Netflix - As Fotos Vazadas (Penyalin Cahaya) (Photocopier)

1/16/2022 06:38:00 PM |

Já disse algumas vezes que a maior vantagem do streaming é ver filmes que de países que só veríamos aparecer aqui em festivais, isso se fossem bem premiados, senão a chance era praticamente nula, e a ideia completa do filme indonésio da Netflix, "As Fotos Vazadas", é daquelas que se podem discutir em qualquer meio que alguém irá contar algum caso que viu, ouviu ou passou, pois abusos ocorrem em todos os vértices possíveis, sejam eles em faculdades, em serviços, e até mesmo no ambiente familiar, e a velha linha de quem tem mais dinheiro/poder ganha é algo que quase sempre acontece, estourando quase sempre a linha no lado mais fraco. E usando um ar investigativo até que bem marcado, a trama mostra uma garota de um curso de computação, ou seja, alguém que sabe o lugar certo de caçar as fontes, que ao perder sua bolsa por aparecer fotos suas alcoolizada no processo de regulamentação da bolsa, vai caçar quem pode ter feito isso com ela, e mesmo não sendo um filme chamativo, com nuances mais marcantes, toda a desenvoltura acaba válida pela mensagem e pelo bom fechamento encontrado, mostrando que ir até o fim é algo duro, mas que tem valor.

A sinopse nos conta que Sur é uma bolsista em uma prestigiada universidade, mas depois de ir à uma festa e tirarem uma selfie sua bêbada e colocarem nas redes sociais, circulando todos da faculdade, Sur perde sua bolsa de estudos ao ser acusada de trazer desgraça ao seu corpo docente e portanto não podendo mais estudar na instituição. No entanto, Sur não se lembra dos eventos da noite, pois desmaia ao participar de uma festa da faculdade. Então, determinada a falar sobre o que aconteceu com ela, investigando a verdade por trás do que aconteceu naquela noite. Sur procura a ajuda de seu amigo de infância, Amin, que também trabalha e mora no campus como fotocopiadora, para descobrir o que realmente aconteceu naquela noite e trazer justiça a si mesma e achar o culpado. Mas suas preocupações vão muito além disso. À medida que ela se aprofunda no que aconteceu, ela percebe que há mais do que pensava inicialmente. Será que ela verá a luz no fim do túnel?

Diria que o diretor e roteirista Wregas Bhanuteja foi ousado em cima do tema, mas não quis usar tanto o conceito sexual do abuso em si, deixando bem no ar tudo se tinha rolado ou não algo a mais, seja antes ou durante todo o processo investigativo, tanto que em momento algum a garota é questionada disso, e mesmo nos vídeos depois achados apenas vemos fotos em poses sem ir diretamente em algo ainda mais polêmico, e isso embora seja um "alívio" para sua trama, o resultado seguiu ainda bem formatado, com a intensidade certeira para cada ato, e mesmo não tendo grandiosas atuações, toda a acusação, toda a moral e todo o tema acabam sendo bem pontuados e usados na medida certa pelo diretor, que mostrou ainda que com simplicidade se faz um filme tenso bem aberto para discussões.

Já falei que as atuações não foram tão chamativas quanto poderiam, ficando tudo muito subjetivo nas cenas, e com atores fazendo trejeitos meio que estranhos para cada ato, tendo claro um leve destaque para a protagonista Shenina Cinnamon com sua Sur misteriosa e confusa, alguns atos explosivos de Jerome Kurnia com seu Tariq, todo o envolvimento bem trabalhado por Chicco Kurniawan com seu Amin, e claro pela calma e centralidade que Giulio Parengkuan deu para seu Rama, além de alguns atos soltos bem trabalhados de Dea Panendra com sua Anggu e Lutesha dando vida para a jovem fotógrafa problemática Farah, mas como disse nenhuma grande expressividade que irei lembrar de qualquer um desses atores daqui alguns meses.

Visualmente a trama tem nuances interessantes, mostrando alguns ambientes da faculdade (aliás aula mesmo só uma rápida), alguns comitês e reuniões meio que em tendas (ficou um pouco estranho para falar a verdade, mas como não conheço a cultura vou relevar isso), uma central de fotocópias meio precária, mas aonde passa praticamente todo mundo (o que é comum em faculdades), uma apresentação teatral bem imponente, e uma festa meio que maluca, mas no meio de pessoas de teatro tudo é esperado, e o resultado da equipe de arte foi simples, porém efetivo para representar bem as coisas no país, além de muita fumaça da dengue passando em tudo quanto é canto, ou seja, foram bem, mas poderiam ser ainda mais simbólicos com o fechamento no miolo, que aí o ar crítico chamaria mais atenção.

Enfim, é um filme com um tema fortíssimo e que vale muito a discussão, porém desenvolvido de uma forma não tão expressiva quanto poderia, ao ponto que chama atenção em vários atos, mas em muitos fica mais confuso do que bem trabalhado, e assim o resultado final não impacta o quanto poderia. Diria que é inteligente e intenso, mas faltou um pouco mais de preparo para ser explosivo, porém ainda recomendo ele com muita certeza para todos, para grupos de discussão de abusos, e até mesmo para faculdades, pois é sempre bom prevenir do que arrumar depois, e assim faz valer a conferida. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...