Retrospectiva 2017 - Melhores Do Coelho

12/31/2017 03:53:00 PM |

Bem caros amigos, acabamos mais um ano, e posso dizer que foi um dos mais fracos cinematograficamente falando, pois tivemos bem menos filmes estreando no interior (foram 215 filmes esse ano contra 226 no ano passado) e na média foi dado 6,75 coelhos de nota, ou seja, nem na média 7 para passar de ano foi conseguido, ou seja, o ano 2017 ficou de recuperação (rsss)...  mas ao menos tivemos boas diversões, gratas surpresas, algumas decepções, retornos de franquias, e claro muitos blockbusters para lotar as salas de cinema! Também tive muitos elogios por críticas, muitas reclamações, e até alguns xingamentos, mas faz parte, pois desde que decidi colocar a minha opinião aqui aberta, estou aberto para ouvir também qualquer coisa.

Espero que 2018 venha a ser bem melhor, e que claro possamos estar mais tempo ainda dentro das salas de cinema, e que ainda possa continuar escrevendo minha opinião aqui para que os amigos decidam se vão conferir ou não, se compram ou não uma mídia física, e por aí vai... claro que o desânimo bate muitas vezes, mas talvez 2018 seja o ano que vamos atingir a grande marca de 1.000.000 de visualizações, então garanto que pelo menos esse ano vou seguir.

Como é de praxe em todos anos, vou colocar aqui os filmes que mais gostei, que dei as melhores notas e claro também os desastres, lembrando que foi a minha opinião na época que conferi, usando dos conceitos de produtor que sou, pois sei que muitos amigos jornalistas discordam de minhas opiniões, afinal olham apenas a história, e não todo o restante. Então vamos lá.

Nesse ano dei nota máxima para 6 filmes apenas, cada um por sua qualidade e estilo, e por incrível que pareça dei nota 9 para outros 30 filmes, ou seja, tivemos muitos bons filmes que na época por algum detalhe raspei de dar nota máxima, portanto vamos comentar desses 36 quais valeram realmente o ano.

Para começar, por mais incrível que possa ser um dos filmes que dei nota máxima nesse ano e teve uma das maiores visualizações do site de todos os tempos foi um documentário, e claro que ficará como sendo um dos melhores que já vi, que foi "Visages, Villages".

Na categoria animação, tive uma grata surpresa ao ver algo feito para adultos que comoveu a plateia em uma das poucas exibições, com todos aplaudindo ao final, e que certamente irá marcar minha memória para sempre, e esse foi "Your Name". Mas também nessa categoria ri muito com todas as grandiosas cenas e sacadas de "LEGO: Batman", ou seja, para todos fãs do homem-morcego tivemos algo bem feito que valeu a penas ser visto.

Felizmente tivemos grandes feitios esse ano em um dos gêneros que mais gosto que é o terror, causando estranhezas e assustando tivemos "It - A Coisa", e ousando com muito preconceito e situações constrangedoras, "Corra" conseguiu impressionar muito, e pode pela primeira vez levar um longa do gênero para as cabeças das premiações.

No lado mais emotivo, tivemos vários filmes que nos fizeram escorrer lágrimas na sessão, dar engasgadas enormes, e com isso resultaram em algo muito bonito de se ver, e claro que para citar aqui tenho de colocar um que no mundo todo foi no ano passado, mas como só vi esse ano, aqui vai "Lion - Uma Jornada Para Casa".

Nos dois festivais que tivemos esse ano no interior, fui muito surpreendido com ótimos filmes, nos mostrando muitas vertentes de outros países, mas sem dúvida alguma o melhor do ano foi "O Motorista de Táxi" que chocou ao trabalhar um governo ditador brigando com a população de bem, e ainda usando algumas coisas cômicas para dar uma quebra. Mas também tenho de pontuar o ótimo "A Viagem de Fanny" que com a doçura das crianças nos entregou o mundo dos judeus fugindo da guerra.

Agora foram poucos os longas que me fizeram rir de verdade, ou ao menos sair com uma felicidade imensa da sessão, e tenho de colocar aqui o ótimo "Perdidos em Paris" que foi leve e divertido na medida certa. E também tivemos "Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha", que embora tenha uma pitada dramática forte no final, o geral foi muito gostoso e divertido de acompanhar.

No conceito de ação, aventura e entretenimento, tivemos alguns filmes incríveis que nos deixaram com muita adrenalina e empolgação, incluindo até um dos melhores filmes do ano, "Dunkirk", que fez uma guerra por diferentes maneiras sem precisar ter um herói em si. Tivemos "Logan" com uma finalização incrível para o herói com muita destreza e incríveis cenas. E claro um dos filmes mais eletrizantes do ano com "Em Ritmo de Fuga", sem esquecer do grandioso "Atômica" que arrasou demais.

Não diria que tivemos um bom ano de produções utilizando efeitos tridimensionais, pois nenhum surpreendeu, mas com certeza alguns agradaram bastante, e para citar alguns bons nessa categoria, ficaria com "Kong - A Ilha da Caveira", "XXX - Reativado" e "Transformers - O Último Cavaleiro".

E por último, mas não menos importante, foi um grande ano para o cinema nacional, com 37 produções exibidas no interior, e se destacando demais "Por Trás do Céu", "Divórcio", "Soundtrack" e "O Filme Da Minha Vida", numa mescla de fantasia, comédia, emoção e histórias que fizeram nossa mente viajar, ou seja, mostrando que a qualidade nacional tem melhorado demais.

Mas se tivemos bons filmes, é claro que tivemos muitos ruins também, e para não estragar a felicidade do texto vou citar só alguns, para começar os piores nacionais dos últimos anos: "Os Penetras 2 - Quem Dá Mais?" e "A Menina Índigo", mas que não superaram os dois piores filmes do ano que facilmente podem ser chamados "A Noiva" e "24 Frames".

Bem é isso pessoal, desejo do fundo do coração que todos tenham uma ótima noite de virada, e que possamos conversar bem mais sobre cinema no próximo ano, então abraços e até 2018!!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...