Caçadores do Fim Do Mundo (Afterburn)

8/29/2025 08:18:00 PM |

Como muitos que me seguem sabem, eu tenho uma memória péssima, e por esse motivo que comecei o site, porém muitas vezes dentro de uma sessão tenho a sensação de já ter visto o longa que estou conferindo, e tenho de tomar muito cuidado agora que andam tendo relançamentos nos cinemas. Mas aqui não é um relançamento, e sim o uso exageradíssimo de coisas que já vimos em outros filmes, ou seja, "Caçadores do Fim do Mundo" é quase uma colcha de retalhos gigante, que para ajudar ainda foi mal costurada, resultando em algo simples, feio e jogado na tela, aonde nem os atores parecem acreditar no que estão fazendo na tela, e que só vale pelas muitas explosões, claro para quem gosta disso, ou do contrário é melhor nem arriscar a conferida.

O longa nos conta que dez anos se passaram desde que uma tempestade solar arrasou a Terra e o ex-soldado Jake busca seu sustento trabalhando como um caçador de valiosos objetos e relíquias do mundo pré-apocalíptico para poderosos clientes. Habilidoso e acostumado com a violência e a destruição, Jake se vê diante de um dos maiores desafios de sua trajetória. A pedido de August (Samuel L. Jackson), sua missão mais recente é recuperar uma das obras de arte mais icônicas do mundo: a Mona Lisa, de Leonardo DaVinci. Para isso, precisará se juntar com uma lutadora libertária para reaver a pintura antes que caia em mãos erradas.

Olhando a filmografia do diretor J.J.Perry vemos que ele é literalmente um recortados de filmes, pois seus outros dois longas também foram nessa pegada de juntar coisas que já vimos outras vezes, porém lá deram uma melhor conexão, mas aqui tudo soou artificial, desde o projeto de vida do protagonista até mesmo a liderança de um rei contra um militar tirano na busca por algo muito precioso que está escondido, e essa dinâmica só não fica pior pelo longa ser bem ágil, com uma caminhonete blindada (porém sem janelas!!!) que os soldados adversários falam até que é voadora, é assim o filme não fica tão ruim quanto poderia ficar, mostrando que ao menos o diretor tentou entreter o público que for esperando um "passatempo".

Quanto das atuações, Dave Batista entrega para seu Jake um Drax sem o carisma que tanto colocou ele em evidência, lutando na mão, atirando e nem tentando ao menos ter expressões para a devidos atos teve a capacidade, ou seja, estava ali apenas pelo cachê. Olga Kurilenko trabalhou sua Drea com até trejeitos cativantes de esperança demais para uma lutadora de frente de batalha, e ao menos puxou para si o carisma que seu parceiro deixou de lado. Samuel L. Jackson entregou para seu Rei August uma mistura de vários personagens que já fez na carreira, sendo canastrão do jeito que sabe nas poucas cenas que apareceu. E ainda vale citar o ator norueguês Kristofer Hivju que já fez grandes dramas, como um ditador militar que tem meia dúzia de diálogos imponentes e alguns tiros para tentar aparecer, mas não foi muito além.

Visualmente a trama até tentou mostrar um mundo apocalíptico pós explosões solares, mas ficou bem no básico com galpões, igrejas adaptadas, casebres é claro muitas armas, um avião todo baleado, e mesmo com muita escassez de recursos o protagonista com uma moto gigante bebendo combustível a rodo, ou seja, poderiam ter feito algo mais crível, e claro usado mais o galpão final. Ainda tivemos cenas em trens que tradicionalmente vai acontecer o que acontece em todos filmes de ação, e como já disse, a caminhonete turbinada que acelera e foge de tiros de tanques como se fosse uma pena.
 
Enfim, é daqueles filmes que certamente vou esquecer amanhã que já vi ele alguma vez, ou até algum outro diretor colocar tudo de novo igual esse fez, pois o pessoal insiste nesse estilo. Ou seja, não recomendo de forma alguma, nem mesmo como um passatempo razoável de curtir, e por isso vou encarar mais um longa hoje, mesmo com essa gripe chata que tá me seguindo. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas daqui a pouco volto com outro texto, então abraços e até logo mais.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...