Apaixonada

3/10/2024 06:25:00 PM |

Já falei isso muitas vezes e volto a repetir sempre que necessário, pois o Brasil é um país aonde as novelas sempre deram muito certo, ganham diversos prêmios mundo afora pela qualidade técnica e claro pela condução dos diretores e escritores, mas ainda não posso afirmar que sabemos entregar boas comédias românticas na tela dos cinemas sem recair para o estilo novelesco propriamente dito. E infelizmente o longa "Apaixonada" tenta por várias vezes quebrar a quarta parede com a protagonista meio que falando para o público, por vezes brinca com algo meio teatral, e até tenta dar uma pegada de livro, já que é baseado em um livro de mesmo nome, mas acaba se perdendo bastante nas dúvidas da personagem principal e não flui como algo gostoso de ver realmente, o que é uma pena, afinal sabemos do potencial da atriz protagonista, e dava para sair dali algo mais elaborado realmente.

A trama conta a história de Beatriz, uma mulher de 40 anos que percebe o quanto sua vida é monótona. Após alguns acontecimentos chocantes em sua vida pessoal, ela se vê desesperada e diante de uma crise de identidade. A partir daí, ela decide dar início a uma jornada emocionante de autoconhecimento que a leva próximo de todas as paixões que a vida é capaz de oferecer.

Um pouco de tudo isso pode ser explicado por a diretora Natalia Warth estar entregando seu primeiro longa depois de muitas séries e novelas, mas também teve a participação de uma edição meio que confusa, aonde vemos recortes de cenas sem grandes aberturas ou fechamentos, parecendo que a ideia em si foi algo meio que jogado de uma trama maior, o que acaba não fluindo tão bem. Claro que não estou julgando o livro se ele tem problemas ou não foi bem adaptado para a tela, afinal não o li para enxergar isso de modo maior, mas ficou parecendo faltar mais apresentações de personagens, dinâmicas que levaram tudo no que acaba ocorrendo, e até uma síntese maior de alguns momentos para poder ser fechado dessa forma a trama como foi escolhido, e isso é algo que o longa não entrega. Ou seja, é um filme que tem uma amplitude maior, mas que não consegue alcançar na tela.

Quanto das atuações, gosto muito da personalidade que Giovanna Antonelli costuma entregar em seus papeis, mas aqui sua Beatriz pareceu mais perdida no que desejava do que na entrega de suas cenas, de tal forma que ela necessitava de muito mais tempo na tela para que tudo o que precisava mostrar funcionasse, o que acaba não ocorrendo, meio que ao invés de se preparar para um filme, lhe deram uma síntese de uma personagem de novela para estudar, e que iria ter muito mais tempo para mostrar tudo, o que acabou não ocorrendo, e assim ficando abaixo do seu potencial. Danton Mello fez um Alfredo meio que apático sem muita entrega nas cenas que fez, e ficando tudo muito subjetivo em suas cenas. Polly Marinho e Pedroca Monteiro até tiveram diálogos bem encaixados para sua Dora e seu Jeff, dando um certo alívio cômico para a trama toda, mas não foram tão usados quanto poderiam na trama, e assim ficaram mesmo como coadjuvantes e amigos. Tivemos alguns momentos interessantes com a filha vivida por Rayssa Bratillieri e pelo pai da protagonista com Jonas Bloch, mas entre os secundários os que mais chamaram atenção foi Nicolás Pauls com seu Pepe e Rodrigo Simas com seu Pablo, mas sem grandes anseios para ir muito além.

No conceito visual, é até engraçado que o longa poderia ter valorizado mais as cenas na Argentina, poderia trabalhar mais alguns passeios da protagonista, mas usou a base da casa dela, a casa da filha na Argentina, alguns bares, ou seja, não quiseram ousar tanto, e quando ousaram como a ida para o retiro, já voltaram antes de chegar, ou seja, a direção de arte não teve tantos elos cênicos para valorizar, e acabou brincando apenas com a abertura.

Enfim, é um filme que facilmente dava para melhorar demais em todos os aspectos, sendo o tradicional romance novelesco nacional que desenvolvido melhor viraria uma minissérie de uns 3-4 capítulos melhores trabalhados, mas que como filme não leva nada a lugar algum, então não tenho muito como recomendar ele não. E é isso pessoal, fico por aqui hoje, já que terei o Oscar para conferir mais a noite, e volto amanhã com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...