O Dia Depois (Geu-Hu) (The Day After)

12/17/2017 01:21:00 AM |

O povo que gosta de dificultar a vida dos críticos esses sul-coreanos, além de todo mundo ser bem parecido, ainda me fazem o filme em preto e branco para ser mais difícil ainda de distinguir quem é quem! Mas ao menos conseguimos captar a essência da trama "O Dia Depois", num daqueles trabalhos de que você faz algo errado, e procura apagar de sua mente o que fez, afinal pra que ficar guardando rancor, e aqui o protagonista faz bem essa jogada trabalhada com sua esposa, a amante e uma pobre funcionária no seu primeiro dia de trabalho, ou seja, uma bagunça digna de novela mexicana de primeira linha, que aqui montada num formato bem artístico consegue entregar rápido a ideia com expressões fortes, mas que falta algo para a pimenta funcionar completamente.

A sinopse nos conta que Areum (Kim Min-Hee) está pronta para o seu primeiro dia de trabalho em uma pequena editora, onde ela precisa lidar com seu chefe Bongwan (Hae-hyo Kwon) e sua vida amorosa complicada. Após uma crise no casamento, no entanto, a esposa de Bongwan encontra um bilhete amoroso na mesa dele e acaba por envolver Areum nesta situação delicada.

O trabalho do diretor e roteirista por Hong Sang-soo é simples e eficaz, pois temos apenas 4 personagens, 3 locações e alguns diálogos amarrados que parecem ser até os mesmos, invertendo apenas a mulher, e as vezes até a mesma fazendo a mesma cena, ou seja, tentando nos deixar confusos com o que é entregue. Porém diferente do que se possa pensar, o filme somente usando esses vértices não ficou ruim, e até mostrou bem a essência tradicional da traição e das mentiras usadas pelos homens, mas a estética em preto e branco não serviu para nada e nem incrementou nada na trama, de modo que apenas serviu para confundir. Claro que talvez o diretor tenha ficado demais em cima do muro para se decidir de que rumos atingiria com sua trama, e pudesse até ir mais profundo nas situações, mas optou pelo jeito leve e entregou algo simples, e ainda usou de recursos como zoom para aproximar detalhes de algo que não existe a todo momento, tentando criar um ar de tensão inexistente.

Das atuações, vou fugir dos nomes dos atores, principalmente por cada lugar estar de um jeito começando pelo nome, outros pelo sobrenome, e como não entendo nada de coreano, melhor falar apenas dos personagens em si, começando pela jovem Areum que está em seu primeiro dia de trabalho, e temos de pontuar que mesmo estando super empolgados em trabalhar em determinado lugar, raramente alguém já sai de bate papo tão informal com o chefe, cheio de brincadeiras, contando a vida pessoal inteira e tudo mais, então poderiam ter segurado um pouco a moça, e claro a atriz também ser menos atirada, fazendo carões e trejeitos fortes. Já o chefe Bongwan parece meio desmemoriado, mas fez trejeitos clássicos de quem sabia o que estava fazendo em cena, e trabalhou bem com todas as atrizes, incorporando a situação para ficar com a amante. A esposa fez a repetitiva, bateu, chamou atenção, mas faltou demais em trabalhar expressões, parecendo um robô que só deseja tirar satisfações. E claro a amante, fez seu show no começo, sumiu, e voltou com grandes ideias para cima, mas faltou expressão também, aparentando somente ser destemida.

No conceito visual, a única coisa que sabemos é que está bem frio fora das casas, pois todos usam roupas bem pesadas, mas o exagero visual dentro dos locais para tentar mostrar o que é cada locação foi algo demais, com uma editora com muitos livros jogados para todo lado numa bagunça imensa, um restaurante aonde aparenta ter somente os protagonistas e nada mais, nas duas vezes que aparece, uma casa sem muitos elementos, e com isso a equipe de arte acabou entregando um trabalho bem incompleto. A fotografia trabalhou bem os tons para poder usar o preto e branco, tendo muita distinção de camadas entre o fundo e os protagonistas, mas sem muita justificativa para usar o recurso, de modo que fizeram bem o básico.

Enfim, é um filme que embora seja um drama, você acaba rindo das situações que os protagonistas acabam se envolvendo, pois já vimos tanto disso em novelas que parece um recorte cênico de algum capítulo de qualquer novela conhecida, e com isso, muitos até vão gostar do que verão, mas não é nada de impressionante. Portanto não tenho como recomendar ele para ninguém, pois é simples e sem muito efeito. Bem é isso pessoal, fico por aqui agora, mas volto logo mais com o texto do outro filme da noite.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...