Reino Escondido em 3D

5/17/2013 11:20:00 PM |

Imagina o filme com visual 3D mais perfeito que você possa imaginar? Sempre reclamei do 3D em animações, mas agora após ver "Reino Escondido" é garantido que chegaram a perfeição da tecnologia para o formato animado que somente tínhamos filmes que ou tinham profundidade demais ou objetos voando demais, agora chegaram ao nível de infinitas camadas de forma que é praticamente impossível assistir o longa sem o óculos. Tudo bem que temos um visual excepcional, mas e quanto da história? Diria que é bacana, transmitindo uma mensagem ecológica boa, mas que falha num único ponto que pode ser crucial: esqueceram de colocar algo que cativasse as crianças, ficando mais uma animação para adultos do que realmente para a garotada que costuma ser o maior público desse estilo, tanto que ao invés de estarem sentadas em suas poltronas assistindo, a molecada estava toda correndo pela sala fazendo algazarra, e esse costuma ser meu medidor de se o filme está agradando ou não as crianças. Porém se você for assistir sozinho, a chance de sair maravilhado com tudo que verá na sessão será bem alta.

A sinopse da animação nos mostra que o professor Bomba dedicou boa parte de sua vida às pesquisas por um povo de tamanho diminuto, que vive na floresta e cujos movimentos são rápidos demais para serem registrados pelo olho humano. Apesar de ter encontrado alguns indícios de que estes seres existem, como armas e selas de pássaros, o professor é alvo de piadas no meio científico. Além disto, a dedicação ao trabalho fez com que seu casamento fosse por água abaixo. Agora, após o falecimento de sua ex-esposa, sua filha Maria Catarina, ou MC, como prefere ser chamada, vai morar com ele. A adolescente não gosta nem um pouco de morar perto da floresta e das loucuras do pai e, quando está prestes a ir embora, acaba acidentalmente sendo envolvida no confronto entre os Homens-Folha e os Boggans, os tais seres que seu pai tanto procura. Diminuída de tamanho pela rainha da floresta, ela agora precisa ajudar o valente Ronin  a levar um valioso botão de flor para Nim Galuu.

A história em si é muito bem montada e acredito que deva ser deliciosa de ler no livro de William Joyce, pois temos personagens de todas as formas, características e personalidades diferentes, que conseguiram magicamente adaptar de forma incrível para a telona. O longa tem estrutura exata para servir de exemplo de sucesso visual entre as animações. Mas como disse, possui poucos elementos que agrade as crianças, claro tirando dois personagens divertidíssimos: a lesma Mud e o caracol Grub, que são os únicos pontos onde se via que a molecada parava de correr pela sala para ver. Agora o responsável por essa brilhante adaptação visual é o diretor de animações que não erra a mão, chamado Chris Wedge que dirige esse longa da mesma forma exemplar que fez "A Era do Gelo". É notória a expressividade que conseguiram fazer para o filme, de forma que seus olhos, mesmo que tenha crianças berrando e saltitando por sua sala, não desgrude sequer um momento da tela, que chega a beirar a perfeição de pensarmos que o diretor não fez isso num computador e saiu para filmar no meio de uma floresta mesmo de tão real que consegue passar isso para a história ficar mais maravilhosa ainda.

