A Morte do Demônio

5/06/2013 10:20:00 PM |

Vou iniciar meu texto com a declaração mais sincera que já fiz em anos. Eu adoro filmes de terror, vejo sempre aos montes, mas nenhum mesmo havia me feito sentir tanta ânsia de vômito como "A Morte do Demônio" fez, sendo um filme forte e ao mesmo tempo nojento de tanta mutilação, carnificina, entre outras coisinhas mais que ocorrem durante toda sua duração. Relembrou muito os filmes que tínhamos antigamente que faziam muitas vezes até rirmos ao invés de se assustar. E é bem isso o que esse novo longa faz, não que tenha dado qualquer risada dessa versão, mas também não levei grandes sustos, ficando somente enjoado pela quantidade de mutilações que ele possui. E já que muitos estavam com medo dessa refilmagem, de estragar o original, etc. Vocês podem ficar tranquilos que essa nova versão, diria estar bem equiparada com a original, com várias referências e claro sangue, muito sangue real jogado para todo lado possível e imaginário. Recomendo se você não tem estômago forte que fique bem longe desse filme.

O longa nos mostra que Mia é uma garota viciada em drogas. Ela é levada pelos amigos Olivia e Eric para uma cabana isolada na floresta, no intuito de realizarem uma longa cura de desintoxicação. Para a surpresa de todos, o irmão de Mia, David, rapaz afastado dos amigos e familiares há tempos, também aparece, junto de sua namorada, Natalie. Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida, e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, repleto de animais mortos. Lá eles encontram um livro antigo, trancado. Atraído, Eric resolve abri-lo e lê-lo em voz alta, sem imaginar as consequências de seus atos. Mia começa a manifestar um comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da abstinência. No entanto, aos poucos, todos percebem que uma força demoníaca se apoderou de seu corpo.

A história é nada mais do que está escrito na sinopse junto com o tradicional de filmes de terror, que é pessoas indo onde não devem ir e fazendo o que não devem fazer. Até aí tudo bem, mas Fede Alvarez como bom discípulo do produtor e diretor do original de 1981, Sam Raimi, vai além e resolve fazer tudo como na forma antiga também, botou a pobre atriz Jane Levy para sofrer tudo, colocando ela no meio de melecas, sangue real e tudo mais que você possa imaginar, no melhor estilo Zé do Caixão de ser, e tudo isso é ótimo visto a quantidade de coisas falsas que vemos em filmes de terror ultimamente, mas também chega ao ponto de ser extremamente nojento demais para suportarmos tudo o que estamos vendo. Por ser seu primeiro longa Fede consegue fazer algo revolucionário para uma obra de terror, e se seguir essa linha pode com toda certeza num próximo filme já ganhar um selo de qualidade de psicopatia completa master do cinema.

Das atuações todos estão bem interessantes para filmes de terror, não que isso seja algo que dê muito créditos para todos. Jane Levy entra literalmente tanto no papel de drogada quanto no de demônio que realmente é aterrorizante e quase chega a dar bastante medo se não fosse o tanto de nojo que causa, mas a atriz está muito bem mesmo dando o sangue para o personagem. Jessica Lucas possui algumas cenas estranhas que, mas convence tanto na sua mutilação quanto nos seus ataques. Lou Taylor Pucci, ou melhor, podemos chamar de herói, já que o cara apanha e leva tanta coisa enfiada em si mais que os malucos do Jack-Ass e ainda assim continua vivo, acabando até virando motivo de riso na sua última aparição, mas no geral seus trejeitos agradam bastante. Shiloh Fernandez faz o tradicional bobo que não acredita em nada e vai sempre onde não deve, afinal é um filme de terror, sempre tem de ter um retardado desse estilo, e o cara faz bem viu, já serve para mais papéis do estilo. Elizabeth Blackmore também possui boas interpretações para seus cortes e agrada fazendo cara de sonsa em outros momentos. Ou seja, temos vários atores fazendo o de sempre em filmes de terror, mas agradam nesse quesito.

A locação escolhida para o filme é algo a parte, pois é o típico de terror mesmo, pois onde já se viu alguém ir passar um final de semana num lugar daqueles, nem que me dessem muito dinheiro eu iria pra um canto daquele. E já que estamos falando de filme de terror foi perfeito, pois tudo pode ocorrer com os elementos cênicos que estão sempre jogados num limbo desses, claro tirando o abuso da cena debaixo d'água que o cara voa pra todo lado e ainda acha a seringa que estava na sua mão. Mas tudo está perfeitamente bem colocado de forma  necessária para o  filme, representando bem cada item, claro que possui exageros no melhor estilo dos filmes do Zé do Caixão, pois usar toneladas de sangue real animal foi sacanagem dos produtores junto com o diretor. A fotografia trabalha bem com poucas luzes para criar um ótimo clima de tensão e mesmo nas cenas de sangue voando pra todo lado o clima consegue se manter sem atrapalhar nada, e claro que ainda ajuda no visual mutilador.

