Se Beber, Não Case - Parte 3

5/30/2013 06:13:00 PM |

É engraçado que quando fui assistir a segunda parte, cheguei com tantas expectativas que embora o filme não fosse tão ruim, saí da sala muito nervoso com o que tinha visto e com o excesso de exageros para fazer o espectador rir. Bem, como a reclamação não foi só minha, o diretor Todd Phillips veio com uma roupagem completamente para o novo "Se Beber, Não Case - Parte 3", de forma que embora tenha algumas cenas no miolo um pouco cansativas, na sua maior parte o longa é completamente divertido sem precisar forçar para que o público dê risadas e fecha com chave de ouro em uma cena pós-crédito que pode ser considerada a melhor cena do filme, então se você é daqueles apressadinhos que nem começou a subir os créditos já sai da sala, espere um pouquinho.

Nessa nova parte, a sinopse nos mostra que Alan (Zach Galifianakis) está deprimido devido à morte de seu pai. Preocupado com o cunhado, Doug (Justin Bartha) sugere que ele vá até um lugar chamado New Horizons, que pode torná-lo um novo homem. Alan apenas aceita a sugestão após Phil (Bradley Cooper) e Stu (Ed Helms) concordarem em levá-lo, juntamente com Doug. É o início de uma nova viagem do quarteto, que acaba sendo interrompida bruscamente pelos capangas de Marshall (John Goodman). O malfeitor está atrás de Chow (Ken Jeong), que lhe aplicou um golpe milionário, e acredita que os amigos ainda possuam contato com ele. Após sequestrar Doug, Marshall dá a Alan, Stu e Phil um prazo para que encontrem Chow e devolvam as barras de ouro por ele roubadas, caso contrário todos morrerão. O que o trio não esperava era que, para reencontrar Chow, teria que ir até Tijuana, no México, e também em Las Vegas.

O bacana da versão é que mantiveram a boa produção dos demais e arrancaram praticamente tudo de apelativo que tinha, construindo um longa bem dosado tanto em critérios de diversão como em boas situações que os personagens se metem. O longa começa com praticamente tudo que já vimos de divertido no último trailer exibido nos cinemas, e com isso já comecei a ficar preocupado se seria apenas aquilo que iriam colocar para nos fazer rir, mas acaba que mesmo desacelerando nas piadas e situações cômicas, a segunda parte acaba tendo uma boa dose de ação onde os personagens acabam fazendo coisas bacanas. Logo que entra em sua parte final, muito dos rumos já são esperados e tudo caminha de forma interessante, porém o que ninguém esperava mesmo era a cena pós-crédito que até já estava acreditando ter sido deixada para um quarto filme, mas aí é que o diretor mostra que é bom de concisão e dá um ótimo encerramento para esse não necessitando de um próximo, mas que deve acontecer. Outro ponto bom da trama é que os personagens mais engraçados da franquia Alan e Chow, acabam dominando mais a trama e isso deixou o longa mais divertido sem que precisasse dos outros personagens que na minha opinião são bem fracos.

As atuações estão bem interessantes e mostram que os personagens estão mais maduros nesse novo filme, conseguindo divertir sem apelar e claro que o principal é Zach Galifianakis que vem com a corda toda e tem cenas de todas as formas possíveis sempre voltadas para a diversão e ele agrada sem precisar ser bobo demais. Sua ligação com Melissa McCarthy foi a melhor escolha possível, e olha que como todos sabem eu não sou nem um pouco fã da atriz, aqui embora apareça somente em três cenas, ela tem um bom domínio de cena e diálogos bem concisos que agradam bastante, claro que seu final não foi nem um inesperado, mas agradou bastante. Ken Jeong dessa vez tem um longa praticamente inteiro seu, visto que é quase tão principal quanto os demais e sabe que sem precisar ficar fazendo as besteiras que fez nos anteriores, ele foi bem mais divertido e agradável! Claro que tem algumas cenas desnecessárias, mas isso todo longa possui. Ed Helms consegue fazer um personagem mais preocupado do que divertido, e toda essa sua paranoia acaba em alguns momentos até irritando, porém seu final foi tão divertido, embora apelativo, que vou dizer que saí satisfeito com sua atuação. Bradley Cooper é um ator que não consegue me convencer com sua atuação, e embora esteja bem mais humano e ligado com Alan no filme acaba sempre com um olhar neutro para a câmera, parecendo sempre que está fazendo de forma forçada o longa. Justin Bartha já tenho a certeza de ser o menor cachê dos filmes, pois sempre some logo nas primeiras cenas, aparecendo alguma vez no miolo e voltando sempre ao final, tendo meia dúzia apenas de frases pra dizer e mais nada, ou seja, faz o mesmo papel que nos outros filmes da série: nulo. As participações especiais do filme também agradam, mesmo que aparecendo pouco, mas a inserção de John Goodman saiu melhor do que a encomenda, pois o ator consegue ser exatamente o que o personagem pedia.

O visual do longa passa por três fases bem distintas e todas muito bem produzidas para agradar a todos. O deserto onde são atacados pela gangue é simples, mas bem colocado, principalmente se unirmos o fato que ocorre logo depois levando os personagens para o México, que inclusive já estava achando que iam tacar o terror na cidade lá, mas foram mais sutis apenas com uma casa, que também está muito bem colocada com elementos cênicos totalmente explicativos para cada cena. Vegas é tradicional, então nem tem o que ser mudada, porém a escolha de uma loja de penhores para a personagem de Melissa ficou muito bacana e a legenda que aparece nessa cena é quase um afronte ao cérebro do espectador. A fotografia trabalhou de forma bem correta, porém na cena dentro da suíte do cassino, exageraram no efeito pisca-pisca das luzes, cansando demais a vista.

Enfim, é bem melhor que o segundo filme, mas ainda não tão original quanto o primeiro, também não vá ao cinema esperando mijar de tanto rir, mas vale pelo menos o ingresso. Agrada bastante por não ficar apelativo e divertir na medida com boas cenas de ação com os personagens. Poderia ser melhorado, principalmente no miolo que devido a um grande começo acaba ficando um pouco apagado. Recomendo para aqueles que gostam da franquia e até mesmo para aqueles que procurarem uma boa diversão nesse fim de semana, claro que quem não assistiu nenhum dos anteriores talvez fique boiando em algumas cenas, mas acabará pegando a essência. Fico por aqui agora, mas mais tarde ainda irei conferir uma pré-estreia bacana para poder compartilhar com vocês o que achei. Então abraços e até mais tarde.


2 comentários:

Anônimo disse...

Assisti este final de semana. Não melhor que o primeiro, mas muito engraçado! E pra mim a cena final foi a melhor! Nota coerente!

Fernando Coelho disse...

Olá... a verdade é que o primeiro foi uma p... inovação no quesito deles, tanto que a maioria foi ver sem dar nada pra ele e riu a beça, ainda bem que nesse conseguiram melhorar, que se fosse reprise do 2 eu xingaria muito. Abraços e obrigado pela visita!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...