Netflix - Céu Vermelho-Sangue (Blood Red Sky)

7/25/2021 09:55:00 PM |

Tem vezes que vejo a junção de tipos de filmes que alguns diretores optam por colocar em suas tramas que não tem como dar certo, ou melhor até tem, mas ficam tão estranhos que parece bizarro só de pensar, quanto mais de assistir, e se já vimos num passado bem distante a mistura de cobras em um avião, agora chegou a vez de vermos um ataque de vampiros após um sequestro de avião!!! Ou seja, a Netflix colocou em seu catálogo a loucura completa chamada "Céu Vermelho-Sangue" que nos entrega exatamente essa proposta, criando algo tão maluco que acabamos não entrando tanto no clima, pois ambos os estilos são filmes de terror, mas cada um com sua peculiaridade causam a tensão no público, já que nos longas de sequestro de avião temos os terroristas malucos ameaçando a tripulação, vemos todo o pânico de conseguir ou não pousar o avião com as pessoas sobrevivendo, enquanto nos longas de vampiros temos todo o desespero da fuga dos monstros, a tensão por sangue, e claro todo o envolvimento entre os monstros para atacar ou não, e aqui ao misturar tudo vemos todas as situações, mas nenhuma funciona por completo, o que é ruim de ver, pois ficamos esperando aquele algo a mais, e quando parece que vai rolar, vemos absurdos tão malucos que não dá para salvar, como por exemplo tamparem um buraco de janela com bolsas, ou então terminar o voo com uma porta de porão aberta por inteiro com a pessoa agachada ao lado e não cair, ou seja, bizarro demais.

O filme nos conta que quando um grupo de terroristas sequestra um avião, uma mulher a bordo tem que tomar uma difícil decisão para proteger seu filho e os outros passageiros. Ela deverá revelar o monstro dentro de si que escondeu por tanto tempo: uma vampira.

O mais engraçado é que o diretor e roteirista Peter Thorwarth entregou uma trama original sua, não sendo algo baseado em algum livro ou qualquer tipo de desenvoltura, e assim sendo podemos dizer que teve uma criatividade até que bem absurda com um tema estranho rolando, e talvez até o resultado poderia ser outro se não recaísse tanto para alguns erros, pois seu filme tem técnica, tem personalidade, e até temos alguns atos tensos, mas quando olhamos o estilo inteiro acontecendo fica a todo momento parecendo que algo mais insano vai acontecer, e acontece, não fluindo de forma natural. Claro que esperar que uma loucura toda desse certo é abusar da boa vontade, mas talvez um pouco mais de tensão em tudo, ou quem sabe já irem logo para as cenas de chão com mais dramaticidade em cima dos militares, para que algo fizesse um pouco mais de sentido pelo menos, e que assim ficássemos nervosos com os protagonistas, e não nervosos com as loucuras de vampiros brigando dentro de um avião, pois eles não assustam, não causam temor, nem nada, e assim o resultado acaba ficando bem mediano na totalidade.

Sobre as atuações chega a ser algo ainda mais estranho, pois todos fizeram tantas caras e bocas que ficamos nos perguntando se realmente sabiam o que estavam fazendo em cena, salvando mais ou menos o garotinho Carl Anton Koch com seu Elias desesperado mais em salvar o amigo que conheceu no aeroporto e a mãe do que com a sua própria vida ao enfrentar os bichões sanguinários dentro do avião, claro que por ter convivido com a mãe tantos anos deve ter aprendido algo, e ele foi bem expressivo, marcou estilo e acabou agradando de certa forma. Já Peri Baumeister acabou necessitando tanto de expressividade com máscara, próteses dentárias e lentes para que sua Nadja funcionasse que chega a ser assustador de ver ela, não do que faz em cena, e isso é estranho demais, mas ela tentou sempre proteger seu garotinho, fez as nuances por desespero de sangue, e assim o resultado até chega a surpreender de alguma forma. Kais Setti trabalhou bem seu Farid, fazendo bons olhares, trabalhando alguns eixos bem desesperadores, e fechou bem seus atos com estilo pelo menos. Quanto dos terroristas, vale bem o destaque para Alexander Scheer com seu Eightball completamente insano já logo no início dos trabalhos de sequestro, mandando tiros, facadas e tudo mais, mas ao colocar a maquiagem de vampiro inteiro tostado ficou muito insano, completamente desesperado por sangue e violência, resultando em uma interpretação bem colocada e maluca. Já os demais acabaram aparecendo pouco, e mesmo fazendo desesperos, puxando elos não foram muito além, tendo um leve destaque para o copiloto Bastian vivido por Kai Ivo Baulitz, que se mostrava uma coisa, depois virou outra, e finalizou de uma terceira forma, então poderiam ter usado mais ele.

Visualmente o longa até explorou muitos ambientes, desde as classes de passageiros, passando pelo cockpit aonde acontecem cenas bem intensas, a cabine de serviço aonde rola várias mortes, e claro o porão de cargas aonde usaram um carro blindado, cachorros em jaulas, explosões e tudo mais, além claro de muita maquiagem para os diversos vampiros, muito sangue para todo lado, diversos elementos cênicos sendo usados como armas, machados, bombas e tudo mais, além claro das cenas em terra com um exército imenso totalmente preparado para uma guerra, e ainda nas memórias da protagonista como foi que ela se tornou uma vampira no meio da neve, num casebre meio abandonado que ninguém entraria, mas lá foi ela como todo filme de terror, muitos remédios para tentar conter o ar vampiresco, e assim o resultado da equipe de arte foi bem intenso e marcante pelo menos.

Enfim, é um filme razoavelmente mediano, que até dá para conferir pela proposta, mas que facilmente daria para chamar mais atenção mudando um pouco de cada coisa, e principalmente criando mais tensão em tudo. Ou seja, diria que até recomendo o longa, mas com tantas ressalvas deixo o aviso que muitos vão reclamar mais do que curtir toda a ideia. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em amanhã com mais textos, então abraços e até lá.


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