A Famosa Invasão dos Ursos Na Sicília (La Fameuse Invasion De La Sicile Par Les Ours) (The Bears' Famous Invasion of Sicily)

11/28/2020 08:01:00 PM |

Intencionalmente ou não, algumas animações têm puxado tanto para um lado mais dramático, e recaindo tanto para algo mais adulto que até ficam bem interessantes para pensarmos, emocionarmos e tudo mais, porém quando não encaixam a força suficiente para pegar o público mais adulto, o resultado final acaba mais cansando do que envolvendo, e isso é extremamente perigoso. E infelizmente foi o que acabou acontecendo com "A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília", pois vemos um filme lindamente desenhado, com traços rústicos e uma história quase que inteira cantada pelos narradores, porém quando ocorre o complemento da história pelo urso, o filme tem uma queda de ritmo tão grande e desanimadora que acabamos não entrando mais no clima, o que desanda o resultado final e não atinge tudo o que aparentava fluir. Ou seja, como os próprios narradores iniciais dizem no final do longa, o filme não deveria acabar daquela forma, pois não agrada nem faz refletir, ao menos que o urso fosse o próprio Tonio, o que até fica implícito, mas não flui.

O longa nos conta que tudo começa quando, Tonio, o filho do rei dos ursos, é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília... Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide então invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens.

O diretor Lorenzo Mattotti até pode ter ido num rumo bem dosado para mostrar a trama do quadrinista Dino Bizarro, trabalhando mais a essência visual bonita do filme, brincando bem com desenhos aparentemente feitos em aquarela, porém o resultado do excesso dramático que a história tem acabou não caindo bem na forma contada, sendo uma virada de tempo excessiva de situações ruins que acabamos indo por um rumo meio que deprimente demais, ou seja, acabou não dando nem dinâmica para seu filme, nem fazendo algo que impressionasse de uma forma intensa comum de bons dramas. Ou seja, o diretor até tentou criar algo adulto desenhado para crianças ao ponto que os pequenos até gostarão dos ursinhos e tal, mas não irão empolgar com nada, e os adultos acabarão quase dormindo com tudo, e assim sendo a falha acaba sendo grande.

Quanto dos personagens, diria que tanto Tonio quanto Leonce possuíram personalidades de bons líderes, embora o pequenino urso ainda esteja em formação, e assim acabam fluindo bem nas dinâmicas colocadas, e até os narradores iniciais Gedeone e Almerina entregaram ritmo e diversão no estilo passado, porém nenhum acaba sendo marcante o suficiente para ir muito além, e o mago e o rei é melhor nem entrar em detalhes, pois acabam sendo ruins demais.

Como já disse o visual do filme mesmo sendo um 2D bem simples, aparenta ser inteiro pintado em aquarela, e assim sendo é algo que até chama muita atenção por todo o trabalho entregue, ou seja, a equipe de arte pensou bem no estilo pedido pela trama, e agradou bastante.

Enfim, é um filme simples demais, que até tem um monte de coisas para se pensar, mas é tão sem ritmo que o filme acaba não empolgando ninguém, e o resultado mais desanima que agrada, ficando mediano demais. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas já vou para outra sessão do Varilux, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...