Netflix - Atlas

5/25/2024 09:37:00 PM |

Não costumo reclamar de ver filmes exageradamente digitais, pois ocasionalmente conseguem compensar o excesso gráfico com histórias mais pontuais e imponentes, porém mesmo gostando bastante da entrega do longa da Netlix, "Atlas", me vi assistindo uma partida de videogame aonde alguém estaria jogando e eu apenas do lado acompanhando (como fiz muitas vezes na minha infância), aonde víamos os personagens passando por fases, lutando contra personagens mais simples até chegar em algum tipo de chefão, com tudo cenograficamente sendo destruído, fogo, computação, inteligência artificial e claro a famosa discussão de até onde vale compartilhar suas vivências para serem transformadas em dados e retornado com algo que lhe conhecerá e saberá como lhe agradar exatamente como você espera ser tratado. Ou seja, muitos irão reclamar da atriz, outros do visual computacional/videogame demais, e alguns vão até dizer que a trama não é algo interessante de ver, mas digo que a sacada do longa é justamente a de entregar como o futuro pode ser um abismo com tantos dados espalhados sendo "dados" para as inteligências, e o quanto isso vai voltar de forma segura para a humanidade, mas claro que o diretor gosta de ação, pancadaria e aventura, então ele permeia essa ideia quase que em segundo plano bem escondido, mas que funciona na tela, e agrada de certa forma.

No longa conhecemos Atlas Shepherd, uma analista de dados brilhante, mas que não se sente atraída e nem confortável para socializar com pessoas. Num mundo totalmente dominado pela tecnologia, não é normal que uma analista possua uma profunda desconfiança em relação à inteligência artificial, mas esse é o caso de Atlas. No entanto, quando uma missão para capturar um robô com um passado enigmático sai do controle, ela se vê obrigada a trabalhar em conjunto com a IA para evitar uma catástrofe iminente. Com a ameaça de um robô determinado a extinguir a humanidade, Atlas embarca em uma jornada de confiança improvável, enfrentando seus próprios preconceitos enquanto luta para salvar o futuro da civilização, sendo uma emocionante exploração dos limites da confiança, da tecnologia e da determinação humana diante de uma ameaça existencial.

O estilo de aventura do diretor Brad Peyton é algo que você tem de se acostumar, pois ele não tem insegurança alguma em colocar efeitos aonde você menos esperar, de tal forma que se a protagonista gravou uma cena só sem ser com fundo verde foi muito (talvez a da casa dela), pois todo o restante você vê a formatação escolhida pelo diretor em toda síntese possível e imaginária, e quanto da história como disse no começo até tem um viés interessante para se pensar em como o mundo será daqui alguns anos com toda a loucura de inteligência artificial, mas que dentro de toda a interação, lutas, tiros e explosões acabamos nem percebendo toda a ideia colocada de fundo, o que é uma pena, pois dava para trabalhar com tudo e ainda dar essas devidas nuances, mas não é o estilo do diretor, então já vamos assistir sabendo disso que não tem erro.

Quanto das atuações, tem quem não goste de Jennifer Lopez atuando, mas aqui até que entregou bem a protagonista, fez bons trejeitos e claro sendo produtora do longa faria o que quisesse, afinal o dinheiro é dela, então pegou o estilo e viveu dentro da tela verde toda a interação que a trama pedia, fazendo olhares e caras bem tradicionais e desesperados, o que qualquer uma atriz poderia fazer, afinal a personagem Atlas mesmo tendo o protagonismo, não se impõe na tela, então até se quisessem usar uma pessoa criada por IA funcionaria. Poderiam ter usado mais o personagem de Simu Liu na tela, pois o ator sempre trabalha intensidades fortes e chamativas, e aqui seu Harlan tinha tudo para ser uma IA imponente e chamativa, mas apareceu praticamente só em memórias e nos atos finais, ficando meio sem uso. Agora quem acabou aparecendo quase que em looping, morrendo e renascendo das cinzas, com diversas cópias foi Abraham Popoola com seu Casca, que chega até incomodar, mas como a proposta era essa e o ator soube aproveitar bem o estilão, o resultado acaba sendo bem colocado. Dentre os demais, diria que Sterling K. Brown entregou uma certa personalidade bem encaixada para seu Elias Banks, não sendo explosivo demais nos trejeitos, mas botando tudo pelos ares, e Mark Strong até teve uma pegada bem direta como General Boothe, mas sem dúvida o destaque completo ficou para Gregory James Cohan pelo tom de voz e desenvoltura que entregou para seu Smith, sendo preciso de sacadas e entonações para criar muito carisma para o papel e chamar atenção sem aparecer realmente em cena.

Visualmente se você já jogou qualquer jogo espacial no videogame vai olhar para a tela e ver seu jogo lá, pois tudo é artificial, tudo tem um ar computacional para onde quer que olhe, de tal forma que se os planetas lá fora forem assim melhor nem ir procurar vida por lá, que o povo já vai ter cansado, e melhor ficar na Terra mesmo, de tal forma que a equipe de arte acabou exagerando um pouco no tom computacional de tudo, valendo apenas pelos robozões que os personagens ficam dentro, mais pela imposição do que tudo.

Enfim, apenas digo que como história funcionou, e acaba sendo algo que gostei de ver, mas que dava para ter ido bem mais além, e mesmo o visual sendo interessante de ver por lembrar bons jogos de videogame, acabou me dando muita dor de cabeça, ou seja, são cores fortes em movimento que numa telona grande então com 3D seria fácil de passar mal mesmo. Ou seja, veja como um passatempo sem esperar muito dele, que aí vai valer o tempo gasto, agora se for esperando algo a mais, melhor dar play em outro filme. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas vou conferir mais um hoje, então abraços e até logo mais.


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