Netflix - Homens de Coragem (Only The Brave)

11/02/2020 07:28:00 PM |

É interessante como histórias reais costumam empolgar o público, e geralmente diretores procuram colocar um pouco mais de ficção no miolo para dar um carisma a mais, criar alguma tensão mais forte, e tudo mais, mas quando alguns optam por seguir a linha sem incorporar muita coisa, o resultado acaba sendo bonito, chamativo, mas sem muita empolgação. Digo isso após conferir "Homens de Coragem", que está na Netflix, pois é um filme bem bonito, que mostra a destemida profissão de bombeiro florestal, que se aventura no meio de um fogo monstruoso que geralmente encontra combustível para se alastrar em cada canto ao redor dos profissionais, mas que muitos mostram paixão por isso, e acabam deixando de lado familiares para sobreviver na profissão, porém é daqueles longas que acaba faltando uma fagulha realmente para emocionarmos com tudo, pois mesmo o final sendo bem forte e intenso, o clima acaba não indo pontiagudo como costuma acontecer em outros exemplares. Ou seja, é um bom filme, tem uma bela história, envolve com tudo o que é passado, mas certamente poderia ter ido bem além com uma criação ficcional mais intensa, que aí sim choraríamos sem parar com tudo.

O longa conta a história, baseada em fatos reais, de uma das maiores forças de combate a incêndio dos EUA: os Granite Mountain Hotshots. Quando um imenso incêndio na região do Arizona se inicia, uma verdadeira guerra contra o tempo é travada por esse grupo de bombeiros na tentativa de apagar o fogo.

Diria que o diretor Joseph Kosinski foi seguro dentro do roteiro para mostrar bem a desenvoltura dos bombeiros, e que principalmente foi certeiro ao filmar tantas cenas com fogo sem matar ninguém asfixiado ou queimado, ao ponto que o filme passa um realismo tão perfeito que chegamos até a acreditar que os protagonistas foram para o meio dos incêndios gravar as cenas, e isso é algo muito bom de ver, porém as cenas dramáticas de miolo acabaram não funcionando como um estopim certeiro de envolvimento, tanto que não nos conectamos nem a história do superintendente com sua esposa domadora de cavalos, nem do drogado com sua filhinha, e assim sendo o filme acabou ficando somente com foco dos incêndios, que é bom, é real, porém não vai além. Ou seja, o diretor fez um filme muito real de essência, mostrou como são feitos os processos de fogo contra fogo para conter grandes incêndios, trabalhou bem a amizade e a família que se forma entre a equipe, mas não criou um carisma suficiente de emocionar, o que acabou pesando um pouco na desenvoltura completa da trama.

Sobre as atuações, Josh Brolin se portou de forma bem imponente com seu Marsh, criando situações fortes e verdadeiras de um personagem bruto, porém com muita vontade de comandar, agradando pela certeza cênica, e claro pela forma que o ator sempre agrada na tela. Miles Teller cada vez mais tem mostrado que já tem personalidade suficiente para papeis que misturam boa dramaticidade com envolvimento, e aqui seu Brendan foi crucial para os momentos mais dramáticos do filme, ao ponto que talvez um apelo em cima dele funcionasse bem, porém a história de seu personagem é meio jogada e não causa o que precisaria para isso, mas o ator ao menos supriu as necessidades cênicas e foi bem em cena, agradando bastante. Chegou a ser até engraçado ver Jeff Bridges com um visual completamente diferente do que estamos acostumados com seu Duane, ao ponto que seu personagem é mais um elo conector de tudo, e nem vai muito além com suas cenas, mas sua emoção nos atos finais é bem bonita de ver, mostrando algo que não vemos comumente o ator fazer. Taylor Kitsch também veio com um visual bem diferente para seu Mack, e embora o personagem comece com muitas brigas com o protagonista do filme, vemos depois muita amizade e bons atos juntos, ao ponto que o ator trabalhou seu personagem de forma agradável e interessante de ver. Quanto aos demais, tivemos bons momentos de quase todos, uns aparecendo mais, outros menos, tendo leves destaques para Jennifer Connelly com sua Amanda imponente, e James Badge Dale com seu Jesse comandando todos os jovens no meio do fogo.

Visualmente o longa se passa quase que inteiro no meio de florestas pegando fogo, ao menos as partes que mais importam, e todas foram tão bem feitas que como disse no começo ficou parecendo que os atores foram realmente para o meio de florestas incendiadas, ou seja, um show da equipe de arte e claro da equipe de efeitos especiais que soube "dominar" o fogo ao redor dos atores, além disso tivemos uma pequena cidade bem representada, bares com shows country, ranchos de cavalos e tudo com muita simplicidade cênica, porém funcional para a trama.

Enfim, é um filme que até esperava me emocionar um pouco mais com tudo o que foi mostrado no trailer, mas que acaba agradando bastante, e funciona como uma homenagem para os reais bombeiros, e suas famílias, pois foi algo simples bem feito, que até poderia ter ido além com um pouco mais de ficção ou dramaticidade para emocionar mais o público, mas ainda assim vale a conferida. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...