O Tempo Com Você (天気の子) (Tenki No Ko) (Weathering With You)

1/05/2021 02:00:00 AM |

Não sou um grande fã, muito menos conhecedor de animes, mas confesso que ando gostando muito dos que acabam sendo exibidos nos cinemas nacionais, ao ponto de parecer até o que acontecia com o cinema argentino que só apareciam grandes obras para nós, então dessa forma, quem for conferir o longa "O Tempo Com Você", que foi o candidato do Japão ao Oscar de Filme Estrangeiro em 2020, certamente irá se emocionar com uma belíssima história cheia de detalhes, com muita dinâmica, e principalmente com um envolvimento fora dos padrões que além de ser bem trabalhado no contexto fantasioso/místico que nos é apresentado, ainda é maravilhosamente desenhado ao ponto que alguns atos de chuva são mais bonitos que muita chuva cênica do cinema mundo afora. Ou seja, é daquelas tramas que parecem simples, mas acabam nos conectando de tal forma que na metade já estamos dançando com as canções que não entendemos nada, e até nos emocionando com alguns momentos, mas que não faz chorar como aconteceu com o filme anterior do diretor, e talvez tenha sido esse detalhe que faltou para ser perfeito.

A sinopse nos conta que durante o verão, Hodaka foge de sua casa em uma ilha periférica para chegar a Tóquio. Ele não tem dinheiro, mas depois de muitos dias, acaba encontrando trabalho como escritor freelancer para uma revista duvidosa. Um dia, porém, Hodaka conhece uma garota no meio da agitação da cidade grande. Hina é uma garota alegre que vive sozinha com seu irmão mais novo, devido a uma série de circunstâncias. Ela tem um poder que deixa Hodaka impressionado: Hina pode controlar o tempo.

Diria que o diretor Makoto Shinkai foi certeiro no estilo mais uma vez, pois em "Your Name" ele conseguiu fazer uma trama emocionante simples e direta não apenas para seu público alvo (fãs de anime), como também acabou criando um envolvimento fascinante para todos que gostem de um longa bem montado, e aqui ele seguiu quase a mesma fórmula para manter a essência criando um ambiente futurista não apelativo que acaba sendo convincente. Ou seja, ele dá emoção em momentos simples, cria a ambientação juvenil caricata, porém gostosa de sentir, e só não foi mais certeiro dessa vez por ter algumas tramas paralelas meio que jogadas, que quase abrem a trama para algo mais seriado (como a situação do Sr. Suga com sua filha, o garotinho cheio de prosa com outras garotas, e até mesmo a busca da polícia pelo protagonista), ao ponto que o amor dos jovens, seu poder climático e tudo mais acabam em alguns atos meio que ficando de lado, e isso é muito errado, pois a trama se manteria fácil com tudo em cima deles. Sendo assim, não digo que aconteceu algo ruim, afinal os demais também possuem bons momentos, mas acabam quebrando o clima, e isso pesa um pouco na emoção.

Quanto dos personagens, diria que todos têm seu estilo e carisma, ao ponto que o jovem Hodaka é gracioso, ingênuo e bem trabalhado, conseguindo passar sua ideia, suas virtudes, e principalmente sua astúcia e desespero para conseguir o que quer, e assim agrada bastante durante o longa todo. Hina ao mesmo tempo que é meiga, tem seu ar místico bem colocado, e nos envolve bastante, criando um ambiente ao seu redor, porém se tivesse um pouco mais de sua história agradaria mais. Quanto aos demais diria que cada um teve um pouco de espaço, e como disse acabaram chamando o foco um pouco destoando da trama original, com a sensual Natsumi, o patrão meio maluco Sr. Suga, e até o jovem irmãozinho da protagonista com suas namoradinhas, ou seja, todos agradam, todos são bem desenhados, mas talvez um pouco menos de foco agradaria mais.

Visualmente o longa é um deslumbre, cheio de detalhes, com muita chuva, prédios imensos bem desenhados, muitas empresas conhecidas, ambientes simples com uma iluminação forte e escura nos atos de chuva e brilhantes com os raios solares, dando exatamente a sensação de vida que o filme pede, ou seja, é um filme muito bem desenhado, com toda uma simbologia em cada momento, com detalhes precisos e claros que chamam a atenção, além de bons efeitos tanto na protagonista, quanto no clima da cidade, agradando tanto pela técnica em si, quanto pelo significado passado.

A trama tem uma trilha sonora bem gostosa, que mesmo não entendendo nada de japonês entramos no clima que ela passa, e claro que compartilho aqui para quem quiser ouvir ela mesmo sem ver o filme.

Enfim é daqueles longas que emocionam e agradam bastante com a história mística, mas que tem um bom significado de paixão adolescente, que como disse só não foi mais perfeito por abrir a trama demais, mas ainda assim é envolvente e vale demais a indicação, então aproveite enquanto está em cartaz (inclusive com áudio original e legendado), pois depois não reclame de não aparecer. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...