Tenet em Imax (Tenet)

10/30/2020 01:46:00 AM |

Um tremendo filmão daqueles que você sai com dor de cabeça de tanto fritar os neurônios tentando entender o que está acontecendo naquele momento exato, o que já aconteceu e o que vai acontecer, essa pode ser a melhor definição de "Tenet". De forma que alguns irão odiar, outros amar, e até diria que a maioria nem vai entender tudo, pois o diretor quis assim, e pronto, transformando um filme de reversão temporal muito bem feito em algo gigantescamente maluco e perfeito de ver de preferência na maior tela possível, pois é insano a quantidade de ação entregue nas cenas finais, e como costumo dizer, uma boa batalha tem de ser apreciada com tudo no máximo. Dito isso, o filme é bem intenso e chega a dar um certo nó no cérebro com tantas reviravoltas, que vale muito ver e rever para entender tudo, mas que quem prestar bastante atenção certamente vai entender tudo, e irá vibrar a cada loucura feita.

A sinopse nos conta que um agente da CIA conhecido como O Protagonista é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global. Eles precisam impedir que Andrei Sator, um renegado oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial. A organização está em posse de uma arma de fogo que consegue fazer o tempo correr ao contrário, acreditando que o objeto veio do futuro. Com essa habilidade em mãos, O Protagonista precisará usá-la como forma de se opor à ameaça que está por vir, impedindo que os planos de Sator se concretizem.

Falar sobre a direção de Chistopher Nolan é o mesmo que falar sobre como queremos ser surpreendidos e confusos, pois ele brinca com a dúvida, faz tudo cada vez maior e real (a maioria das cenas foi realmente filmada sem efeitos computacionais), e usando inclusive um físico para saber como brincar com tudo acabou entregando um roteiro insano que flui muito, principalmente no segundo ato, e que faz com que praticamente entremos na ideia toda para entender onde realmente estamos, afinal não é um filme de volta no tempo, mas sim de inversão temporal, que não é muito diferente, mas que brinca mais com conceitos próximos, e o resultado acaba soando ainda mais maluco. Ou seja, o roteiro de Nolan é incrível, sua direção foi minuciosa, e assim como fez em "A Origem", aqui ele nos entrega um filme para ver mais que uma vez para compreender tudo, e que mesmo com um começo meio lento demais, ao final tudo faz muito sentido, funciona, empolga, e quem estiver disposto a entrar no clima irá se apaixonar pela trama toda, e claro ficar por trás da máscara na cara com um tremendo sorriso de surpresa a cada momento final.

Sobre as atuações, chega a ser incrível a precisão técnica e expressiva de todos para com cada momento do filme, pois tiveram de filmar tantas vezes cada cena, fazer indo, fazer voltando (pois muitos vão falar que gravaram em seguida e depois editaram, mas há momentos com tudo rolando ao mesmo tempo, ou seja, a bagunça fica bem completa para apenas inverter a gravação!), ou seja, foram bem demais. E cada dia mais John David Washington mostra que não está nos principais projetos por ter uma família influente no cinema, mas sim por seus méritos expressivos muito bem encaixados, ao ponto que aqui seu Protagonista é forte, é dinâmico, e entrega o que um protagonista deve entregar: carisma do começo ao fim para que o público se conecte a ele. Se algumas pessoas ainda estavam com medo do que Robert Pattinson poderia fazer com seu vindouro filme do Batman, aqui ele deu uma leve palhinha com seu Neil perfeito de expressões, com momentos icônicos, e dinâmicas de tirar o chapéu e torcer pelo seu personagem, agradando muito com uma desenvoltura bem preparada, cheia de ações e boas sacadas. Kenneth Branagh entregou um Andrei Sator meio fechado demais, mas seu papel pedia isso, e o ator caiu muito bem para o estilo, e de certa maneira ficamos bravos com sua vilania, sendo um bom acerto na maioria das cenas. Elizabeth Debicki trouxe para sua Katherine uma mulher forte e determinada, que nem chegamos a entender a leve "paixonite" que o protagonista acaba tendo por ela, mas que foi bem certeira em muitos atos, e acaba agradando também. Quanto aos demais, tivemos muitos bons momentos com vários atores, mas a maioria foi usado pouco para ter um grande destaque, valendo apenas pontuar algumas boas cenas de Dimple Kapadia com sua Pryia misteriosa.

Visualmente o longa também bate um bolão com cenas intensas de perseguições de carros, lutas em corredores, um teatro lotado sendo invadido, cenas no meio do mar, dentro de um tubo de energia eólica, navios, um cofre de quadros caríssimos, e claro uma explosão real de um avião trombando em um hangar, ou seja, a equipe de arte gastou dinheiro a rodo no primeiro ato, e no final ainda teve uma tremenda guerra com vários figurantes, armas, figurinos de guerra, prédios sendo demolidos e explodidos, iates, e tudo mais, ou seja, é de cair o queixo a cada cena entregue com uma precisão cirúrgica para que tudo fosse usado e funcional para as devidas cenas, mesmo que soassem confusas e sem muita explicação. 

A trilha sonora é intensa do começo ao fim, dando ritmo para a produção, e que junto de uma mixagem incrível de tiros, explosões e muita dinâmica acaba quase nos deixando surdos dentro da sala Imax com o som no talo, ao ponto que mesmo não tendo grandes canções, a composição própria de Ludwig Göransson foi precisa e é incrível de ouvir, então deixo aqui o link para isso.

Enfim, era um dos filmes que eu particularmente mais estava esperando no ano, e mesmo indo com expectativas gigantescas, acabei não me decepcionando, pois os 150 minutos passam voando (claro após o começo meio que enroscado), e pode ser que na minha avaliação final nem seja o melhor longa do ano, mas certamente será daqueles que vou lembrar por um bom tempo, e até pensarei em rever. Sendo assim recomendo com certeza para todos que gostem de uma trama investigativa no estilo 007, mas que mistura ciência, e bagunça temporal, valendo inclusive como já disse ver na maior sala possível, afinal o longa foi filmado com as câmeras Imax, então se tiver em sua cidade, não perca a oportunidade. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...