As Aventuras de Gulliver (Гуллівер повертається) (Gulliver Returns)

2/04/2022 01:56:00 AM |

Costumo dizer que depois que a modernização dos computadores chegou no patamar atual, tem aparecido cada vez mais animações de diversos países que nem sabíamos que produzia filmes, quanto mais algo animado, e hoje eis que surgiu uma trama ucraniana nos cinemas que muitos acabarão indo conferir achando ser algum tipo de continuação ou parecido com os outros filmes do gigante Gulliver, mas a trama  de "As Aventuras de Gulliver" além de ser bem bobinha, ainda é confusa parecendo ser uma continuação de algo que não é bem especificado, e que numa mistura meio maluca de tentar passar o que é ser gigante de coração ao invés de tamanho acaba ficando um pouco estranho demais. Não diria que seja algo ruim de ver, mas muitos vão ficar naquela dúvida do que foram conferir, e para os pequenos as brincadeiras não cativam tanto quanto poderiam, ou seja, é o famoso meio do caminho que ninguém curte demais.

A sinopse nos conta que um viajante e aventureiro é convidado pelo rei a retornar a Lilliput, cidade que salvou da tropa inimiga do reino Blefuscu. Mas ao chegar, o pobre Gulliver é recebido com indignação, pânico e desespero pela multidão, já que o rei disse que o lendário Gigante Gulliver era o convidado. O que ninguém sabe é que o viajante realmente é o "lendário Gulliver", mas apenas foi decretado como gigante. Acreditando que esperava um grande guerreiro, a população construiu instalações gigantescas para acomodar o convidado, e que não serão usadas, já que o "gigante fraude" é uma pessoa comum (e de mesma estatura que o resto). Furioso, o rei pede a execução de Gulliver, mas não contava com o fato de que a cidade inimiga Blefuscu se prepararia novamente para atacar Lilliput. Agora, Gulliver terá dois desafios: escapar da execução e salvar a cidade de Lilliput da terrível armada de Blefusco mais uma vez.

Diria que o roteirista Michael Ryan que já foi muito premiado até que inventou algo bem diferente do usual para entregar ao diretor Ilya Maksimov, pois já vimos diversas montagens com o personagem famoso, e na maioria das vezes o gigante era em tamanho, fosse por um país de pessoas pequenas e ele normal, ou uma pessoa gigantesca no meio de pessoas normais, e aqui a síntese focou em alguém gigante de atitudes, de coração e tudo mais, que no meio de reis egocêntricos e exagerados conseguiu superar as adversidades e ajudar a população no que ela precisava. Ou seja, se olharmos a fundo o filme até traz um bom envolvimento, mas que por ser abstrato e cheio de coisas estranhas não cativa tanto quanto poderia e deveria, afinal estamos falando de uma animação que pede símbolos mais práticos e fáceis. Sendo assim, o resultado até tem um certo gracejo, mas não vai muito além em todo o restante, ficando com um miolo exageradamente cansativo e coisas abertas demais para algo simples, e assim falha mais do que acerta.

Quanto dos personagens o rei é irritante demais, o protagonista Gulliver é cheio de coisas chamativas se achando o galã de tudo e ao mesmo tempo forçando a todo momento, a mocinha Marcy é um misto de empoderamento e meio que jogada demais, e o amigo Frelok é desmemoriado. Do outro lado o vilão é até bem imponente e traiçoeiro, os mensageiros do vilão poderiam chamar mais atenção e o mensageiro real é bobo demais. Ou seja, é daqueles filmes que até temos personagens bem desenhados, mas ninguém conseguiu chamar atenção para nada, sobrando então o ratinho que é fofinho pelo menos.

Visualmente o longa tem bons traços que não chegam a ter uma tridimensionalidade chamativa, mas ao ter bons movimentos de câmera acabou criando várias perspectivas, e nuances ao ponto de conseguirmos visualizar bem os cenários, se divertir com alguns elementos alegóricos bem colocados, e tudo funcionar bastante para toda a personalidade de cada personagem, e sem dúvida a sacada de vários dias passarem em um único dia é algo maluco e bem interessante pela ambientação.

Sobre as canções, elas encaixam bem na temática e por terem sido legendadas acabaram dando uma vivência maior para a trama, servindo até para explicar mais alguns momentos, mas não é algo muito ritmado, e ficaram até estranhas nas aparições, mas como o filme inteiro é estranho, está valendo.

Enfim, é uma trama leve e bem feitinha, mas completamente maluca, e sem grandes chamarizes para empolgar nem os pequenos, nem os mais velhos que curtem o estilo, sendo daqueles que logo mais esqueceremos que vimos um dia. Sendo assim recomendo ele só se não tiver realmente mais nada para ver na telona. E é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...