A Filha do Palhaço

5/18/2024 04:17:00 PM |

Costumo dizer que filmes envolvendo relacionamentos familiares podem ser simples e bonitos como também podem entregar tramas tão densas que você até meio que se afasta da ideia para não quebrar a dinâmica da tela, porém a maioria trabalha bem conexões, e isso serve bastante para trazer reflexões sobre o relacionamento de pais e filhos juntos e separados, que por muitas vezes nem tem tanto envolvimento, mas que ao passar um tempo junto já voltam a se grudar e emocionar com o aprendizado de vida que cada um passa para o outro. A trama do longa "A Filha do Palhaço" é baseada na vida do primo do diretor, Paulo Diógenes, o Raimundinha, e consegue permear bem a visita da filha de um humorista passando uns dias em sua casa, vivenciando sua vida e conhecendo um pouco mais o pai que abandonou ela quando pequena e que só se via rapidamente em datas festivas, e essa essência do conhecer o outro acaba sendo bonita dentro da forma mostrada, pois consegue criar envolvimento e trazer símbolos que muitas vezes não vemos no dia a dia nosso. Ou seja, é um filme aonde a essência está no conhecimento e no reconhecimento, que por vezes até achamos não existir, mas que sempre está ali pronto para aparecer e emocionar. Não digo que o filme seja perfeito, pois tem algumas quebras que mereciam serem melhor lapidadas para não abrir vértices paralelos, mas ainda assim é gostoso de ser visto e refletido, tanto que tem angariado muitos prêmios nos festivais que tem passado.

A sinopse nos conta que Joana, uma adolescente de 14 anos, aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que apresenta seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver durante essa semana. Eles vão viver novas experiências, experimentar novos sentimentos e esse tempo juntos irá transformar profundamente a vida dos dois.

O diretor e roteirista Pedro Diógenes soube ser criativo em entregar uma trama de relacionamento familiar sem precisar criar muitos ambientes, sem precisar ter um elenco gigantesco, apenas mostrando sentimentos e desenvolvimentos entre os personagens principais, lembranças em fotos e pequenos shows de humor, para que toda a conexão não saísse da síntese e virasse um novelão, e isso é algo que poucos observam quando estão desenvolvendo seus filmes, querendo sempre botar um algo a mais, uma história de segundo plano, uma reviravolta explosiva, mas geralmente não é necessário, e isso é algo que brilha bem dentro do olhar que ele acabou colocando em seu filme. Claro que ele teve a inspiração em cima da vida do primo que morreu no ano passado, mas como já vem criando o longa há 12 anos, muito de sua base foi permeada em vida do humorista, e essa síntese conseguiu ser bem condensada dentro do longa para que o filme não virasse uma comédia, nem recaísse num drama introspectivo, mas sim algo emocional simples, porém bem marcado, o que mostra o potencial do diretor.

Quanto das atuações, é engraçado ver o quão variado de trejeitos Demick Lopes consegue passar com seu Renato/Silvanelly, trazendo algo mais escrachado para seu personagem nos palcos e alguém mais tímido e protetor enquanto está apenas com a filha, deixando claro que a bebida também lhe solta mais, e com toda essa oscilação ele acaba criando camadas para que sua parceira cênica vá tirando, o que acaba dando um charme a mais na tela, e mostrando o quanto o ator é bom. A estreante Sutter Lis conseguiu dimensionar bem as expressões de sua Joana, meio que retraída por estar na presença de grandes atores, mas soube ser emocional e bem colocada, pois como disse de seu parceiro, ela teve de ir tirando essas camadas dele, e conseguiu ter uma conexão bem certa sem parecer falsa. Ainda tivemos bons momentos com Jesuíta Barbosa com seu Marlon, mas diria que a história do personagem ficou meio que de lado demais dentro da trama, e sendo assim acabou nem sendo tão bem aproveitado quanto deveria, afinal é um dos grandes atores da atualidade e poderia ter impactado mais na tela, com alguma conexão maior para tudo.

Visualmente a trama permeia alguns cantinhos mais fechados de Fortaleza, como bares e restaurantes mais simples, aonde ocorre o show do humorista, vemos um apartamento simples, porém bem cheio de detalhes da vida do personagem, e alguns atos marcantes na Praia do Futuro que tanto é bem representada nas telas dos cinemas nacionais, tendo a equipe trabalhado bem tanto nas composições dos shows, na montagem do personagem com sua maquiagem e cabelo, mas também representando bem o momento da vida da garota de conhecer mais alguém que não lhe acolheu como deveria no passado, e os detalhes nos objetos cênicos deram o tom para isso.

Enfim, é um longa simples e bonito, que funciona bem na tela, dentro da proposta emocional e de relacionamento entre pai e filha, que talvez para alguns aprofunde um pouco mais no convívio real, e para outros apenas seja um drama bem trabalhado, de forma que acaba valendo a recomendação para todos verem nos cinemas à partir do dia 30/05. E é isso pessoal, eu fico por aqui hoje, agradecendo claro o pessoal da Embaúba Filmes e da Sinny pela cabine de imprensa, e volto mais tarde com mais dicas, então abraços e até breve.


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