Coração de Fogo (Fireheart) (Vaillante)

2/19/2022 04:53:00 PM |

É tão bacana quando fazem longas animados para homenagear algum tipo de pessoa ou profissão, pois conseguem criar tipos, dar sínteses às funções, e principalmente criar envolvimentos bem clássicos para que o público veja os riscos e situações que envolvem fazer algo que muitos julgam comum. E com a animação franco-canadense "Coração de Fogo" vemos bem essa ideia sendo trabalhada para honrar os bombeiros que se doam em situações bem perigosas para salvar vidas, e mais do que isso o longa entrega uma homenagem às primeiras mulheres bombeiras que encararam essa missão, indo contra as regras e princípios das épocas que viveram, com muita coragem e bravura. E o melhor é que não deixaram que esse ato forte de homenagem ficasse dramático demais, mas sim como toda boa animação, entregaram algo divertido, bobinho e com um envolvimento bem colocado para agradar a todos, ao ponto que tendo cores fortes, um bichinho para dar o gracejo, e personagens bem trabalhados e bem desenhados, resultando em algo muito gostoso de ver, que até o menorzinho da sala conseguiu enxergar o que aconteceria na sequência, e assim sendo não é daqueles difíceis e reflexivos, mas sim a tradicional e bonita animação que gostamos de ver.

No longa acompanhamos Georgia Nolan, uma adolescente de 16 anos que sonha em ser uma bombeira, reconhecendo o ambiente majoritariamente dominado por homens, a garota possui um forte desejo de pioneirismo. Quando um misterioso incendiário começa a aterrorizar a cidade e sequestrar bombeiros de Nova York, o pai de Georgia, Shawn, é convocado pelo prefeito a deixar a aposentadoria e liderar a investigação dos desaparecimentos. Desesperada para ajudar seu pai, Georgia se disfarça como um jovem chamado "Joe" e se junta a um pequeno grupo de bombeiros desajustados que tentam parar o incendiário. Nessa aventura, a adolescente irá testar sua coragem e persistência, para alcançar seu sonho, proteger sua família, e combater o mal que assola sua comunidade.

Aqui tivemos os diretores e roteiristas Laurent Zeitoun e Theodore Ty em suas primeiras direções, mas Laurent foi roteirista do longa "A Bailarina" que também entregou bem essa essência de sonhos de vida, de objetivos fortes, e que podemos ver novamente aqui no semblante da protagonista, que almeja tanto ser uma bombeira, mas quem pensa que tudo é entregue bem fácil vai se enganar bem fácil também, pois ainda no miolo temos revelações marcantes, situações dramáticas bem pontuadas e que com simplicidade acaba funcionando bastante, mostrando que os diretores foram precisos nas ideias, e souberam dar carisma em tudo, souberam criar personagens bem diferentes para ter os devidos propósitos, e assim o resultado flui e agrada, mesmo tendo alguns errinhos que forçam a barra, porém essa sutileza funciona e sobressai tudo, o que faz valer a conferida.

E já que comecei a falar dos personagens, todos tiveram boas situações cômicas, muito carisma e personalidade, ao ponto que acabamos nos conectando bem a jovem George/Joe , sentimos todo sentimento protetor do pai Shawn, a maluquice do motorista Guepardo, e a inteligente e medo do químico/físico Ricardo, além claro da cachorrinha bem divertida que apoia a garota desde pequena mas suas empreitadas, ainda tivemos o prefeito querendo sua reeleição, a cantora de ópera, a assistente de palco e o policial fã demais, que deram bem toda a síntese da trama, fizeram bem os atos de cada um, foram bem desenhados e agradaram bastante.

No conceito visual tudo foi muito bem desenhado, bonito, retratando bem o Brooklin e a Nova York dos anos 20 e 30, além das cenas de fogo com cores bem diferente, que são explicadas, e o resultado químico chama bastante atenção. Ou seja, a equipe de arte foi bem marcante no que precisava mostrar.

No ar musical, o longa usou algumas trilhas meio que conhecidas de filmes de heróis, e isso soou um pouco estranho num primeiro momento, mas acaba funcionando dentro da proposta completa da trama.

Enfim, foi algo simples, mas bem feitinho, que agrada bastante, emociona na medida, valendo tanto para os pequenos quanto para os adultos, pois as mensagens são fáceis e bem trabalhadas para todas as idades. Então recomendo ele bastante para todos verem na semana que vem quando será lançado oficialmente, já que hoje e amanhã serão apenas algumas pré-estreias pagas, então abraços e até logo mais pessoal.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...