Velozes e Furiosos 6

5/25/2013 01:11:00 AM |

Vão dizer que eu enlouqueci, que não sirvo pra ser crítico e tudo mais, mas uma coisa é inegável na minha opinião, que é o que sempre friso que estará presente aqui no blog, se um filme mesmo que possua péssimos diálogos, mas que cumpra com sua obrigação quanto ao que seu público quer ver, eu com toda certeza irei falar que ele é bom e bem feito. E contando dessa forma, posso dizer que "Velozes e Furiosos 6", no quesito de conseguir a melhor ligação possível com todos os demais longas da série, inclusive com os que não foram dirigidos pelo mesmo diretor, diverte, entretém e consegue terminar muito melhor do que esperava, resultando num dos melhores da franquia.

A sinopse nos mostra que desde que o golpe de Dom e Brian no Rio de Janeiro deixou o grupo com US$100 milhões, os heróis se espalharam pelo globo. Mas a incapacidade de voltar para casa e viver em um lar tornou suas vidas incompletas. Enquanto isso, Hobbs esteve perseguindo uma organização de mercenários sobre rodas, um grupo de homens cruéis divididos em 12 países, cujo mentor tem ajuda da destemida Letty, a antiga namorada de Dom, que ele acreditava estar morta. A única maneira de parar este grupo de criminosos é superá-los nas ruas, por isso Hobbs pede a Dom para reunir um grupo de elite em Londres. A recompensa? Perdão a todos eles, para poderem voltar para as suas casas e tornarem suas famílias completas novamente.

Agora você deve estar querendo perguntar, mas se o filme faz tantas ligações como você disse com os anteriores, é possível assistir ele sem ter visto os demais? Respondo que sim, pois o diretor consegue fazer uma história teoricamente inédita, mas sair vibrando com cada cena e principalmente na pós-primeiro crédito, com toda certeza só quem viu todos os outros cinco filmes entenderá e ficará mais empolgado com cada ação já esperando inclusive um sétimo filme. Muitos críticos por aí saíram dizendo que é um dos piores filmes da franquia, e acredito seriamente que ou eles não viram nenhum dos anteriores ou simplesmente não assistiram ao mesmo filme que eu, pois até concordo de o longa ter diálogos ridículos, muitas vezes de até uma palavra, mas já ficou explícito isso em qualquer campeonato de som ou até mesmo dessas pessoas que lutam em brigas, que salvo raras exceções, esse é o estilo de conversa deles. Portanto você indo numa corrida, ou numa competição de som, ou até mesmo num lugar onde a maioria seja ex-criminosos não verá uma pessoa falando uma frase de mais que 5 a 6 palavras, nem que contenha a norma culta falando sobre bolsa de valores ou qualidades intelectuais das mulheres. Ou seja, o filme é a mais pura realidade do que acontece, e aprovo que a cada novo roteiro, Chris Morgan e GaryScott Thompson conseguem chegar mais próximo da realidade que esses personagens falam. Ok, temos diversas cenas que você pode rir, de tão absurdas que são, mas convenhamos que quem vai ver a franquia ou até mesmo um filme de ação estilo "Rambo" e afins das antigas, sabe que vai ver cenas de pessoas voando e caindo sem sofrer nem meio arranhão, e com isso acredito que o diretor Justin Lin foi perfeito nas suas escolhas e feitios de cada cena, estando cada uma melhor que a outra no quesito ação, além claro da boa abertura que fez colocando todos longas anteriores, mostrando suas melhores cenas para que o espectador ligue um pouco de cada um deles. Agora é esperar pra ver o que o genial criador de outra franquia vai fazer no sétimo capítulo desses carros tunados, já que não é bem sua praia, mas vem aí James Wan ("Jogos Mortais").

