Adorável Pivellina

8/04/2012 12:35:00 AM |

É engraçado quando algumas pessoas confundem ficção com realidade e fica brigando com filmes e novelas, mas quando um filme é feito de forma tão real, sem os pontos de virada ou desfechos que tudo termina de forma comum sem nenhum choque como é na vida real ficamos decepcionados com o que vemos. "Adorável Pivellina" é bem isso, pois o filme até poderia ser surpreendente, mas começa de forma linear e acompanha o andamento de uma "família" num período de tempo que tentam deixar uma garotinha abandonada feliz com sua nova família sem que tenha nenhuma grande expressão para se tornar cinema.

O filme nos mostra Patti, uma artista de circo que mora com o marido em um trailer, encontra a pequena Asia, de dois anos, em um parque nos arredores de Roma. Junto com a menina veio apenas o bilhete da mãe avisando que a apanharia quando tivesse condição. Neste meio tempo, ela encanta Patti e sua vizinhança.

A história poderia ser legal, mas como disse ficou como se fosse uma novela mais puxada para o real, onde acontecem as coisas sem que você se sinta vendo um filme, parece que colocaram uma câmera atrás de uma família dessas que acha uma criança abandonada e faz de tudo para que a criança seja feliz, e só, mais nada que cative e empolgue. É bonitinho ver a criança feliz, alegre e querendo permanecer mais com as pessoas que estão lhe criando, mas um filme onde não tem reviravoltas nem nada que prenda o público acaba cansando um pouco. Fora que diferente do que estamos acostumados a ver em filmes e novelas, vemos uma Itália feia e suja.

As atuações são singelas e por serem bem próximas de uma realidade comovem com seus gestos. Alguns momentos podem parecer forçado, mas se formos à fundo podemos induzir que são pessoas reais mesmo interpretando de forma bem condizente como viveriam se aquilo acontecesse, mas ainda acho que faltou algo e para falar o que é estragaria o filme para aqueles que forem ver, mas o que já adiantei da falta de reviravoltas é o principal e acho que fez falta até para os atores.

Como disse a cenografia é algo que choca, pois nunca havia pensado, por ignorância até pois todo país tem lugares belos e lugares horríveis, e o que vemos é um lugar muito ruim de se viver, que faz o circo mambembe de "O Palhaço" parecer um Cirque du Soleil. Ótima produção que foi feita para retratar tudo da melhor forma real. A fotografia achei meio turva, mas acredito que seja por ser um filme que já tenha rodado bastante, e aliado à tomadas que não seriam o comum de um filme, tais quais seguindo uma pessoa com uma steadycam muito chacoalhante que não convence ficaram meio fora de foco.

Enfim, é um "filme" bonitinho, mas que deixa a realidade triste pela pobreza, mas alegra pelo ato singelo de mesmo sendo pobre querer dar o melhor para que uma criança abandonada fique feliz. É essa a lição que consegui tirar dele e só. Tirando isso não recomendo ver não, mas valeu para conhecer esse outro lado da Itália também. Bem é isso, mais um filme da maratona dessa semana assistido, e daqui a pouco tem mais um post aqui no blog. Até pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...