Vidente Por Acidente

4/19/2024 09:09:00 PM |

Se tem algo que me irrita até mais do que filme novelesco é comédia que não me faça rir, pois você fica esperando algo ser engraçado, algo ter alguma sacada, e não acontece. Claro que a ideia de uma comédia mais madura sobre vocações e reais interesses é algo que precisaria se pensar mais, porém "Vidente Por Acidente" tenta ser maduro demais e abusa de elementos que não se impõem e/ou funcionam na tela, resultando em um filme que você fica pensando se você assistiria em um dia normal na sua vida, e a resposta é bem fácil: "Não!", mas como o vidente adivinharia se encostasse em mim, minha vocação é ser crítico, então com isso, cá estou escrevendo após ver algo que não tenho como recomendar de forma alguma.

A sinopse nos conta que aos 40 anos, o arquiteto Ulisses (Otaviano Costa) – descrente de sua carreira e inseguro de seus talentos – visita uma “coach vocacional” que promete encontrar a verdadeira vocação das pessoas. Depois de tomar um chá suspeito oferecido pela “profissional” em seu ritual maluco, Ulisses apaga e tem os seus pertences roubados. Porém, nem tudo é tragédia: misteriosamente, ele sai de lá com um poder estranho: Descobrir, com apenas um toque, a verdadeira vocação das pessoas. Será que Ulisses encontrou seu verdadeiro talento ou este novo dom só vai trazer ainda mais confusão para sua vida?

Confesso que estou realmente muito triste em saber que o diretor do longa é Rodrigo Van Der Put, pois depois de ter entregue algumas semanas atrás um longa sensacional chamado "Dois é Demais em Orlando", e agora mostrou algo tão simples, tão sem vida, que até pode mostrar conflitos vocacionais, mas acredito que ele precisa voltar para a comédia escrachada do Poeta dos Fundos ou algo família leve como fez no seu último filme, pois a comédia reflexiva é algo que só os franceses fazem bem, e ainda assim são pouquíssimas que acertam, então nem vou me alongar muito no texto, pois não vale a quantidade de palavras para algo do estilo.

Quanto das atuações, particularmente gosto do estilão de Otaviano Costa, e aqui seu Ulisses até tem alguns trejeitos bem encaixados, porém quando realmente a trama acontece com ele perdendo os poderes e buscando uma solução, que é quando o filme realmente iria fluir e ficar engraçado, a trama já acaba, enquanto o começo alongado acaba não indo além e nem sendo bom de ver, o que não mostra o potencial de atuação dele. Outra que já elogiei muito semana passada, aqui foi tão coadjuvante que dá para contar as palavras de Evelyn Castro, que até tenta ser engraçada como a esposa do protagonista, mas não vai além. Quem fez atos bem engraçados ao menos foi Macla Tenório com sua Patrícia, a assistente do vidente e arquiteto, entregando atos bem conflitivos, mas que ao menos divertem na tela e Victor Lamoglia até tenta fazer graça, mas não consegue. Ainda tivemos outras atuações/participações, mas sem grandes anseios cênicos com Jamilly Mariano como a filha do protagonista, Totia Meirelles como a mãe, Katiuscia Canoro como a coach picareta e ladrão, e Nany People como uma apresentadora de programa, mas Serjão Loroza como Deus de barba rosa foi apelação demais para qualquer loucura que quisessem fazer.

Visualmente a trama também é simples, mostrando claro que o vidente realmente é um bom arquiteto, criando seu espaço de trabalho com um bom requinte, vemos uma apartamento modelo que vemos tradicionalmente em muitas obras com plantas ruins que se melhoradas ficariam incríveis, e a casa requintada da família, mas nada de muito grandioso ou chamativo para mostrar serviço pela equipe de arte.

Enfim, pela primeira vez fiquei feliz em ver a sessão de um longa nacional vazia, pois é algo que não dá para recomendar para ninguém, e como costumo falar de muitos filmes que com poucos ajustes ficariam bem melhores, aqui eu diria que precisaria ser reescrito inteiro o roteiro para algo ficar bem trabalhado e convincente dentro da ideia toda, ou seja, tem muitos outros bons longas para ver no cinema, então é só escolher melhor. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas vou ver outro longa hoje, e espero que salve minha noite, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...