O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua

5/20/2013 11:18:00 PM |

Quando vi o cartaz de "O Massacre da Serra Életrica 3D: A Lenda Continua", já imaginei que viria mais uma continuação ruim para os filmes dos anos 2000, mas daí li não lembro aonde que era continuação "direta" do clássico de 1974 e já comecei a me interessar bastante pela trama, acompanhando imagens e tudo mais. Pois bem, hoje fui conferir e ao ver as cenas iniciais recuperadas do original já me empolguei bastante com o que estava vendo já imaginando que fosse sair vibrando do cinema com tudo. Pois bem, não me decepcionei, afinal o longa é bem feito, bem montado, tem atuações convincentes, mas como disse no Twitter, se alguém recebeu salário para ser continuísta no filme, por favor, passe no RH para devolver tudo que recebeu, pois na cena final é uma sucessão sem limites de erros de continuidade que impressiona demais e chega a irritar. Não irei citar elas para não encher o texto de spoilers, mas quem for assistir e depois quiser rir nos comentários discutindo, estamos aqui pra isso.

O longa nos situa em 1974, uma pequena cidade no interior do Texas. Uma garota escapou de um massacre que matou cinco pessoas e é criada sem saber a verdade sobre seu passado. Já adulta, Heather Mills  é surpreendida ao ser informada que é a beneficiária da herança de uma avó que nem sabia existir. Ao lado dos amigos Nikki, Ryan e Kenny, Heather viaja ao Texas para conhecer a mansão que herdou. Entretanto, ela tem duas regras a seguir: não pode vender a mansão e precisa seguir à risca as instruções deixadas pela avó em uma carta. O problema é que, antes mesmo de abrir esta carta, Heather é surpreendida por outro parente que também sobreviveu ao massacre de décadas atrás.

Mesmo o filme não tendo toda a sanguinolência das outras refilmagens, dá para acreditar mais nessa versão como uma boa continuação do original que as demais feitas e não é só pela grandiosa recuperação de imagens e recriação de um contexto bacana para o final do filme de 74, mas por todo desenrolar que a trama tem, dando uma sustentação e um embasamento para tudo que ocorre no longa. Embora tenha muitas cenas que soam ridículas, como em todo filme de terror: tipo você atropela um louco na rodovia e dá carona pra ele, acha uma escada escura e desce, e por aí vai, o filme segue bons momentos de tensão e até prega uns dois sustos maiores, conseguindo passar como um terror interessante. Agora o que o diretor poderia ter evitado sem dúvida alguma é finalizar ele com tantos erros em uma única cena, deixando aparente que não foi ele que montou o filme, pois qualquer diretor teria visto os três maiores absurdos da Terra tudo junto de uma vez só. Com isso algo que vinha bem, que teria um gran-finale, precisou colocar uma ceninha extra antes mesmo dos créditos, praticamente nula que apenas diz: "Olha se der lucro, vamos fazer uma continuação, ok?".

As atuações estão dentro do padrão básico de filmes de terror, que como disse já algumas vezes, não pode nem ser considerado grande coisa, mas no geral não fazem feio na tela. Alexandra Daddario faz uma protagonista interessante que sabe correr, gritar, posar de gatinha e em alguns momentos até sabe ser um pouco vilã, tendo como forte em quadro seus olhares que parecem sair da tela com boas nuances técnicas. Trey Songz e Scott Eastwood têm papéis bem pequenos e acabam nem dando tanto seu para o filme, mas nos poucos momentos que aparecem fazem bem suas cenas. Tania Raymonde é a tradicional gostosa, nem é tudo isso, que tem de aparecer com pouca roupa para ser pega por alguém, poderia ter um pouco de história para a coitada pelo menos. Shaun Sipos já deve ser meio traumatizado pela quantidade de filme de terror que entra para morrer, mas até que faz de forma bacana seu personagem nas cenas iniciais, claro que tem algumas baboseiras também, mas como é um filme de terror é de praxe. Dan Yeager praticamente não tem muito que atuar, é só pegar sua motosserra ou seu martelão e sair atacando, e isto ele faz bem, poderia ser menos boba sua cena final, mas é o que conseguiram pra tentar melhorar o abuso da anterior. Os demais personagens também possuem poucas cenas para fazer jus a ter de comentar algo sobre eles, mas apenas quero saber que final teve Keram Malicki-Sanchéz, quem souber pode me falar. Ah, e já estava me esquecendo de que alguns personagens do original além de aparecerem na cena remasterizada, fazem uma pequena continuação depois, além de aparecerem em outras cenas, seja por foto ou imagem, são eles: Gunnar Hansen, Marilyn Burns e John Dugan

Temos boas cenas visuais, com elementos muito bem encaixados e que demonstram até uma certa preocupação com todas as explicações do filme, tudo está bem colocadinho sempre para que a protagonista caia muito, tenha algo para pular e coisas do tipo, afinal é o de praxe em filmes de terror, mas embora aconteça muitas gafes em filmes do gênero com objetos cênicos descontinuados ou de outras épocas, aqui tudo cabe bem sem errar. A fotografia não economizou em filtros para dar tonalidades diferentes a cada cena, sempre puxando bem para os tons escuros e avermelhados nas cenas de matança para claro criar tensão. Outro grande problema está em vender o longa como 3D, temos pouquíssimas cenas em que a tecnologia é usada, claro que a motosserra fica linda saindo da tela vindo na direção do espectador, mas usar isso em 3 momentos apenas de um longa de 92 minutos é abusar para render bilheteria.

