Uma Prova de Coragem (Arthur the King)

4/06/2024 02:26:00 AM |

Costumo dizer que colocar animais em uma produção é golpe baixo, pois é muito difícil não agradar o público alvo que vai ao cinema para se emocionar e envolver com o personagem canino na maioria das vezes, e se juntar então com uma história real, e ainda uma trama esportiva? Aí não tem como não agradar esse Coelho que vos digita sempre, pois já confessei ser um apaixonado por tramas esportivas, aonde torço pela superação do personagem, vibro pelas conquistas e fico sempre muito feliz com o resultado final, que nem sempre é de uma vitória, e no longa "Uma Prova de Coragem" ainda colocaram pra jogo um cachorro tão bem treinado que entrega trejeitos melhores que muitos atores que conhecemos das telonas. Ou seja, é daqueles filmes que conseguem ter uma boa entrega, que emocionam ao máximo com as cenas mais tensas, e que você fica com medo do cachorrinho não terminar o longa, mas adianto que o cão é um herói tremendo e chega ao fim!

A produção é baseada na história real de Mikael Lindnord, um corredor de aventura que, em 2018, durante o percurso de uma das competições, encontrou um cachorro de rua e decidiu adotá-lo naquela que se tornaria sua corrida mais épica de todas. Ao longo de dez dias e 435 milhas, um vínculo inquebrável é construído entre o corredor e cão chamado Arthur, resinificam os sentidos de vitória, lealdade e amizade.

Se no filme anterior do diretor Simon Cellan Jones, "Um Plano Em Família", eu fiquei na dúvida de qual era seu estilo, agora posso afirmar que ele gosta de tramas familiares gostosas que qualquer um que for ver no cinema ou em casa possa curtir, se divertir, se emocionar e não precisar pensar em mais nada do que está acontecendo fora da sua sala, pois ele entrega tudo de uma forma tão concisa e direta, que você não se cansa dele, nem de seus personagens, querendo ver mais, torcendo mais pelo final que espera e assim sendo sabe segurar o resultado na tela sem precisar apelar. Claro que diferente do longa anterior que o roteiro era algo completamente maluco e explosivo, aqui ele pegou algo adaptado de uma história real, e assim sendo faz você mergulhar ainda mais na essência entregue, de tal maneira que tenho a certeza absoluta que o que mais veremos nas pesquisas das próximas semanas é como anda a vida do cãozinho Arthur, e a história que aqui se passa em 2018 com Michael sendo americano do Colorado, na vida real o cãozinho conheceu o sueco Mikael em 2014 e viveu com ele até 2020, ou seja, não está mais entre nós, mas foi um guerreiro e lutou muito como é mostrado no longa, sendo algo muito bem emocional e que funciona do começo ao fim, mesmo sendo bem básico com trama dramática, o que não é nenhum demérito.

Quanto das atuações, antes de falar de qualquer ator humano, tenho de dizer que temos mais um cachorro brilhantemente treinado com expressões e trejeitos muito melhores que muitos atores que conhecemos, e o nome dele é Ukai, que fez um Arthur perfeito, cheio de trejeitos emocionais e se entregou do começo ao fim para todas as cenas que precisaram dele. Agora voltando para os atores com cachês bem maiores que o cachorrinho, Mark Wahlberg já virou queridinho do diretor fazendo dois filmes seguidos com ele, e aqui seu Michael é imponente, explosivo, mas também emocional e íntegro ao ponto de se conectar bem com o cachorro, mesmo sendo alérgico na vida real, se entregando com muitas dinâmicas e bons trejeitos também, claro que do seu jeitão que já estamos acostumados a ver. Simu Liu entregou seu Leo como aqueles famosos competidores influencers, que levam mil celulares, câmeras e tudo mais para documentar suas práticas esportivas, mas que se entregou também às suas cenas mais fortes e dramatizadas junto do protagonista, mesmo tendo liberdade para alguns atos mais cheios de gracejos. Ainda tivemos mais bons atos intensos com Nathalie Emmanuel com a jovem Olivia, e Ali Suliman colocando seu Chik como um corajoso corredor sênior, além de algumas cenas mais distantes de Juliet Rylance como a esposa do protagonista Helen.

Visualmente a trama teve bons momentos no meio de uma corrida de aventura, com cenas na floresta, em praias, rios, brejos, chuva, lama, tirolesas, escaladas, bicicletas descendo rodovias e tudo mais que fosse possível colocar no estilo, mostrando o quão pouco os competidores dormem nesse tipo de maratona, o que podem usar, seus atalhos, navegações e tudo mais, sendo simples e direto, fazendo com que os atores e seus dublês sofressem no meio do caos, não sendo nada falso, e mostrando que a equipe de arte arrumou a locação, então o restante que lutasse.

Enfim, é um filme simples, que mostra a corrida e seus desafios, e claro toda a amizade que o cachorrinho fez com a equipe virando o quinto membro dela, sendo destaque nas matérias jornalísticas e emocionando a todos, então fica a dica para todos conferirem algo leve e bem gostoso na tela do cinema. E é isso meus amigos, eu fico por aqui hoje, mas ainda tenho muitos filmes para conferir nesse final de semana, então volto logo mais com outras boas dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...