Evidências do Amor

4/12/2024 09:29:00 PM |

Já fazem alguns minutos que saí da sessão de "Evidências do Amor" e ainda estou sem entender como alguém teve essa brilhante ideia de roteiro, pois a trama entrega em um único filme a junção de duas das canções mais icônicas do país ("Evidências" e "Cheia de Manias"), coloca um filme confuso, porém aclamado mundialmente pela ideia ("A Origem"), e abusa de viagens temporais, sendo daquelas tramas simples e bobinhas, porém que encaixa com tanta perfeição dentro da entrega dos personagens que até esquecemos as coisas ruins que podem ter, sendo daqueles filmes que não temos como reclamar de nada, pois até mesmo o trio protagonista consegue entregar boas sacadas e interpretações, ou seja, o pacote completo que funciona e que no fundo apaga todos os longas ruins que o diretor já fez, sendo que agora só lembrarei desse perfeito trabalho, e que facilmente muitos amigos vão me julgar por colocar na lista dos melhores filmes nacionais que já vi.

A história acompanha um casal, Marco Antônio e Laura que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas um ano após o término Marco Antônio percebe que, todas as vezes que escuta Evidências, ele volta às situações do passado, especificamente as discussões que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura, seguir em frente com sua vida e se livrar desta maldição misteriosamente. 

Como já falei no parágrafo inicial, o diretor e roteirista Pedro Antonio Paes já entregou muitas bombas, mas também já entregou alguns filmes que me fizeram rir realmente, sendo daqueles que oscila muito no que faz, porém aqui eu diria que ele saiu completamente do básico e foi para um patamar que tinha tudo para dar muito errado, mas acabou ficando numa perfeição sem tamanhos, tendo uma história que acaba sendo simples e que já vimos muitas outras vezes usando a sacada da viagem temporal para tentar consertar algo, mas que aqui funcionou quase como uma sessão de psicanálise, já que o protagonista vai vendo aonde errou e acertou no passado, porém o diretor soube fazer desse estilo batido algo novo com suas sacadas cômicas, com um envolvimento dinâmico bem encaixado, e foi além na percepção de que a música Evidências tem o mote para criar tudo. Ou seja, ele usou de algo que não tinha como dar certo, pegou dois protagonistas opostos totalmente, e os fez ter uma química que acabamos envolvidos, e pronto, filmaço para marcar seu nome no cinema nacional, e quem sabe gerar continuações, já que no final tem uma safadinha durante os créditos.

Quanto das atuações, tem outro filme do Fábio Porchat que adoro chamado "Entre Abelhas", e aqui ele voltou a se entregar nesse estilo um pouco mais dramático para seu Marco Antônio, porém colocando mais comicidade e exageros que tanto sabe fazer bem, e isso acabou funcionando demais para a loucura que o longa precisava, de tal forma que ele mesmo forçando em alguns atos, gritando em outros, e sendo maluco como sempre o vemos na tela, acabou numa junção perfeita e que agrada demais, sendo complexo e engraçado, o que acaba sendo um show na tela. Fazia muito tempo que Sandy Leah não atuava, já que se dedicou muito mais à música do que a carreira de atriz que teve anos atrás, porém sua Laura tem um pouco da personalidade que costuma passar no seu dia a dia, e assim convence, tem bons trejeitos e se entrega para o que o filme precisava. Agora confesso que já falei mal muitas vezes do jeitão exagerado de Evelyn Castro, mas aqui com sua Julia, a atriz se completou com seu estilo de humorista e foi tão além que não consegui nem colocar ela como coadjuvante na trama, mas sim uma protagonista secundária tão perfeita em suas sacadas que explode em todos os seus atos junto do protagonista, ou seja, deu show demais e quem sabe a continuação aconteça com ela. Quanto aos demais diria que não atrapalharam, mas sumiram pela luz do trio, e como já falei outras vezes, cinema é isso, e juntou muitos aparecendo vira novela e série.

Visualmente embora o apartamento e o emprego do protagonista seja bem tecnológico, moderno e com ambientes mais requintados, o longa nos leva mais para momentos dos anos 90, com sambas, com festas de réveillon mais fechados, passeios em trilhas, ranchos e tudo bem romantizado com potes de recados, vitrolas, mas usando bem a tecnologia do celular para dar play nas diversas versões da canção tema, ou seja, vemos lugares bem encontrados que funcionam bem na trama, e a equipe de arte soube valorizar cada elemento cênico para que o filme fluísse bem.

Nem vou falar da trilha sonora cheia de clássicos, afinal a base e "Evidências" em dezenas de versões, e "Cheia de Manias" do Raça Negra, sendo tocada e cantada pelo protagonista, mas as demais canções caíram bem e deram um bom tom para a trama.

Enfim, é um filme que beira a perfeição, tendo um ou outro ato que incomode, e talvez o ar romântico pudesse emocionar um pouco mais do que apenas divertir e ser gostoso de ver, de tal forma que se tivesse notas quebradas, daria um 9,5 para ele, mas como faltou o detalhe emocional vou ficar com 9, mas inegavelmente o resultado me surpreendeu demais, e recomendarem muito para todos como uma tremenda comédia do melhor nível que já tivemos no país. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas vou conferir mais um longa hoje, então volto mais tarde com outro texto, então abraços e até breve.


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