Como disse, o filme possui personagens bem diversificados cada um com sua personalidade bem definida. Professor Bomba é divertido com suas trapalhadas, mas a voz de Murilo Benício ficou muito sua, tanto que vemos praticamente ele atuando e não o personagem, o que acaba incomodando um pouco. Maria Catarina é a garota tradicional que agrada por fazer tudo de forma singela e interessante, a voz de Luisa Palomanes ficou também bem encaixada para o personagem representando bem a adolescente que foi modelada perfeitamente para Amanda Seyfried, a qual mesmo sendo dublada aqui no Brasil por outra conseguimos ver seus trejeitos no desenho. Ronin é o famoso herói de guerra, ágil e pronto para brigar com tudo e todos, sempre defendendo os ideais de equipe, e Daniel Boaventura conseguiu impostar uma voz digna de um bom dublador com energia sem precisar que saibamos que é ele dublando, claro que Colin Farrell deve ter mandado muito bem afinal personagens fortes é com ele mesmo. Mandrake é daqueles vilões que acabamos pegando raiva, pois suas maldades são fortes e de um teor visual incrível, a voz de Mauro Ramos é interessante também, mas confesso que gostaria de ver a voz de Christoph Waltz no original. Mud e Grub são os personagens divertidos e caricatos que fazem as palhaçadas de tela, chamando toda a atenção pra si, quando estão enquadrados, agradam bastante todas as idades com certeza, mostrando um bom trabalho de Philippe Maia e Marco Ribeiro, dando uma total simpatia para os bichinhos que normalmente seriam bem nojentos. A rainha Dara é aquele personagem mágico, deslumbrante que deixaria qualquer princesa Disney babando por suas atitudes e Miriam Ficher empresta sua voz numa entonação doce e adequada, confesso que não enxergaria Beyoncé fazendo da mesma forma. Nod é o famoso garoto revoltado que não quer fazer tudo diferente, mas acaba mudando devido a dar trela para a história, Sergio Cantú faz bem também com um tom divertido e engraçado, mas Josh Hutcherson deve ter soado mais jovial talvez. Agora um personagem que é muito divertido visualmente e acredito que deva estar melhor ainda no original é a lagarta profeta Nim Galuu que é dublada por Steven Tyler e é notável seus trejeitos no personagem totalmente porraloka. Enfim, descrevi todos que aparecem mais e como disse ainda quero rever, claro quando sair em Bluray, a versão original para comparar se realmente as vozes estão de acordo no original, não que não tenha gostado dos dubladores brasileiros, mas sempre os personagens acabam levando trejeitos dos dubladores originais e isso é bem bacana de ver.

Falar do visual é ser repetitivo demais, pois temos uma beleza mais do que impressionante e gostaria de citar as cenas em que a rainha está andando sobre as plantas aquáticas para que pairem os olhos e vejam o deslumbre visual que conseguiram criar, além de todas as demais cenas com milhares de camadas surgindo de todos os lados. Confesso que James Cameron ao ver deve ter aplaudido de pé em comparação com o seu "Avatar", pois a precisão é minuciosa até demais para uma animação. A fotografia dá luzes para cada cena de forma individual, sem que possamos achar um defeito que seja para reclamar seja da modelagem ou de qualquer ponto visual. Como falei no início, vale completamente o ingresso pago a mais pelo 3D, pois tudo foi feito de forma minuciosa, interessante e agradável para não cansar a vista e ainda enaltecer toda a bela natureza do filme.

A trilha sonora é outro ponto bem interessante, já ouvi melhores em outras animações, mas agrada mais pela sonoridade não cantada dando um ritmo legal para a trama, e claro o costumeiro que dessa vez não deve nem ter sido uma fortuna, entra a música tema nos créditos, cantada também por Beyoncé.

Enfim, uma animação para ficar nas cabeças um bom tempo, mas que é uma pena não agradar tanto as crianças. Recomendo muito o filme para todos que sempre reclamaram de ver filmes em 3D sem necessidade, finalmente saírem bem contentes da sala, e claro só leve seus filhos se já forem um pouco crescidinhos, senão as chances dele chatear e querer sair da sala são altíssimas. Fico por aqui hoje, mas dessa vez as estreias vieram com tudo para o interior, então nessa semana vocês irão se cansar de ver o Coelho postando tudo por aqui. Abraços e até bem breve.


5 comentários:

Anônimo disse...

Então quer dizer que esse o 3D é bem legal? Tem coisas que parecem vir em sua direção ou coisa do tipo?
Obrigado.

Atenciosamente,
Júlio Neto

Fernando Coelho disse...

Olá novamente Júlio, nesse caso pela primeira vez mesmo, vale a pena conferir uma animação hollywoodiana em 3D, pois existem desde objetos vindo em sua direção tanto quanto na ambientalização bem construída de tal forma que nem parece que os pequeninos estão numa floresta computadorizada, é quase como se você pudesse tocar nas árvores e sentir sua textura. Um show. Abraços.

EderGustavo disse...

Fui ver, é muito bom fernando. A historinha é fantasiosa porém é pra gente grande, vale a pena.

Fernando Coelho disse...

Pois é Eder, vale muito a pena, só me pesa que cada dia mais façam animações para adultos entenderem e crianças assistirem apenas para ver cores, daqui a pouco teremos nada pros pequeninos. Abraços!

Anônimo disse...

nossa esse filme em 3D deve ser mt boom, vou assistir eke lá no cinema amanhã...

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...