Estranho Passageiro - Sputnik (Спутник) (Sputnik)

1/27/2021 01:15:00 AM |

Uma coisa é fato sobre os filmes russos: eles não tem limites para nada, ao ponto que um simples filme envolvendo aliens já acabam colocando questões de guerras, já incorporam a temática socialista dos anos 80 na República Soviética, mostra presos sendo mortos, e ainda tenta um romance interplanetário ou algo carismático demais, ou seja, "Estranho Passageiro - Sputnik" tem de tudo para tentar cativar o público com uma história mista de terror/suspense que até funciona bem, embora seja bem estranha. Ou seja, é um filme que não assusta, mas causa certas cenas de tensão e nojo, que acabam enquadrando dentro da proposta de um terror, e tem todo um mistério sendo desenvolvido que funciona, mas certamente poderiam ter ido mais além se não ficassem tão presos em um conceito meio que novelesco, pois temos o problema da posse do corpo, temos o lado do uso como arma, mas ficaram enrolando com tudo, e assim o resultado não flui, e fica travado demais para o final escolhido.

A sinopse nos conta que em meio a tensão do auge da Guerra Fria, uma cena terrível é descoberta no local de pouso da espaçonave Orbit-4. O comandante da embarcação é o único membro da tripulação encontrado vivo, mas perdeu a memória com a terrível experiência e não consegue esclarecer a causa do acidente. Em uma instalação governamental isolada, sob a vigilância de guardas armados, a psicóloga Tatiana Klimova é recrutada para tentar curar a amnésia do astronauta e desvendar o mistério.

Talvez o principal motivo do longa não ter fluído tanto seja do diretor Egor Abramenko estar estreando na posição, e claro querer colocar tudo o que pensou ao ler o roteiro na tela do cinema, mas mais do que apenas isso, diria que o fator predominante de falhas é o filme ser amplo demais para tudo, não focando diretamente na Guerra Fria, ou nos cosmonautas, ou claro principalmente no ser alienígena que veio de brinde na expedição, pois certamente com um tema mais direto poderiam ter criado tudo e agradado sem precisar tantos enfeites. Ou seja, é daqueles filmes que quando achamos que vai seguir um rumo, acaba indo para outro completamente diferente, e por incrível que pareça, esse rumo também é bom de ser seguido, e aí é que o diretor perde a mão, e o público a noção que queriam mostrar. Porém longe de ser algo ruim, o filme tem uma boa densidade, o alien é interessante, todo o mote funciona bem, só não diria que os atos finais foram tão empolgantes como poderiam ser em uma fuga tradicional, mas dá para o gasto.

Como de praxe, todo filme russo que vem para o interior acaba vindo dublado, então não vou ficar focando muito nas interpretações, pois tudo acaba soando extremamente falso nas vozes colocadas (principalmente nas dos não protagonistas como a mulher da bancada, a atendente, e a criança então jesus é de desanimar qualquer um!!)... então o que posso falar é que a personalidade da protagonista ficou muito simbólica, ao ponto que não conseguimos entender se Tatiana Klimova (frisando o sobrenome, que fazem questão de falar todas as vezes - deve ser importante!) está ali por obrigação, se quer realmente descobrir algo, ou se de cara se apaixonou pelo alien (não pelo ator, mas sim o bichinho) e quer ter uma relação, pois a protagonista só faz besteira nas cenas mais imponentes, ou seja, chega a dar raiva dela. O general de cara já sabemos que quer usar o bicho de arma potente, pois ninguém foca tanto em algo com olhares tão intensos, e claro sabíamos que uma hora ou outra ia dar conflito, e sua cena final foi bem doida. O jovem cosmonauta nem era tão chamativo, mas acabou se saindo bem em algumas cenas, mostrando o porte atlético e tudo mais, mas ao revelar que quem estava comandando a personalidade era o alien faltou um pouco mais para empolgar. O cientista invejoso foi até engraçado de ver toda hora a moça falando que ele queria apenas um Nobel, e isso ficou muito marcado, pois a todo momento víamos ele com cara amargurada escondendo algo, e a jovem soltava essa, então faltou um pouco mais de trejeitos para chamar a atenção.

Visualmente o longa foi bacana com instalações marcantes da República Soviética, com todo um quartel general montado, computadores e câmeras da época, muitas imagens analógicas, vários elementos cênicos marcantes da data, figurinos dos soldados da época também, e claro um ser alienígena bem estranho, claro verdinho meio amarelado, e cheio de nuances gosmentas, que junto de muitas cenas escuras acabaram funcionando para dar a tensão da trama, e o resultado visual acabou funcionando bastante.

Enfim, não é o melhor filme de terror/suspense que já vi, mas vindo dos longas russos que andam aparecendo por aqui foi algo bem bacana de proposta, que certamente nas mãos de um bom produtor americano viraria um daqueles filmes tensos mega produzidos que tudo se encaixaria perfeitamente, mas vale a conferida mesmo assim, e quem sabe um dia verei com as vozes originais para rir um pouco menos de tudo. Bem é isso pessoal, acabo recomendando a trama para quem gosta do estilo, mas não espere muito dele, e eu fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...