Enfim, como todos sabem sou mega-fã de Jogos Mortais e nunca passei mal vendo tudo sendo cortado lá, até pelo contrário, torcia pra cada vez ser pior, mas aqui a forma passada é tão real e verossímil que realmente dá náuseas e vi um caboclo saindo correndo da sala nos momentos finais, ou seja, sabemos bem onde ele foi ficando lá fora esperando os amigos no fim. Recomendo como um ótimo exemplar de filme de terror, mas como disse não recomendo para quem não tiver um bom estômago, pois temos cenas bem fortes e bem filmadas. Felizmente tivemos uma boa refilmagem, já que muitos estavam com medo de ser péssimo, e muito pelo contrário é um ótimo exemplar. Fico por aqui hoje, mas amanhã volto pro modo light dos filmes do Festival Francês. Então abraços e até amanhã pessoal.

PS: A nota só foi baixada por certos absurdos cômicos desnecessários, mas que como estão presentes no original até são válidos, mas poderia ser desconsiderado nessa versão que julgamos mais séria e que queria ir de frente com a realidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Coelho, me desculpe, mas dessa vez vou ter que discordar completamente de você.

Cara, esse filme é uma bomba de tão ruim!!!
Ao contrário de você eu não sou fã do gênero, mas gosto dos bons filmes.
Filme de terror não pode ser desculpa pra apenas fatiar, cortar e arrancar tudo de qualquer jeito, tem que ter história também, como em qualquer filme bom.

Mama foi um filme muito bom. Tinha várias cenas de sustos e tensão, mas o que tornou ele um bom filme não foram essas cenas, mas sim a história! Quando o filme vai construindo uma boa história ele vai te passando credibilidade e te envolve, quanto mais imerso na história mais você sente a tensão dos personagens e mais fica propenso aos sustos. Ameaças bem construídas assustam, mas ameaças mal feitas só servem pra me irritar por 90 minutos.
Filmes no estilo jogos mortais são apenas filmes trash que não provocam envolvimento, tudo é muito previsível e consequentemente chato. Eu sou o tipo de espectador que se irrita profundamente quando a vítima corre desesperadamente e, depois de 500 metros, dá de cara com o assassino sem que este nem suspire de cansaço! Não dá...

Mas voltando ao filme do dia, ele foi realmente bem trash. Os personagens do filme são todos muito estúpidos, as mortes e os atos previsíveis e a ameaça tava mais pra uma piada de mal gosto.

No meio da sessão eu e muitos outros já estávamos irritados, sabe quando você escuta resmungos na sessão do tipo "só gente estúpida pra fazer isso", "não dá", fora os risos de desdém e deboche em muitas cenas? Pois é, a coisa foi nesse nível.

=========================

SPOILER:

Alguém ficaria em uma casa abandonada depois de achar um subsolo totalmente ensanguentado, com um cheiro insuportável e cheio de restos ? Ninguém! Chamar a polícia ? Imagina, pra quê né ? O normal é arregaçar as mangas e limpar aquilo tudo sem maiores perguntas. Tá bom...

Você encontra um livro sinistro no meio de um trabalho do mal e faz o que com ele ? É claro que você vai fazer de tudo pra saber o que está escrito nele, imagina se você vai pegar um objeto do mal no meio daquilo tudo e vai jogar fora, ainda mais com avisos de que aquilo é perigoso, afinal, qualquer um quando acha uma macumba na esquina considera como um brinde no meio da rua e leva pra casa né: é como achar um delivery no meio da rua, já tem o almoço do dia garantido e se for ex presidente da República ainda aproveita a birita.

Outra coisa, objetos extremamente perigosos agora são deixados por aí, ao alcance do primeiro que achar.

Esse foi o nível do filme, só faltou eles armarem um churrasco com os animais mortos, tamanha a estupidez e as atitudes surreais dos personagens.

Mas o pior de tudo mesmo era que a maior ameaça do filme era tão poderosa e perigosa que foi INCAPAZ de sair sozinha do subsolo da casa (não me lembro se pq não alcançava ou se era pq não tinha força pra arrombar a portinha do sótão)!!! PQP!!! Quem tipo de ameaça era aquela ??? Uma piada !!!

É isso Coelho, sei que tem um pessoal que gosta do banho de sangue gratuito na tela, mas eu faço parte do grupo que não engole esse tipo de filme sem uma boa história, e acredito que um bom filme de terror depende mais de uma boa história do que desse tipo de apelação.

Anônimo disse...

Coelho, quando você assistir outro filme desse mais no estilo jogos mortais, por favor, deixe bem caro na sua crítica. É um grande favor que você me faz, pq muitas vezes somos enganados pela propaganda do estúdio achando que se trata de um filme com história decente e, no meio da sessão, descobrimos que se trata de uma mera desculpa pra um massacre gratuito. Isso não foi terror, foi simplesmente trash.

Fernando Coelho disse...

Olá amigo... Fazia tempo que não ria tanto com comentários do blog. Bom começando disse que o filme mais faz rir do que assustar no primeiro parágrafo. Que era pura carnificina. Claro que tem muita paia, mas é o tradicional dos filmes trash de terror de antigamente e o longa remete bem isso para mostrar como era feito sem digital sem nada. Tanto que está sendo um sucesso principalmente por quem via e gostava de filmes desse estilo que são paia mesmo. Então foi minha opinião, e claro que vai ter também quem vai odiar. Abraços!

Adilson disse...

Fernando, tudo bem?
Este filme é o remake do "Uma noite Alucinante"?
Abraço!

Fernando Coelho disse...

Olá Adilson, tudo jóia... sim... mas ele juntou os 2 filmes do Sam Raimi... Uma Noite Alucinante(1987) e The Evil Dead - A Morte do Demonio(1981) em um único para não ficar fotocópia! Abraços!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...