Um Divã Para Dois

8/18/2012 07:37:00 PM |


É incrível como alguns atores podem nos trazer um filme que em sua essência é super simples, mas que ao final do conteúdo acaba sendo maravilhoso de assistir. Esse filme tem nome “Um Divã Para Dois”, e os atores são não dois, mas sim três elementos perfeitos chamados Meryl Streep, Thomy Lee Jones e Steve Carell que conseguem fazer uma comédia romântica completamente envolvente com pitadas amorosas simples, mas que realmente pode fazer a diferença num casamento longínquo.

O filme nos mostra que o Dr. Feld é um famoso terapeuta de casais que já resolveu muitos casos bem complicados. Quando Kay finalmente consegue arrastar seu teimoso marido Arnold para o divã do Dr. Feld, nunca mais nada será como antes, pois dividir o mesmo divã com o marido será muito mais complicado do que dividir a mesma cama.

O interessante do filme que mesmo sendo um tema que é difícil de se lidar, a continuidade do casamento em seus termos práticos após longos anos de convívio, o roteiro acaba sendo levado de forma tão leve, que a direção aparentemente apenas pegou os atores e falou: façam como vocês acham que deve ser, pois em momento algum parecem estar atuando e sim sendo eles próprios em sua maturidade.

Já que iniciei a falar sobre a atuação, o filme é deles, dos 3 atores que estão melhores do que nunca, e falo mais, se estivéssemos em época de preleção de prêmios, já poderia assegurar algumas cadeiras para todos. Meryl está perfeita, não tão forte como costuma ser em um personagem fictício, mas sendo aparentemente ela mesma, uma atriz sênior que sabe dominar a câmera e sua própria interpretação. Steve Carell faz um terapeuta de forma tão calma que em vários momentos me peguei perguntando se a formação anterior dele não era essa, muito melhor do que qualquer papel cômico que ele tenha feito, ele se torna doce ao mesmo tempo que faz ríspido para tirar as confissões de seus pacientes. Porém o grande destaque mesmo do filme fica nas mãos, corpo e interpretação facial de Tommy Lee Jones, que finalmente faz um papel que condiz com sua idade, interpretando qualquer senhor de idade que estamos acostumados a ver por aí, com seu ar carrancudo, mas ao mesmo tempo podendo ser adoçado e tendo seus sentimentos presos prontos para serem liberados. Fazia tempo que não via um filme tão gostoso de ser visto, principalmente tendo o foco na atuação dos protagonistas.

Em quesito visual, o filme também é leve, usando de uma cidadezinha simples que nem é tanto o foco do longa, portanto nem deve ser relevado, pois acaba sendo apenas um pano de fundo para as boas interpretações. Os detalhes claro estão bem presentes para demonstrar a economia, para não dizer a pão-durice de Arnold sendo um contador sempre querendo economizar com tudo desde um café da manhã até um hotel beira de estrada, e depois colocando a cena mais romântica do casal onde ele não dispensa nada, tendo todos elementos de um bom encontro romântico. Todos esses elementos foram bem escolhidos pela direção de arte, de forma a não atrapalhar o principal, que é a interpretação dos atores. A fotografia usando de elementos de desfoque poderia ser um pouco menos exagerada, mas não chega a atrapalhar.

Outro ponto bem escolhido do filme está nas trilhas sonoras colocadas, utilizando de músicas antigas, mas que embalaram bons romances. Além de serem boas canções, condizem em muito no sentimento que o diretor quis passar nas cenas em que estão sendo tocadas, não destoando nem um segundo da mensagem que se quer passar.

Enfim, um ótimo filme e uma ótima escolha para todos que queiram ver a verdadeira essência de um casamento, para que possam fazer as mesmas perguntas que o personagem de Carell faz uns para os outros, analisando o que é bom e o que é ruim antes que o casamento vá para o brejo. Muitos irão falar que o filme é adocicado demais, mas na minha opinião ele ao mesmo tempo que é feito de açúcar contém pitadas do mais amargor que um romance pode se tornar. É isso pessoal, fico por aqui, mas daqui a pouco tem mais. Até breve.


2 comentários:

Anônimo disse...

É uma verdadeira lição de vida. Vale o ingresso !

Fernando Coelho disse...

Perfeitamente, excelente filme para se ver agora e na posteridade quando estiver desmotivado com o relacionamento. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...