Amazon Prime Video - Caixa Preta (Black Box)

10/07/2020 10:41:00 PM |

Alguns filmes fluem por ideias tão abstratas de uma maneira tão imponente que acabamos imaginando as possibilidades de aquilo se tornar realidade, e uma coisa que certamente muitos sempre ficam pensando é "Como é quando morremos?", "O que acontece quando pegamos a parte de um corpo e transplantamos em outro? Será que a parte do corpo lembra dos estímulos do corpo antigo?", "E se existir uma forma de transplantar pensamentos de uma pessoa para outra para que a vida continue seguindo seu fluxo!". Pois bem, certamente os roteiristas do longa "Caixa Preta", que estreou ontem na plataforma da Amazon, como segundo filme de terror encomendado para o projeto Welcome to BlumHouse, pensaram em tudo isso, e ainda entraram no clima do filme sucesso "Corra!", partindo para uma trama densa e bem interessante, que acaba fluindo numa mistura intensa de ideias com um tratamento a base de hipnose, mas com muito mais tecnologia aonde você consegue se projetar dentro do sonho e se encontrar ali. Pois bem, até aí a ideia era boa, mas com o desenrolar da segunda metade é que o terror começou a ficar bem montado, pois aí passamos a conhecer um pouco mais realmente cada personagem, e as situações passam a arrepiar. Ou seja, é um filme bem inteligente, com uma proposta que até dá para se pensar numa realidade alternativa existir, mas que assim como o outro filme do projeto não chega a assustar realmente, sendo mais um suspense psicológico bem feito do que um terrorzão como imaginaríamos vindo da produtora.

A sinopse nos conta que sobre um homem está lutando para recuperar sua memória depois de sobreviver a um trágico acidente de carro. Desesperado para voltar ao que era antes enquanto tenta criar sua filha, ele recebe um tratamento experimental que o ajuda a investigar um passado que de repente parece escuro demais para ser seu.

O diretor e roteirista Emmanuel Osei-Kuffour estreou na direção com uma trama digamos tecnológica em si, mas que brincou bem com nossa psique, ao ponto que vamos nos envolvendo tanto com a possibilidade do protagonista conseguir recuperar sua mente, que nem pensamos no outro vértice, de forma que quando ocorre a sacada até chegamos a pensar em algo pior com o amigo, chegamos a pensar em até algo pior com a ideia dele, mas jamais a ideia original que acaba ocorrendo no ponto de virada. Ou seja, souberam ocultar bem os fatos, e souberam melhor ainda em brincar com os pontos de virada para algo fictício bem marcante, e que mostrou que o diretor estreante tem uma mão bem segura de suas ideias, pois facilmente o longa poderia rumar para algo envolvendo espíritos e tudo mais, e ele ser manteve forte na ideia de ciência com uma boa dose de misticismo e tecnologia, ao ponto que o acerto acaba fluindo bastante, e o resultado final acaba empolgando bastante.

Sobre as atuações, podemos dizer que Mamoudou Athie tem personalidade e domínio cênico, de modo que as cenas de seu Nolan acabam sempre bem dimensionadas, e funcionam com olhares e trejeitos bem colocados, mostrando-se levemente aflito pelo tratamento, mas esperançoso ao menos, e assim acabamos até torcendo para ele, e claro ficando com medo dos seus medos. A jovem Amanda Christine também foi bem com sua Ava cheia de trejeitos imponentes, praticamente mandando em tudo e em todos, de modo que seus resultados acabam chamando bem atenção, mesmo que boa parte do filme acabe não dependendo dela. Phylicia Rashad trouxe um ar diferente para sua Lilian, ao ponto que até acabamos entendendo seus atos, embora seja algo proibido dentro da Medicina, mas a atriz foi imponente, soube dominar cada símbolo, e ao final vemos que pode até conseguir chamar uma continuação para si. Quanto aos demais, tivemos bons momentos tanto de Tosin Morohunfola com seu Gary preocupado com o amigo, cheio de dinâmicas bem colocadas, mas que não foi tão usado como poderia, e claro Donald Elise Watkins com seu Thomas forte e bruto de intensidade, que de cara já imaginávamos o que tinha rolado com ele. E claro tenho de pontuar Troy James (que sabia que conhecia de algum lugar, no caso do America's Got Talent) com suas imponentes movimentações cheias de contorção, que para quem não viu no programa de talentos, de uma caçada na internet, pois é assustador o que ele faz com seu corpo, e aqui no filme ajudou a não precisarem de computação gráfica. 

Visualmente o longa foi bem interessante também, pois ambientado aparentemente dentro de uma sala de hospital cheia de computadores e equipamentos de última geração, o protagonista acaba saindo dali e indo para um apartamento bem detalhado, para um casamento bem simbólico, e para um quarto cheio de elementos cênicos, e que junto de muitos detalhes em cada momento vemos o trabalho da equipe de arte para brincar tanto com a mente do protagonista, quanto com a nossa, e o resultado acaba sendo bem satisfatório, e usando bem pouco de computação para o realismo ficar melhor ainda.

Enfim, é um filme que assim como o de ontem do mesmo projeto, também não dá para falar muito para não estragar as surpresas (aliás aqui falei até demais!), que consegue surpreender bem, e que entrega uma trama inteligente que até podemos pensar na possibilidade de acontecer realmente um dia, só esperamos que de forma mais "amigável", e sendo assim, também recomendo bastante o longa, mesmo com leves defeitos e exageros de uma primeira direção. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...