As atuações estão bem tradicionais, mas como aqui temos a volta de vários personagens de todos os filmes da franquia, acabou sendo uma reunião bem interessante de nomes e boas cenas com participação agradável para todos. Vin Diesel é daqueles atores que não tem meio termo pra gostar dele, ou você adora o que ele faz ou odeia, aqui ele está bacana, com uma boa interação com todos os demais atores da trama, mas não dá o seu melhor, embora participe de todas as cenas com muita garra. Paul Walker teve uma mudança de comportamento completamente notável que conseguiram colocar em sua personalidade, o motivo é mostrado logo na primeira cena, e isso ficou bem bacana, claro que nem por isso estragou todo seu senso de humor e boas sacadas que dá para a trama, principalmente quando é ligado com outro personagem evaporado dos demais longas. Dwayne "The Rock" Johnson está cada dia mais forte, sério tá pior que o Schwazza na época que tomava cada vez mais bomba, mas isso não impede suas boas cenas de luta e que luta tem na cena final, quanto à texto, suas falas são padrões sem nada demais, mas quem quer ver "The Rock" falando, queremos mais é pancadaria e suas cenas com Kim Kold é de derrubar o cinema. Luke Evans como vilão convence pouco, mas até que possui boas falas durante suas cenas mais fortes, poderia fazer um pouco mais de maldades para que ficássemos com mais raiva dele. Michelle Rodriguez faz o de sempre e aqui com sua amnésia permanente consegue ficar mais estranha, serve bem de elo fazendo boas cenas, mas poderia ter dado mais para o filme. Os personagens secundários divertem bem e também fazem cenas bem interessantes, mas ficar citando cada um aqui seria um texto imenso, valendo destacar mesmo apenas as boas comicidades entre Ludacris e Tyrese Gibson que fazem rir a todo momento que estão enquadrados.

O visual está bem trabalhado passando por diversos países da Europa e claro com muitos carros tunados cada vez mais velozes e furiosos, que fazem a festa de quem quer ver muita ação com eles voando baixo por todas as ruas estreitas por onde passam. Além, claro de armas cada vez mais possantes, agora inclusive com um tanque pra passar por cima de tudo que pra variar deve ter triplicado o orçamento fácil com o tanto de carro que foi destruído. A fotografia teve muito trabalho, afinal como estamos falando de um longa de ação, a cada momento temos mais velocidade e coisas voando, e com isso tivemos até momentos extremamente fakes de saltos, onde a iluminação poderia até tentar maquiar maiores erros, mas preferiram deixar passar para não aumentar mais ainda o orçamento.

Enfim, poderia falar horas aqui, mas daria spoilers demais que estragariam as boas surpresas que o longa proporciona, inclusive com reviravoltas bem interessantes. Como disse se você tiver com um tempo veja todos os filmes anteriores da franquia, pois mesmo com uma abertura interessante que mostra bastante dos filmes anteriores, não dá as nuances que farão esse sexto episódio ser tão bem encaixado como foi pra mim e outros que gostaram tanto, mas se não tiver com tempo e quiser ver apenas boas cenas de ação num filme totalmente diversão e pipoca, pode ir agora mesmo pro cinema que é certeza de sair satisfeito com o que verá, a não ser que você já vá blindado como muitos estão fazendo por aí, indo prontos para detestar tudo. Fico por aqui, essa semana ainda temos mais uma estreia no interior, mas como é uma semana bem curta na quarta já temos novidade por aqui, então abraços e até breve.


2 comentários:

Adilson disse...

Assisti ontem. Gostei. É aquilo mesmo que vc falou: Atende completamente as expectativas para aquilo que ele foi feito: Divertir. Fiquei um pouco decepcionado com a Michele Rodriguez, sempre fui apaixonado por ela, mas senti que ela não é mais aquela garota "caliente" parece que deu uma envelhecida... Mas as cenas dela de luta são fantástica!

Fernando Coelho disse...

Olá Adilson, pois é Michele Rodriguez já foi a gata sexy que dominava nossos sonhos, e aqui tá tão estranha que nem dá pra pensar nada, só ficar com medo de apanhar dela... rssss Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...