo um destino que se cruzam, não podem ficar juntos, e isso é bem moldado dentro da trama com o outro rapaz que quer apenas acabar com todo o sistema do planeta, ou seja, vemos uma trama tradicional se analisarmos bem a fundo, porém é tão bem desenhada no estilo de anime, com efeitos e lutas tão gigantescas, que praticamente podemos relevar bem a história toda, tendo tudo um conceito maior reflexivo sobre sociedade que vai além, mas como disse no começo, seria necessário ver até mais que uma vez para compreender tudo o que desejavam mostrar. Ou seja, é daquelas tramas que cada vez que o espectador confere vê um algo a mais, e isso ao mesmo tempo que é bom, também acaba sendo ruim, então deixo como dica que vejam ele com a mente bem aberta, pois aí tudo pode ir mais além.

Sobre os personagens, diria que dava para ter desenvolvido um pouco mais cada um, pois a história mesmo sendo desenvolvida em capítulos, meio que entendemos a essência dos personagens com tudo correndo na velocidade máxima dos atos finais, não indo tão a fundo em nenhum dos três protagonistas, mas diria que o médico Masao Horiki foi bem imponente de proposta, conseguiu dar as nuances fortes para acabar com o sistema, e usou tudo o que tinha para fazer. Já o jovem Yozo Oba se vê meio indeciso com o que fazer, e se perde entre sonhos até resolver lutar com tudo realmente. E por fim a jovem Yoshiko Hiiragi tem um coração bom, e praticamente se apaixona pela essência do rapaz, ajudando ele a conseguir seu objetivo. Todos muito bem desenhados no estilão anime que conhecemos bem, sendo interessante a desenvoltura de cada um para o que tem a mais para dar, ou seja, lutar pelo bem maior.

Visualmente já falei e volto a repetir, a trama é um luxo de efeitos, mostra uma cidade poluída em nível máximo aonde as pessoas andam de máscaras, vemos o sistema de saúde bem imponente por máquinas que quando a pessoa morre ou fica doente basta uma ligação e as nanomáquinas dentro da pessoa fazem ela viver novamente (será que algum dia isso se realizará?) e claro vemos o lugar dos anciões todo característico do Japão antigo bem modelado com ares mais futuristas, ou seja, tudo bem marcante, além de alguns bichos estranhos que os "humanos perdidos" viram quando as máquinas param, que lutam contra a polícia e o sistema.

Enfim, falei um pouco do que entendi da trama, tenho certeza que muitos irão se revoltar com meu texto falando que eu não entendi nada do que foi mostrado, mas confesso que gostei da trama por completo, mesmo não entendendo muito todo o resultado, e detalhe, a música final que explica bem os atos finais pela letra acaba sendo bem boa de escutar, e deixo o link aqui. E é isso meus amigos, eu deixo a recomendação para quem gosta de animes ir conferir o longa no SATO Cinema em São Paulo à partir do dia 02/08, e fico por aqui agora, mas volto em breve com mais dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...