31 Minutos - O Filme

8/09/2012 11:17:00 PM |

Uma coisa que me deixa abismado é filmes surgirem sem ao menos ver um trailer que seja no cinema e quando o filme é uma co-produção "brasileira" que teve grana do país e foi lançado no Chile em 2008, México em 2009, Argentina em 2011 e só aparece aqui agora em 2012, o que devo falar??? Lendo isso muitos podem me responder: Ah é uma animação de fantoches, ninguém vai gostar disso aqui, deve ser muito ruim. E eu retruco, muito pelo contrário "31 Minutos - O Filme", é muito bem trabalhado, e agrada na medida do possível e se não fosse algumas cordinhas que fazem questão de mostrar, poderia passar muito bem como uma animação comum dessas de stop motion.

O filme mostra Juanín é o produtor do famoso noticiário de TV 31 Minutos, e o último de sua espécie. Mal sabe ele que sua raridade desperta o interesse de Cachirula, uma malvada colecionadora de animais em extinção que precisa dele para completar sua exótica coleção. Com a ajuda de Tio Careca, ela inicia uma caçada pelo último membro dos juanines... Vítima de um plano malévolo, Juanín é raptado e levado até o fantástico castelo de Cachirula, onde ela mantém prisioneiros todos os animais de sua coleção. A atrapalhada equipe do programa 31 Minutos iniciará uma busca alucinada pelo seu amigo e companheiro de trabalho, sem saber que precisarão enfrentar um verdadeiro exército para resgatar Juanín.

A história é bem bacana e embora extremamente infantil, diverte pelas piadas bem brasileiras presentes nessa versão de uma série animada chilena. O diretor que é o mesmo da série soube fazer bem o uso dos seus personagens para que desse uma trama de não um episódio alongado mas sim um filme mesmo independente de que conheçamos quem é cada personagem. E isso faz ele ficar bacana, pois vamos crescendo na idéia junto com os personagens.

A dublagem de Marcio Garcia, Daniel de Oliveira e Mariana Ximenes é quase diríamos que as vozes dos bonecos, pois em momento algum nos faz lembrar deles se não for ver pelos créditos ou pelo poster. Emprestaram apenas as entonações, pois acredito que foram mixadas as vozes com efeitos para chegar o mais perto das vozes dos bonecos. Dos personagens, todos são bem caricatos e convencem da forma que fazem as coisas. O mais divertido é o personagem que faz algo meio nortista que me fez rir bastante, mas o personagem principal também é bem bacana.

A cenografia para uma animação está bem elaborada e faz o filme ficar no nível dos "Muppets" pela quantidade de cenários, objetos cênicos e personagens diferentes que aparecem no filme, claro que aqui é algo mais simples, mas tem um charme bem interessante. A fotografia é um pouco precária deixando falhas em alguns momentos que poderiam ser mais sutis quanto a serem fantoches, mas acredito que a intenção dos diretores era a de realmente focar que eram.

As músicas de fundo são bacaninhas, tirando a que todos os personagens cantam, que daí apelaram um pouco, mas como é um filme infantil, acredito que a criançada vá curtir.

Enfim, é um filme bem feito, que agrada mas não é algo primoroso. Achei uma pena apenas ter dinheiro brasileiro envolvido e aparecer no Brasil apenas 4 anos após sua estréia na terra dos diretores. As crianças que forem ver acredito que irão gostar bastante, já os pais podem até se divertir um pouco mas em alguns momentos cansa, pelo menos é curto(82 minutos). Bem é isso, encerro essa semana que foi bem produtiva de filmes de todos os tipos por aqui no blog, mas amanhã já inicio uma nova semana cinematográfica. Então abraços e até amanhã pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...