O Último Exorcismo - Parte 2

5/10/2013 11:46:00 PM |

Bem amigos do Coelho, vamos iniciar mais uma partida no campo sobrenatural. Peraí não vou narrar um jogo e sim falar de um filme, mas "O Último Exorcismo - Parte 2" me fez lembrar tanto de jogos de grandes campeonatos que no primeiro tempo o time te cativa, faz boas jogadas, até marca alguns gols, fazendo você até ligar zuando para seu amigo torcedor do time adversário, mas ao voltar do intervalo começa a dar chutão, não marca o principal jogador adversário e começa a tomar uma goleada de frangos que nem em sonho você imaginaria terminar o jogo chorando e com o amigo que você ligou soltando fogos na sua janela. Pois bem fiz toda essa analogia futebolística, até parece que entendo qualquer coisa de futebol, para não dizer simplesmente que o filme começa bem relembrando algumas coisas bacanas do primeiro, assusta com coisas surgindo de relance, mas entra num terceiro ato arrastado e medíocre que culmina num final grotesco de efeitos que até eu que sou péssimo em After Effects conseguiria fazer melhor. Pronto falei tudo.

Continuando exatamente de onde o primeiro filme parou, a adolescente Nell Sweetzer é encontrada suja e aterrorizada na floresta, depois de escapar do ritual no qual um culto a ajudou a dar à luz um bebê demoníaco. Confusa, Nell é examinada por uma equipe médica, mas não se lembra de muita coisa dos meses anteriores, a não ser que sua família está morta. Ela se muda para uma cidadezinha chamada Davreaux, onde começa a namorar Chris e até arruma um trabalho em um hotel local. É hora de tentar recomeçar. Mas algo não está certo. Ela começa a ser perseguida pelo mesmo demônio de antes. Só que o seu objetivo é bem diferente desta vez...

Com essa sinopse mesmo que você não tenha visto o primeiro filme, o qual recomendo por ser até bacaninha pro estilo câmera na mão meio documentaresco, agora resolveram que o filme seria mais filme e menos patacoada de documentários falsos e tal que já está desgastado e praticamente ninguém mais aguenta filmes assim. Pois bem essa mudança agrada bem nos primeiros minutos, pois temos um suspense interessante e o diretor nos surpreende da forma tradicional de suspenses que é pegar você numa cena aparentemente calma e dar aquela aumentada considerável no som aparecendo algo do nada, mas a história vai sendo levada de uma forma tão jogada que acredito que ao chegarem na página 100 do roteiro falaram "ah, deixa quieto isso, vamos fazer de qualquer jeito pra terminar isso e termos tempo pra fazer um terceiro filme", pois é nítido que o filme toma rumos completamente inversos da forma que começou, chegando ao ponto de no final termos efeitos mais que medíocres com foguinhos subindo nas árvores de forma ridícula. Em suma, quando assisti o primeiro gostei até que bastante do final dele, e mesmo o longa chamando "O ÚLTIMO Exorcismo", ficou claro e consistente ter um segundo, mas para fazer isso, melhor que encerrasse ali, mesmo que sem um final digno. Vou preferir não culpar nem diretor nem roteiristas por tudo, mas sim o conjunto que deixaram jogados ao vento para querer dar continuísmo ao filme, e vou ficar na torcida, infelizmente, que não dê lucro, para que não inventem de fazer o terceiro.

As atuações tirando a protagonista, não conseguiram me empolgar, mas também não me decepcionei muito, tendo uma Ashley Bell bem mais experiente e fazendo trejeitos impressionantes com sua voz, de forma que até se nota um bom potencial para sua entonação, não falo de trejeitos corporais, pois ainda precisa melhorar e também não dá pra analisar isso num filme onde a garota se possui por um demônio, mas no geral  consegue agradar. Os demais personagens, eu não conseguirei nem falar muito deles, pois não incrementam praticamente nada para o filme e muitas vezes nem condizem seus trejeitos para o momento em que estão na tela, chegando ao ponto de Tarra Riggs andar de um lado para o outro sem dizer uma palavra e voltar olhando para a protagonista dizendo algo mais nada a ver ainda, ou seja, esqueçam os coadjuvantes e foque apenas na protagonista e no demônio.

O visual até está bem simples e diferente do primeiro longa que os lugares onde a protagonista convivia eram bem sinistros, nesse a casa onde vivem até tem uma aparência aterrorizante vista por fora, tanto que é mostrado umas 3 ou 4 vezes a mesma cena durante o filme de 88 minutos para tentar nos enganar. E tirando a cena que faz uma ótima referência ao filme "Os Pássaros" de Hitchcock o restante é erro puro em cima de erro puro. Observem a janela quando Nell está dormindo, lá fora é dia sempre, um erro grotesco e monstruoso da fotografia, isso é praticamente dizer olha ela mora num lugar que às 2 da madrugada tem sol, ou chamar o espectador de burro no mínimo.

Enfim, já disse algumas vezes isso e vou ser repetitivo, se você não tem uma boa história para dar continuação à um filme, não faça, pois é querer chover no molhado como diriam as pessoas mais antigas. Claro que se tivessem mantido a linha inicial do longa, eu acredito até que poderíamos ter algo inteligente e bem feito para os fãs de terror, mas querer fazer algo meia-boca para tentar ter um terceiro filme, foi algo que abusaram demais. Bem é isso, não o recomendo para ninguém, pois ficou abaixo da média do que poderia ser esperado. Fico por aqui hoje, mas amanhã tem mais uma estreia por aqui. Então abraços e até mais pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...