Belle (Ryû to sobakasu no hime) (竜とそばかすの姫)

1/29/2022 11:59:00 PM |

O mais bacana das animações japonesas é que na maioria das vezes elas nos levam a pensar em algo que vai muito além do mostrado apenas na tela, pois trabalham temas difíceis e fortes com uma precisão de estilo, colocando cores fortes e dinâmicas bem encontradas que resultam em algo sempre bem chamativo, e com o filme japonês "Belle" temos tudo isso e muito mais, pois a trama nos leva para meio que algo que andamos vendo acontecer no Metaverso de Mark Zuckerberg, mas não bastando essa interação de avatares dentro de um mundo virtual, acabamos entrando em problemas reais de personalidade, de perda de entes queridos, e até mesmo em violência doméstica, ou seja, uma trama completa de situações fortes, que acaba sendo bonita pela essência musical, pelas cores, pelo mundo abstrato irreal contra o real, e que usando e ousando do estilo dos famosos animes, a trama flui fácil, emociona e agrada bastante. Sendo assim, muitos vão falar que o filme puxa algumas sacadas de "A Bela e a Fera", mas é algo bem original com algumas boas pitadas, e que acabou caindo nas graças das premiações, tendo já várias indicações, veremos se vão se concretizar, afinal é um grandioso filme.

A sinopse nos conta que Suzu é uma estudante tímida do ensino médio que vive em uma vila rural. Por anos, ela foi apenas uma sombra de si mesma. Mas quando ela entra em "U", um enorme mundo virtual, ela foge para sua persona online como Belle, uma cantora linda e globalmente amada. Um dia, seu show é interrompido por uma criatura monstruosa perseguida por vigilantes. À medida que sua caçada aumenta, Suzu embarca em uma jornada épica e emocional para descobrir a identidade dessa misteriosa "fera" e descobrir seu verdadeiro eu em um mundo onde você pode ser qualquer um.

Diria que o diretor e roteirista Mamoru Hosoda foi bem preciso com o que desejava entregar, ao ponto que vemos daqueles filmes que parecem simples nas atitudes iniciais, mas que vão crescendo nas dinâmicas, vai fazendo com que o público entenda aonde ele quer chegar, e mais do que isso ao entregar quem é a fera/dragão quebra com todas as expectativas, pois facilmente achei que era o amigo, depois achei que fosse o pai, depois alguém do seu meio, e quando tudo é revelado e o motivo do personagem o baque é ainda maior, embora tenha sido exagerado a ida da protagonista até o personagem real, fazendo parecer que Tóquio é uma vila de duas ruas. Ou seja, tirando esse detalhe, e também o enfrentamento com o "vilão" real fugindo tão facilmente, o restante da trama tem todo um sentido maior, tem uma perspectiva bem colocada, e chega a emocionar bem com todos os temas colocados em pauta, o que pode até ser novamente a garantia de uma indicação à melhor animação nas premiações, coisa que o diretor já conseguiu em 2018 com "Mirai".

Sobre os personagens, Suzu é muito tímida e tem as emoções muito afloradas, e é até engraçado como fazem nos animes, o tamanho da boca na hora que a pessoa vai gritar, e tudo mais, mas sua versão no universo U é incrível, com uma Belle cheia de nuances, de desenvolturas, e com uma cantoria maravilhosa num tom muito bacana que Kaho Nakamura conseguiu entoar e agradar bastante, ou seja, a personagem trabalha no tom, nos olhares, nos atos humildes e bem colocados, e que colocando muita cor, muitos elementos cênicos em suas canções, o resultado acaba indo até além. Ainda tivemos bons momentos com a fera/dragão todo violento, com uma estética não muito bonita, mas cheia de intensidade, tendo floreios completamente fechados, mas no final ficamos sabendo o real motivo, e o acerto da personalidade virtual bateu muito com o que sentem esse estilo de pessoa, ou seja, um personagem muito criativo e intenso de ver. A melhor amiga da protagonista foi muito divertida e completamente maluca com a criatividade entregue, trabalhando quase como uma produtora dentro do jogo para que as canções, as proteções, e até mesmo as atitudes de Belle fossem mais além com sua personagem voando ao redor, ou seja, é aquela parceria real para a vida, que valeu cada momento.

Visualmente a trama é bem bonita com o ar do campo aonde os jovens vivem, tendo toda uma desenvoltura de escola simples com os personagens bem casuais, mas tudo muito bem desenhado mostrando times, bandas, os nerds e tudo mais, tendo a amiga equipamentos de primeiro nível para jogar, enquanto a protagonista usa apenas um celular e seu fone de transmissão, mas quando entramos para o universo virtual tudo possui muitas cores, muitos personagens diferentes, todos voam, baleias voam, temos caixas de sons gigantes, castelos, estádios musicais em formato de bolha e tudo mais, sendo algo bem tecnológico e cheio de símbolos, que envolvem e agradam bastante, dando para passar um bom tempo procurando tudo em cada detalhe, e o mais bacana é que não é um filme tridimensional realmente, parecendo ser bem algo desenhado, mas com uma profundidade cênica tão precisa que mostrou a trabalheira que foi criar tudo isso.

Como no ambiente virtual a protagonista é uma cantora de sucesso, é claro que a trilha sonora original é incrível, e envolve bastante, mesmo que ouçamos ela em japonês, lendo tudo o sentimento ainda é mais emocionante com tudo o que diz, e sendo assim recomendo a trilha sonora completa que deixo o link aqui.

Enfim, é um filme bem interessante por toda a proposta entregue, que envolve e emociona na medida, e que passando uma mensagem bem marcante tanto para o lado real quanto para o lado virtual resulta em algo que vai valer a conferida mais para os adultos do que para os menores, então se você é fã de animes ou gosta de animações mais adultas vá conferir que vai valer a pena. E é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...