Netflix - Major Grom Contra o Dr. Peste (Майор Гром: Чумной Доктор) (Major Grom: Plague Doctor)

7/08/2021 01:14:00 AM |

Garanto que muitos assim que viam um filme russo passando na TV já mudavam de canal (apesar que como na TV quase sempre passam a cópia dublada nem dá para saber que era russo!), pois eram efeitos tão bizarros, histórias que nem o mais crente no absurdo aceitaria, e por aí vai, porém ultimamente tem vindo uma leva tão bem feita de longas, aonde andam investindo em tramas mais intensas e envolventes, que já dá até para pensar em curtir um festival de cinema russo (nem tanto, vai!). E hoje a Netflix estreou mais um bom exemplar deles, "Major Grom Contra o Dr. Peste", que acaba indo para um lado de filme de heróis com um pouco mais coerência (afinal só quem sobreviveu a conferida de "Os Guardiões" sabe bem a loucura que foi aquilo!) que trabalha algumas situações que já vimos em outros filmes hollywoodianos aonde o vilão mata por rebeldia aos erros do sistema, mas claro que acaba ficando maluco e tudo acaba saindo dos eixos. Ou seja, por ter um estilo de HQ chama a atenção pela formação do herói, pela desenvoltura de descoberta dos personagens, e até mesmo algumas boas reviravoltas acabam sendo bem interessantes por tudo o que é entregue, criando possibilidades diversas, introduzindo um bom personagem para uma franquia maior, e que usando de base as cenas pós-créditos (como é em casa dá para correr com o controle para não ter de esperar subir todas a letrinhas russas) para continuações. E sendo assim é um filme que funciona bastante, mas que demora um pouco para engrenar, afinal é um filme que necessitou uma apresentação de personagens, e assim inicialmente dá uma leve cansada, mas depois é intensidade para todos os lados, e agrada muito.

O longa conta a história de Igor Grom, conhecido em São Petersburgo por seu caráter penetrante e atitude irreconciliável com os criminosos. Mas tudo muda dramaticamente com o aparecimento de uma pessoa chamada Doutor Peste. Tendo declarado que sua cidade está "doente com a praga da ilegalidade", ele inicia um "tratamento", matando pessoas culpadas e inocentes. Com a sociedade agitada e os policiais impotentes, pela primeira vez, Igor enfrenta dificuldades na investigação, cujo desfecho pode determinar o destino de toda a cidade.

Diria que o diretor Oleg Trofim foi bem ousado em sua proposta, pois ao pegar um curta metragem sobre um policial que não segue regras e sai caçando bandidos de formas irreverentes e transformar em algo gigantesco com uma proposta de franquia foi algo que para um segundo longa ser tirado o chapéu, pois conseguiu criar boas dinâmicas, incorporar muita ação, bons efeitos especiais (se bem que pensando na loucura toda que é na Rússia, não é de se duvidar que filmaram com um lança chamas mesmo nas mãos do ator!), e com um intuito mais fechado de estilo mostrou que é possível fazer uma história interessante funcionar independente da língua, pois sabemos que a corrupção, as leis e tudo mais é algo que é bem falho na maioria dos países, e que alguns vingadores reais acabam explodindo e querendo resolver tudo com as próprias mãos, aí botar uma ficção, uma loucura num personagem, e ser criativo nas atitudes e nas loucuras entre os protagonistas é um prato cheio para um bom roteirista, e aqui tivemos uma tonelada de mãos bem criativas, que pegaram o original que é um curta, e amplificou para algo tão bom que certamente torcerei para virar uma franquia, e assim vermos o policial maluco saindo para combater mais vilões loucos.

Sobre as atuações, a base claro ficou toda em foco no jovem Tikhon Zhiznevskiy pelo que fez com seu Igor Grom, cheio de estilo, personalidade, e com uma desenvoltura rápida que chama muita atenção acabou tendo dinâmicas tão boas, usando bem as sacadas com todos os personagens, lutando bastante, e se impondo de maneira fácil que resultou em um personagem marcante e que pode facilmente ser lembrado como um bom herói sem grandes poderes. Sergei Goroshko trabalhou bem também seu Razumovskiy, com muita loucura cênica, cabelos de cores diferentes, e muita imponência nos atos dialogados, criando uma boa estrutura para o personagem do começo ao fim, mudando bem os estilos conforme o filme ia lhe pedindo, o que mostra muita técnica também. O jovem Alexander Seteykin fez trejeitos meio que agitados demais com seu Dima, ao ponto que assim como o personagem era um policial em treinamento ficou parecendo que também era um ator novo demais no set, mas seus momentos finais foram bem colocados e acabou agradando também. Lyubov Aksyonova trabalhou sua Yulia meio que de forma jogada, como aquelas youtubers que quer pegar tudo sem pensar, e de cara já ficamos esperando o par romântico dela com o protagonista, ou seja, talvez não precisasse forçar tanto em alguns atos, mas seu final ao menos ficou bem trabalhado. Quanto aos demais tivemos alguns atos mais marcantes, mas a maioria acabou servindo apenas de conexões, desde Aleksey Maklakov com seu Fyodor sendo praticamente um pai para o protagonista e dentro da polícia relevando suas cagadas, passando pelo maluco Grechkin vivido por Yuriy Nasonov, até chegarmos em Dmitriy Chebotarev com seu Oleg imponente no começo do filme até termos a grandiosa surpresa com sua reviravolta, e ainda temos uma segunda reviravolta dele assim que passa o último crédito, ou seja, vem mais dele na continuação.

Visualmente o longa ousa bastante com cenas incendiárias, temos um começo completamente insano com uma perseguição maluca com uns assaltantes fantasiados, um prédio de tecnologia bem imponente, várias cenas numa delegacia que mais parece uma repartição pública com uma tonelada de figurantes, muitas cenas de rebelião nas ruas, várias cenas de mortes imponentes pelo vilão, em lugares bem diferentes, um cassino sendo inaugurado com muita festa, além do apartamento bem destruído do protagonista com muitos detalhes, e vários figurinos e uma roupa totalmente cheia de apetrechos para o vilão, ou seja, um filme recheado de objetos cênicos bem usados que mostrou que a equipe de arte foi muito bem desenvolvida aonde desejavam chegar e acabaram agradando bastante.

Enfim, está longe de ser um filme genial, demora um pouco para engrenar, mas acaba entregando um bom clássico do estilo de super-heróis, com um vilão insano e cenas cheias de explosões, rebeliões, e principalmente contando com uma história interessante, ou seja, acaba sendo uma grata surpresa no streaming, e vou torcer para ter uma continuação em breve, pois vai chamar atenção pelo que deixou colocado. Sendo assim recomendo a trama para todos, e volto amanhã com mais um filme de super-heróis, só que agora nos cinemas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...