Sapatinho Vermelho e os Sete Anões (Red Shoes and the Seven Dwarfs)

1/09/2021 09:59:00 PM |

Antigamente quando falávamos de animações (ou melhor desenhos animados, como eram chamados), praticamente víamos um grande domínio de algumas produtoras, mas com a popularização de recursos tecnológicos, hoje vemos filmes de muitos países, de empresas que nunca sequer sabíamos a existência, e principalmente trabalhando temas bem interessantes com grandes desenvolturas, ou seja, acaba sendo bacana conferir algumas animações por toda a essência entregue, e que com boas sacadas acabam nos divertindo. Dito isso, confesso que estava bem receoso para ir conferir o longa sul-coreano, "Sapatinho Vermelho e os Sete Anões", pois além de parecer uma paródia barata de um texto que já conhecíamos, usava ainda algumas técnicas muito semelhantes a outros sucessos de bilheteria, ou seja, a famosa tentativa de chamar o público com algo que já conhecíamos e vir depois com absurdos, então fui ao cinema hoje (mesmo com o longa já em pré-estreia há 3 semanas, mas com horários ruins) preparado para tacar muitas pedras na trama, e pelo contrário, saí da sala muito feliz com o que vi, pois me divertiu horrores com as piadas usadas na dublagem, e a trama tem todo um conceito bem interessante de valorizar a beleza interior das pessoas, dando uma formatação bem diferente para a trama, e agradando bem com toda a loucura colocada. Ou seja, é daqueles filmes que parecem bem simples, mas que se desenvolvem tão bem que acaba agradando tanto os pequenos quanto os adultos, e assim valem pela dinâmica, pela história e até pelo design da obra, que resulta em algo singelo, mas bem desenhado.

A sinopse nos conta que uma garota pensa ter encontrado a verdadeira beleza após achar sapatos vermelhos que dão a ela a aparência de uma princesa. Essa mágica atrairá o interesse da bruxa má, que quer roubar seus sapatos e sua beleza, e a atenção de 7 anões que a levarão para viver grandes aventuras. Uma comédia familiar cheia de humor, romance e ação que vai mostrar que tudo é 100% atitude e a verdadeira magia é ser você mesmo.

O trio de diretores sul-coreanos são estreantes, mas souberam bem onde pegar suas bases para que seu filme tivesse uma formatação ao mesmo tempo caricata, mas sem soar jogada como uma paródia, e principalmente sabendo dosar aonde chamar atenção para que o longa não ficasse bobo demais. Ou seja, vemos sim muitas semelhanças com o clássico, mas vemos muito mais em essência o funcionamento de grandes sacadas para que tudo fosse com algum sentido, como os anões aprenderem a lidar com suas arrogâncias originais como príncipes que eram (além de ser uma tremenda sacada de apenas ficarem anões verdinhos quando alguém está olhando, mostrando que quando estão sozinhos estão normais - fica a dica para Patty Jenkins e o erro com a mudança de corpo do protagonista em "Mulher-Maravilha 1984"!), a jovem gordinha mostrando que se ama daquele jeito, mas que com o poder mágico da beleza acaba recebendo mais ajuda, a velha com um grandioso ódio que destrói tudo, e por aí vai, mostrando que souberam criar um roteiro bem montado, que ao cair para o estúdio de dublagem nacional ainda puderam brincar bastante com piadas, gírias e situações casuais do nosso costume, o que deu um tom a mais para o filme, sendo um acerto tremendo. Ou seja, o filme que já tinha uma essência boa, acabou ficando ainda mais gracioso e divertido na versão nacional, que mesmo apelando em alguns atos acertou demais em tudo (o que é bem raro de acontecer!).

Já falei um pouco sobre os personagens, mas foi bem bacana transformarem o padrão de princesa para que a Branca de Neve fosse gordinha, os príncipes passassem o longa inteiro como ogrinhos verdes, e assim o resultado visual da trama já foi bem interessante e diferenciado, e além disso as personalidades de Merlin com seus poderes em cartões mágicos foi bacana de ver, um Arthur desesperado por sua espada, os construtores trigêmeos geniais Pino, Noki e Kio fazendo suas invenções gigantes, além dos demais. Uma madrasta bruxa cheia de magias estranhas, e claro o príncipe Tantofaz completamente louco com seus trogloditas indo em busca de alguém para lhe dar popularidade. Além claro dos bichinhos fofos de madeira como o trio de macaquinhos e o grande coelhão que já dava pra matar de cara o segredo. Ou seja, uma trama com personagens carismáticos bem colocados que chamaram a atenção em tudo, e fizeram o filme funcionar tanto pelas cores, quanto pelas atitudes.

Visualmente a trama tem uma dinâmica bem colorida, com ambientes diferentes, muitas cenas na floresta, algumas cenas com mais personagens na cidade, mas principalmente dando destaque para a casa/castelo dos anões, o castelo da bruxa e uma rápida passada no castelo de Tantofaz, sendo bem bacana ver os figurinos dos anões/príncipes iguais quando pequeninos e quando humanos, e claro a transformação da princesa ao usar seus sapatinhos, ou seja, tudo tendo um bom conteúdo para impressionar no quesito.

Enfim, é uma trama bem gostosa de curtir, que passa bem uma mensagem bonita, e que aliado a uma boa dublagem, incluindo nas canções (não consegui achar a versão nacional das músicas, então se alguém tiver para contribuir, só mandar que coloco o link), resulta num filme que vale a pena a conferida, e que certamente a criançada vai gostar bastante, e claro que nós adultos também (pois ri demais com tudo), então acabo recomendando a conferida para todos, pois mesmo não sendo algo impressionante, diverte bastante. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...