Enfim, é um filme bacana que com certeza estaria vibrando se não tivesse acabado de forma tão mal feita, continuistas são pessoas geralmente bem pagas em filmes para observar erros de roteiro, erros de filmagem, e tudo mais que convenha, mas aqui preferiram deixar jogado e acabou estragando algo que vinha de forma bacana, o que é uma pena. Espero que se forem fazer uma continuação para que Leatherface pique os que restaram de sua vingança se preocupem também com isso, pois sairia mais agradado da sala. No geral recomendo àqueles que não viram o clássico de 74 que assistam, pois embora bem trash, é um ótimo exemplar do terror das antigas e que se estiverem dispostos a pagar pelo 3D, visto que as cópias 2D são pouquíssimas no Brasil, assistam também esse, claro que tentando relevar o máximo que der dos erros de continuidade. Encerro minha semana cinematográfica aqui, já esperando a sexta-feira torcendo para que venham muitas estreias para poder compartilhar minha opinião com vocês. Desejo a todos um ótimo resto de semana, bons filmes para todos, abraços e até sexta.


6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Coelho, cara sempre consulto o seu blog antes de assistir um filme, e sempre que é 3D, embora eu não entenda, confio na sua opinião se vale apenas assistir em 3D ou 2D. Esse filme é filmado ou convertido em 3D o que quer dizer isso (qual a diferença em ser filmado ou convertido)?
Obrigado.

Atenciosamente,
Júlio Neto

Fernando Coelho disse...

Olá Júlio... que bom que vem sempre aqui!!! Espero sempre ajudar! Esse é convertido... são poucos os que se arriscam a filmar diretamente com as câmeras 3D, pois são bem caras, e o que muda principalmente é que quando filmado temos a impressão de nós como espectadores imergir ao filme, do tipo que apenas não seja um fundo falso, mas sim que o ambiente ao redor do personagem que está em cena você consiga distinguir ele assim como você faria na sua casa ao ir tomar uma água de madrugada sem acender as luzes. Quando é convertido nada mais é dum modo bem simplório, não é bem assim que ocorre, mas é colocar o filme com duas camadas de cores para que os óculos apenas imite essa mesma realidade fazendo com que nossos olhos pisquem mais rápido para tentar iludir essa tridimensionalidade. No caso desse filme a conversão deixou bem a desejar, mas alguns momentos, principalmente nos que entra em cena a serra elétrica, ficou bacana de ver ela vindo em nossa direção, mas conseguimos notar que está bem mal feita e além disso, como disse no texto, o personagem usa o aparato em poucas cenas. Bom, espero ter tirado suas dúvidas, mas estou sempre por aqui, pra responder. Abraços!

Anônimo disse...

Oi, Coelho!
Eu não vou esculhambar o filme como eu fiz com o outro de terror pq dessa vez eu estou vacinado. Eu simplesmente estou fora desse aí! rs...
Pensei que você ia ver a pré estréia de Além da Escuridão. Vim direto ver a sua crítica.
Eu queria muito ter visto no Imax 3D ontem, mas acabei perdendo.
Eduardo Martins.

Fernando Coelho disse...

Olá Eduardo... aqui no interior a pré do "Além da Escuridão" é somente no dia 30... e com certeza estarei lá!!! Nesse temos apenas algumas gafes... mas também nada de sustos não.... mas pode bem economizar e ver em casa depois que é melhor, não perderá nada pagando a mais por um 3D desnecessário. Abraços!

LéoGamer disse...

Olá Coelho, assim como o Júlio Neto também vejo sempre suas analises sobre os filmes antes de assisti-los, gosto muito do seu blog e nunca me decepcionei com sua ele. Gostaria que indicasse uma lista de melhores filmes em 3d já colocando quais são convertidos e quais são filmados em 3d, curto muito essa tecnologia kk.. é até uma dica pra você complementar seu blog, fazer listas dos melhores na sua opinião. Abraços !

Fernando Coelho disse...

Olá Léo!! Que bom que tenho servido pra ajudar a galera!! Passei hoje o dia todo mexendo em templates e layouts que quero muito dar uma melhorada no visual do site e irei criar essas áreas que andam sugerindo, mas to apanhando demais, vamos ver o que sai agora que o blog tá completando 3 anos!! Todas as sugestões estão sendo anotadas!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...